Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > PÁSCOA DOS MILITARES É CELEBRADA COM CERIMÔNIAS CATÓLICA E EVANGÉLICA NO RIO DE JANEIRO
Início do conteúdo da página

Tradição homenageia combatentes brasileiros da Segunda Guerra e resgata valores religiosos e culturais

04 Pascoa dos militares 01

A Páscoa dos Militares foi celebrada, na manhã do último dia 24/04, com cerimônias católica e evangélica, realizadas na cidade do Rio de Janeiro, pela Marinha do Brasil, em parceria com a Força Aérea Brasileira e com o Exército Brasileiro. As solenidades contaram com a presença de centenas de militares, dentre eles, Oficiais-Generais, comandantes, chefes e diretores das três Forças Armadas. O Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani Tempesta, ministrou a missa na Catedral Metropolitana do município. A cerimônia foi presidida pelo comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo, e contou com a presença do comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos.

06 Bispo

O Vice-Almirante Lobo explicou a origem da tradição da Páscoa dos Militares. “Nossos valorosos combatentes, depois de passarem pelas dificuldades da Segunda Grande Guerra, haviam também perdido os ritos e as comemorações da Páscoa. A Igreja, sensibilizada, concedeu especial autorização para que fossem realizadas celebrações pascoais fora do calendário católico, como forma de estabelecer a reunião daquelas famílias em Cristo. A renúncia e as privações da vida militar, naturalmente, despertam a espiritualidade. A Igreja exerce um papel fundamental, ligando o espírito dos militares a Deus e proporcionando apoio psicológico”, afirmou. Para o Major-Brigadeiro Rodrigo, a realização anual desta celebração é uma homenagem permanente aos combatentes brasileiros e às suas famílias. “Essa tradição enaltece os militares que serviram corajosamente à nação e permite que os efetivos das três forças celebrem suas crenças, o que tem grande valor emocional, religioso e cultural”, afirmou.

05 Pascoa dos militares 02

O culto evangélico foi realizado na Catedral Presbiteriana da cidade. A cerimônia foi presidida pelo Capelão Naval Rogério Miranda e ministrada pelo Capelão Naval Israel Thiago Trota. A FAB foi representada pelo Major-Brigadeiro Intendente Marcelo Brasil Carvalho da Fonseca.

         01 EV 02 EV 03 EV

 

Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial do III COMAR

Texto: Ten Fernanda Pereira

Fotos: S1 Oliveira Freita, S1 Matheus Souza, S2 Chaves e Marinha do Brasil.

Fim do conteúdo da página