Evento também homenageou os 80 anos da Força Expedicionária Brasileira
O Desfile Cívico-Militar realizado neste dia 7 de setembro, no centro da cidade do Rio de Janeiro, em homenagem aos 202 anos da Independência do Brasil, contou com a participação de cerca de 7 mil pessoas, dentre as quais mais de 800 militares da Força Aérea Brasileira. Este ano, o evento, com grande participação do público, também celebrou os 80 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), apresentando um módulo específico com trajes e veículos históricos.
A tropa da FAB foi composta pelos grupamentos de estandartes de suas organizações militares, de honras militares, de Aeronavegantes, de Especialistas da Aeronáutica, de Guarda e Defesa e pelo grupamento feminino. A Força Aérea também contribuiu para o módulo FEB, representando a atuação da tripulação que desembarcou na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.
Uma maquete da aeronave P-47 foi montada pelo Museu Aeroespacial (MUSAL), da FAB, na entrada da tribuna dos convidados, em frente ao Comando Militar do Leste. Trata-se de um avião para um tripulante, destinado ao combate aéreo e ataque ao solo, que foi utilizado na Segunda Guerra Mundial. Os “Thunderbolts” voaram mais de meio milhão de missões de guerra.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além de comandantes, chefes e diretores de Organizações Militares. Dentre os presentes, estiveram o comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Cláudio Henrique Mello de Almeida; o comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Eduardo Tavares Martins.
Representando a Força Aérea, alguns dos presentes foram o vice-diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Major-Brigadeiro do Ar Sergio Rodrigues Pereira Bastos Junior; o comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos; e o Diretor de Administração do Pessoal (DIRAP), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão.
“Estar no Dia da Independência com as três Forças Armadas é uma oportunidade única de integração e de apresentar a interoperabilidade das Forças. É também o momento que é possível praticar os valores militares, em especial o patriotismo”, afirmou o Major-Brigadeiro Magarão.
Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial
Texto: Tenente Fernanda Pereira
Fotos: S2 Shuback e S2 Chaves
Redes Sociais