Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Igreja da Candelária recebe missa pelo Mês Da Asa
Início do conteúdo da página

1

 

A 86ª Missa de Abertura da Mês da Asa, alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, foi realizada, na manhã desta quarta-feira (04/10), na Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, no Centro do Rio de Janeiro. Cerca de 300 militares participaram da celebração, realizada pelo Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), por meio da Base Aérea dos Afonsos (BAAF), e pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

A cerimônia, que contou com a presença de diversos comandantes, chefes e diretores de organizações militares, foi presidida pelo comandante do III Comar, Major-Brigadeiro do Ar Jose Madureira Junior. A eucaristia foi celebrada pelo Bispo Auxiliar Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

A edição deste ano também homenageou São Francisco de Assis, Patrono da Ecologia, e lembrou o Sesquicentenário do nascimento de Alberto Santos Dumont, celebrado em 20 julho de 2023. O Bispo Catelan leu uma mensagem de agradecimento ao célebre brasileiro por seu legado para o país e para o mundo.

“Hoje a humanidade agradece a Alberto Santos Dumont pela inestimável contribuição dos seus feitos para o mundo moderno, os quais somente se tornaram possíveis em virtude da obstinação desse notório brasileiro, que sempre se manteve fiel em sua crença de que um dia o homem haveria de voar”, declarou o celebrante.

 

2

 

O Major-Brigadeiro Madureira destacou o trabalho de apoio da Força Aérea Brasileira às comunidades mais remotas do território nacional.    

“Esta é uma oportunidade de agradecermos a Deus por estar sempre abençoando os homens e as mulheres da Força Aérea Brasileira. A nossa missão é defender, mas também integrar o território brasileiro. A FAB faz um trabalho missionário em todo o Brasil, principalmente em locais de mais difícil acesso, muitas vezes levando suprimentos essenciais para as populações necessitadas. A nossa Força é, assim como São Francisco de Assis, um instrumento de paz”, afirmou.

 

3

 

A tradicional missa, que reverencia Nossa Senhora do Loreto, Padroeira dos Aviadores, foi realizada pela primeira vez pela sociedade civil, em 1935. A partir de 1951, a organização da recém-criada “Semana da Asa” ficou a cargo do poder público. Em 1970, a celebração passou a integrar o Mês da Asa, que é parte do calendário oficial da Força Aérea Brasileira. Em função da tradição histórica, a celebração realizada no início do mês de outubro continua sendo chamada de Missa de abertura da “Semana da Asa”.  

A solenidade foi encerrada com o canto do Hino dos Aviadores, entoado por todos os presentes e pelo coral Arautos do Evangelho, com apoio da Banda da Base Aérea do Galeão (BAGL). A próxima celebração católica ocorrerá no Santuário de Nossa Senhora do Loreto, em Jacarepaguá, no dia 15 de outubro. Um culto evangélico também será realizado para o efetivo no dia 19 de outubro, na Catedral Metodista do Rio de Janeiro, no Catete.

 

4

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social do III COMAR

Texto: Tenente Fernanda Pereira

Fotos: S2 Chaves

Fim do conteúdo da página