Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Fé que alça voo: 87ª Missa do Aviador reúne comunidade aeronáutica no Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página

Foto 40 1 1

Na manhã desta quarta-feira (02/10), a Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, no Centro do Rio de Janeiro, foi palco da 87ª Missa de Abertura do Mês da Asa. Evento que celebra a devoção a Nossa Senhora do Loreto, padroeira dos aviadores, em homenagem ao Dia do Aviador, a cerimônia reuniu cerca de 350 pessoas e foi promovida pelo Terceiro Comando Aéreo Regional (COMAR III), por meio da Base Aérea dos Afonsos, em parceria com a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

A missa foi celebrada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que, em 2024, comemora 50 anos de ordenação sacerdotal. Durante a celebração, Dom Orani descreveu a missa como uma "eucaristia de ação de graças", destacando a importância do evento para a comunidade aeronáutica e para a FAB. Ele reforçou a importância da fé para os aviadores, que confiam na proteção divina em suas missões, e destacou o evento como um símbolo da união e gratidão entre os profissionais da aviação e seus familiares.

"Desejamos que essas comemorações, neste mês de outubro, possam incrementar ainda mais a alegria de poder servir à pátria, servir às pessoas e, cada vez mais, dar graças a Deus por esta tão nobre missão. Nossa Senhora do Loreto, Maria, nossa mãe, estará sempre intercedendo por todos nós nessa belíssima jornada", disse Dom Orani.

Foto 33

Marcada pela espiritualidade e pela união da comunidade aeronáutica, a cerimônia contou com a presença de autoridades, entre elas o diretor-geral e o vice-diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi e Major-Brigadeiro do Ar Sergio Rodrigues Pereira Bastos Junior, respectivamente, além do comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos.

O Tenente-Brigadeiro Barbacovi relembrou o jubileu sacerdotal e a parceria do arcebispo com a FAB na ocasião da Jornada Mundial da Juventude de 2013 no Rio de Janeiro. “Cinquenta anos de serviço não são apenas uma marca no tempo, mas uma trajetória de dedicação, fé e amor inabalável ao nosso Jesus Cristo. Nesse caminho notável, destaco, entre tantos feitos, a Jornada Mundial da Juventude no Brasil. Através de suas ações e sua forte determinação, o Rio de Janeiro abriu os braços para receber este evento em 2013. O momento foi de enorme significado para a Força Aérea Brasileira, pois a coordenação e o controle do espaço aéreo durante a JMJ estavam sob nossa responsabilidade.”

Foto 36 1

A tradição da Missa de Abertura do Mês da Asa remonta a 1935, quando a primeira celebração foi organizada pela sociedade civil. Em 1951, a "Semana da Asa" foi oficializada pelo governo e, em 1970, a missa passou a integrar o Mês da Asa, tornando-se parte do calendário oficial da FAB.

Foto 08

Nossa Senhora do Loreto é venerada como protetora dos aviadores devido à lenda de que a casa da Sagrada Família, em Nazaré, foi milagrosamente transportada pelos ares para Loreto, na Itália, pelos anjos. Em 1920, o Papa Bento XV a proclamou oficialmente como a Padroeira Universal da Aviação.

Texto: Daniel Marinho
Fotos: Marcelo Alves

Fim do conteúdo da página