Pelotão de Motociclistas da Aeronáutica atuou na segurança do vice-chanceler chinês
A Força Aérea Brasileira (FAB) participou, por meio do Grupo de Segurança e Defesa do Rio de Janeiro (GSD-RJ), do serviço de escolta das autoridades participantes da primeira Reunião de Ministros de Relações Exteriores do G20. O encontro, realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, contou com a presença dos chanceleres e de representantes das maiores economias do mundo.
A operação, em conjunto com a Marinha do Brasil (MB) e com o Exército Brasileiro (EB), foi coordenada pelo Ministro das Relações Exteriores (MRE) e pelo Ministério da Defesa (MD).
“O Pelotão de Motociclistas da Aeronáutica atuou na escolta do vice-chanceler da China, senhor Ma Zhaoxu, e prestou importante contribuição para a logística de deslocamento e para a segurança das autoridades durante este evento internacional, sediado este ano pelo nosso país”, relatou o Chefe do Pelotão de Motociclistas, Primeiro-Tenente Gilberto Gonçalves Júnior.
O Brasil assumiu, em 1º de dezembro de 2023, a presidência rotativa do G20, que se estenderá até 30 de novembro. A Cúpula de Chefes de Estado e de Governo ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro em território nacional. O Grupo dos 20 (G20) foi criado para ampliar a coordenação no enfrentamento de crises financeiras com impactos globais.
Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial do III COMAR
Texto: Tenente Fernanda Pereira
Fotos: GDS-RJ
Editoração: S2 Chaves
Redes Sociais