Major-Brigadeiro Madureira transferiu o cargo ao Major-Brigadeiro Rodrigo em cerimônia militar no Complexo Santos Dumont
O Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) tem novo comandante. O cargo foi transferido, na última sexta-feira (03/02), do Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior para o Major-Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos. A cerimônia militar realizada no Complexo Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foi presidida pelo comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, e contou com a presença de diversas autoridades militares e civis.
Em discurso à tropa, o Major-Brigadeiro Madureira destacou a busca pela excelência, desde a reativação do III COMAR, em 2020, nas atividades de governança e de relações institucionais. “Busquei, junto a minha equipe, aprimorar os processos e traçar uma estratégica que possibilitasse um novo ciclo de evolução, algo imprescindível para as organizações. Atualizamos as normas, estabelecendo de forma clara, os níveis de autoridade e responsabilidade de cada um, tanto nas relações da estrutura hierárquica como da estrutura sistêmica, com os diversos elos com os quais o COMAR se relaciona”, afirmou o ex-comandante da unidade.
O Tenente-Brigadeiro Farcic fez um breve resumo da história da Organização Militar, criada em outubro de 1941, e destacou a sua relevância para a Força Aérea Brasileira, por realizar missão peculiar, em território com grandes concentrações urbanas e altas densidades populacionais. O Oficial-General também parabenizou o ex-comandante pelo trabalho executado nos últimos dois anos.
“O Major-Brigadeiro Madureira é um Oficial-General de notável experiência nos campos operacional, logístico e administrativo. Sua visão centrada e sua permanente preocupação com o bem-estar da tropa proporcionaram melhorias em todos os níveis sob sua subordinação”, afirmou o comandante de Preparo, relembrando alguns dos feitos de sua gestão, como a coordenação das atividades durante a 13ª edição da feira LAAD Defence & Security, a comemoração dos 40 anos do ingresso das mulheres na FAB e o Sesquicentenário de Santos Dumont.
O Tenente-Brigadeiro Farcic também desejou sucesso ao próximo comandante. “O Major-Brigadeiro Rodrigo é um militar com destacada competência. O Comando de Preparo tem plena certeza de que suas incontestáveis qualidades darão continuidade à relevante missão do III COMAR. Sua vasta experiência e sua reconhecida capacidade intelectual trarão êxito a esse novo desafio profissional”, afirmou.
O Major-Brigadeiro Rodrigo ingressou na FAB em fevereiro de 1984 e foi promovido ao atual posto em 31 de março de 2022. Possui todos os cursos acadêmicos e operacionais de carreira e ocupou relevantes cargos, como o de chefe da Segunda Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), de diretor do Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG) e de chefe de Estado-Maior do Comando Geral de Apoio da Aeronáutica (COMGAP), este último que será agora ocupado pelo Major-Brigadeiro Madureira.
O descerramento da foto do Major-Brigadeiro Madureira na galeria de ex-comandantes ocorreu no salão nobre do III COMAR na manhã do dia 02/02.
Assessoria de Comunicação Social do III COMAR
Texto: Tenente Fernanda
Fotos: S2 Chaves
Revisão: Capitão Rodrigues
Redes Sociais