Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > COMAR III realiza cerimônia de formatura de nomeação ao Primeiro Posto do Oficialato
Início do conteúdo da página

O Terceiro Comando Aéreo Regional (COMAR III) realizou, nesta quarta-feira (31/08), a cerimônia alusiva ao compromisso dos militares nomeados ao Primeiro Posto do Oficialato. 

02

O Vice-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Major-Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto, presidiu o evento, acompanhado do Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, sendo recebido pelo Comandante do COMAR III e da Guarnição de Aeronáutica do Rio de Janeiro (GUARNAE-RJ), Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Júnior.

A solenidade contou também com a presença do Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro do Ar Sergio Barros de Oliveira; do Chefe do Subdepartamento de Administração (SDAD) do DECEA, Brigadeiro do Ar Andre Gustavo Fernandes Peçanha; do Subdiretor de Divulgação do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Roberto Ferreira Pitrez; dos Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares; do Graduado-Master da GUARNAE-RJ, Suboficial QSS SAD Olavo José de Oliveira Guerreiro; além dos familiares dos formandos.

01

Durante seu discurso, o Major-Brigadeiro Madureira ressaltou a honra em participar da cerimônia de compromisso à Bandeira Nacional e a relevância da escolha da carreira militar: “O compromisso com a Pátria que ora assumem voluntariamente representa um instinto de dedicação e abnegação pessoal que devem guiar diariamente os serviços prestados à Força Aérea e nosso amado Brasil. Estejam preparados, dediquem-se e busquem sempre dar o melhor de si”, pontuou o Comandante do COMAR III.

Em suas palavras, o Major-Brigadeiro Bonotto parabenizou os formandos pela conquista e destacou a importância de vencer os desafios. “Para cada um dos Senhores recém-promovidos ao Primeiro Posto, o dia de hoje representa um importante marco alcançado, que concede destaque para o início de uma longa trajetória de dedicação, comprometimento e amor à Pátria. Desempenhem todas as suas atribuições com disciplina, abnegação e afinco, pois essas características servirão como alicerce para que atinjam todos os seus objetivos”, declarou o Vice-Diretor do DECEA.

Para a Aspirante Paula de Lima Lopes ser militar é um dos maiores desafios da sua vida. “Ser Tenente, Assistente Social, da Força Aérea Brasileira significa me reinventar enquanto pessoa e profissional, sobretudo, contribuir tanto com a promoção da qualidade de vida dos militares e seus dependentes, como também, para a ampliação da produção de conhecimento e da prática profissional do Serviço Social”, destacou.

03

A Aspirante Dayane Alves Barboza externou sua alegria e orgulho por ingressar na carreira militar e ser nomeada ao Primeiro Posto do Oficialato. “Servir a FAB é a realização de um sonho de infância. Sempre tive admiração pela Força e pelos seus princípios, como a ordem, a hierarquia e a disciplina. Gratidão é a palavra que expressa o meu coração. Orgulho de servir ao meu País”, afirmou.

Formação

Foram promovidos 74 Aspirantes ao Primeiro Posto do Oficialato, das Turmas Adelphi e Carcará, de diversas especialidades. Ao prestarem compromisso à Bandeira Nacional, os militares prometeram cumprir os deveres de Oficial da Aeronáutica e dedicar-se inteiramente ao serviço da Pátria.

Os aspirantes da Turma Adelphi foram incorporados à FAB em novembro de 2021 e da Turma Carcará em fevereiro de 2022. Durante o período de formação, os militares tiveram aulas práticas e teóricas, como legislação militar, ordem unida, treinamento físico-militar e instrução de tiro.

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Reportagem: Denise Fontes (RJ 25254 JP)

Fotos: Luiz Eduardo Perez ( RJ 201930 RF)

Editoração: S2 S.Rodrigues

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página