Evento reuniu cerca de 5 mil pessoas na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro
O “Mês da Asa” foi celebrado com a participação da população carioca na manhã do último dia 20 de outubro. A Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) e o Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) realizaram mais uma edição da Corrida Santos Dumont, dessa vez na Praia de Copacabana, um dos maiores pontos turísticos da cidade. Cerca de 5 mil pessoas se inscreveram para a corrida com percurso de 5 quilômetros ou na caminhada de três quilômetros.
Os participantes receberam um kit, que continha mochila, medalha e camisa personalizadas. Foram também premiados com troféus os três primeiros colocados de cada modalidade, considerando idade e percurso. Este ano, foi incluída a premiação dos veteranos, que agraciou os corredores com mais de 80 anos.
O Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Helmer Barbosa Gilberto, participou da corrida e comemorou o sucesso do evento. “No mês de outubro, realizamos uma série de atividades para homenagear o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Esse é um evento muito especial, porque conta com a participação da sociedade do Rio de Janeiro, tanto daqueles que participam ativamente da corrida e da caminhada, como também dos moradores do bairro e de pessoas que vão ao local para assistir seus familiares. Uma forma de aproximar essas pessoas dos nossos militares e dos atletas da CDA”, afirmou.
A organização do evento é realizada pela CDA, com o apoio de diversas Organizações Militares e de órgãos públicos da Prefeitura do Rio de Janeiro, para garantir a organização do trânsito, a segurança e a saúde dos competidores.
“Apesar da chuva, a corrida foi um sucesso. O evento é uma maneira de integrar a sociedade civil com os militares, através da promoção e da manutenção da saúde, por meio do esporte”, afirmou o Chefe da Divisão de Desporto Militar da CDA, Tenente-Coronel Aviador Fabio José da Silva Queiroz.
Mês da Asa
O Mês da Asa é celebrado em virtude do dia 23 de outubro, instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com o 14-bis, o mais pesado que o ar.
Assessoria de Comunicação Social do III COMAR
Texto: Tenente Jornalista Fernanda Pereira
Fotos: CDA
Redes Sociais