Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Aeronave KC-30 da FAB transporta toneladas de donativos do Rio de Janeiro para o Rio Grande do Sul
Início do conteúdo da página

A Base Aérea do Galeão já arrecadou, desde o início da semana, mais de mil toneladas de roupas e alimentos

 

Decolagem kc 30 10 05 Ten Fernanda 4

 

Data: 10/05/2024

Uma aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira decolou, no início da noite desta sexta-feira (10/05), da Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro, com cerca de 25 toneladas de donativos e 130 militares da Marinha do Brasil, para assistir as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.  A carga, que contém medicamentos, água, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza,  roupas, colchões  e cobertores, tem como destino a cidade de Canoas, onde há um centro de atuação da Operação Taquari II, realizada em conjunto pelas três Forças Armadas. 

A Base Aérea do Galeão está concentrando as doações do estado do Rio desde o início da semana. Até o momento, a unidade já recebeu cerca de 1,2 mil toneladas de donativos. O recorde ocorreu nesta sexta-feira, quando as doações de empresas e da sociedade civil totalizaram 260 tonaeladas.

 "Estamos observando um engajamento muito grande da sociedade. A quantidade recebida está quase que dobrando, dia após dia.  Nosso efetivo está empenhado em receber todos aqueles que estão prestando ajuda, fazendo as doações chegarem em quem precisa", informou o comandante da BAGL, Coronel Fabio Silva. 

O comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos comentou a operação  montada no Rio de Janeiro para apoio à Operação Taquari II. 

“Estamos em contato com as equipes deslocadas em vários pontos do estado do Rio Grande do Sul para entender as principais demandas e priorizar o envio dos itens mais essenciais. O nosso efetivo do Rio de Janeiro está mobilizado, 24 horas por dia, para atuar na recepção e separação do material, além dos carregamentos das aeronaves, para realizarmos as entregas o mais breve possível”, afirmou o Oficial-General. 

Dez toneladas de medicamentos doados para hospitais psiquiátricos

Uma das doações recebidas nesta sexta-feira foi a de dez toneladas de medicamentos para hospitais pediátricos. Os insumos foram entregues por representantes de uma associação civil, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

"Nós recebemos apoio especialmente de alunos de uma universidade de medicina. Além das doações, muitos estão trabalhando como voluntários em atendimentos emergenciais na região", afirmou Davi Sena, um dos representantes da Associação Masili. 

Os donativos estão sendo entregues em lotes, por grupos que se organizaram em empresas ou entre familiares. Aqueles que participam da ação, explicam a satisfação de poder ajudar ao próximo. 

"Eu pedi no grupo da minha família que todos ajudassem como pudessem. Uns doaram roupas, outros doaram a quantidade que podiam em dinheiro. Eu e meu marido compramos em atacado e trouxemos mais de 60 litros de água, alimentos e roupas. Estamos muito sensibilizados com o que está acontecendo no Sul do País e ficamos muito felizes em ajudar", afirmou a assistente administrativa Maria Angélica de Souza. 

 

Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial do III COMAR

Texto: Ten Fernanda Pereira

Fotos, vídeos e edição: Ten Fernanda Pereira

Asssita aqui ao vídeo da matéria.

 

 

 

Fim do conteúdo da página