Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Cônsul-Geral britânico no Rio de Janeiro visita III COMAR e CGNA
Início do conteúdo da página

No encontro, foram discutidos temas como a inserção de novas tecnologias no espaço aéreo e a realização do G20 em novembro

IMG 6123

O Cônsul-Geral do Reino Unido no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani, visitou, no ultimo dia 30/07, as dependências do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), algumas das principais unidades do Comando da Aeronáutica localizadas no estado. O responsável pelo trabalho diplomático britânico no setor da aviação discutiu temas como novas tecnologias como os EVTOLs e a preparação para grandes eventos no país, como a Reunião do G20, que ocorrerá em novembro. 

A comitiva foi formada também pela Cônsul-Geral Adjunta, Helena Crowther, e pela Analista Comercial de Defesa e Segurança, Priscilla Capella. Os visitantes foram recebidos pelo Comandante do III COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos, que realizou uma apresentação sobre a missão da Força Aérea Brasileira e as principais operações realizadas em prol da Defesa Aérea e ao atendimento à população. 

“O objetivo foi fazer o estreitamento dos laços institucionais entre a FAB e o consulado do Reino Unido aqui no Rio de Janeiro, de forma a propiciar oportunidades de intercâmbio entre os setores dos dois países que tratam de aviação. Também foram feitas conversas sobre a evolução do controle do espaço aéreo, sobre os veículos que serão usados em breve e como eles serão inseridos de forma segura à nossa realidade”, explicou o Oficial-General. 

Em seguida, os representantes britânicos conheceram o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao DECEA e responsável pelo gerenciamento do tráfego no espaço aéreo brasileiro. As instalações e sistemas foram apresentadas pelo Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, e pelo Comandante do CGNA, Marcelo Franklin Rodrigues.IMG 6192

O Cônsul-Geral destacou os benefícios deste intercâmbio entre as instituições. “Todas as instituições de países abertos e democráticos, como o Brasil e o Reino Unido, têm algo a ensinar e algo a aprender. Essa troca de experiência é importante, especialmente em um mundo que está mudando tanto, em que temos novas ameaças, novos desafios e, também, novas oportunidades”, afirmou Anjoum Noorani. 

IMG 6200

Assessoria de Comunicação Social do III COMAR

Texto: Tenente Fernanda Pereira

Fotos: Luiz Eduardo Perez

Fim do conteúdo da página