No encontro, foram discutidos temas como a inserção de novas tecnologias no espaço aéreo e a realização do G20 em novembro
O Cônsul-Geral do Reino Unido no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani, visitou, no ultimo dia 30/07, as dependências do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), algumas das principais unidades do Comando da Aeronáutica localizadas no estado. O responsável pelo trabalho diplomático britânico no setor da aviação discutiu temas como novas tecnologias como os EVTOLs e a preparação para grandes eventos no país, como a Reunião do G20, que ocorrerá em novembro.
A comitiva foi formada também pela Cônsul-Geral Adjunta, Helena Crowther, e pela Analista Comercial de Defesa e Segurança, Priscilla Capella. Os visitantes foram recebidos pelo Comandante do III COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos, que realizou uma apresentação sobre a missão da Força Aérea Brasileira e as principais operações realizadas em prol da Defesa Aérea e ao atendimento à população.
“O objetivo foi fazer o estreitamento dos laços institucionais entre a FAB e o consulado do Reino Unido aqui no Rio de Janeiro, de forma a propiciar oportunidades de intercâmbio entre os setores dos dois países que tratam de aviação. Também foram feitas conversas sobre a evolução do controle do espaço aéreo, sobre os veículos que serão usados em breve e como eles serão inseridos de forma segura à nossa realidade”, explicou o Oficial-General.
Em seguida, os representantes britânicos conheceram o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao DECEA e responsável pelo gerenciamento do tráfego no espaço aéreo brasileiro. As instalações e sistemas foram apresentadas pelo Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, e pelo Comandante do CGNA, Marcelo Franklin Rodrigues.
O Cônsul-Geral destacou os benefícios deste intercâmbio entre as instituições. “Todas as instituições de países abertos e democráticos, como o Brasil e o Reino Unido, têm algo a ensinar e algo a aprender. Essa troca de experiência é importante, especialmente em um mundo que está mudando tanto, em que temos novas ameaças, novos desafios e, também, novas oportunidades”, afirmou Anjoum Noorani.
Assessoria de Comunicação Social do III COMAR
Texto: Tenente Fernanda Pereira
Fotos: Luiz Eduardo Perez
Redes Sociais