Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Aniversário de Santos-Dumont é comemorado no Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página

Cerimônia militar também contou com a imposição da medalha “Mérito Santos-Dumont”

1

O 149º aniversário de Alberto Santos-Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira, foi comemorado na manhã desta sexta-feira (22/07), nas dependências da Base Aérea do Galeão (BAGL), com uma cerimônia militar. A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, e marcou a imposição da medalha “Mérito Santos-Dumont” e o hasteamento da insígnia de Marechal do Ar.

2

Estiveram presentes no evento Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica; comandantes, chefes e diretores das organizações militares; além de outras autoridades. Também participaram da solenidade os agraciados, familiares e demais convidados, reunindo cerca de 300 pessoas no local.

No ano em que se comemora o Bicentenário da Independência do Brasil, é ainda mais importante exaltar o legado deixado por Santos-Dumont. Com isso, em tributo ao Pai da Aviação, a insígnia de Marechal do Ar foi hasteada pelo Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica do Galeão, Suboficial Edmar Brum da Camara, no mastro da unidade.

3

Dando sequência às homenagens, foi realizada a leitura da Ordem do Dia alusiva ao 149º aniversário de nascimento de Santos-Dumont, assinada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. O texto apresentou a história de vida do Patrono da Aeronáutica ressaltando suas grandes invenções e, sem poder deixar de destacar, a sua maior conquista no dia 23 de outubro de 1906: ter sido o primeiro homem a voar por meios próprios, em um artefato mais pesado que o ar, o lendário 14-BIS.

Todos os presentes foram convidados a cantar o Hino dos Aviadores. Em seguida, os 105 agraciados se posicionaram em seus respectivos lugares para receberem, das mãos dos Paraninfos, a Medalha Mérito Santos-Dumont.

9

Reconhecimento

Instituída em 1956, a “Medalha Mérito Santos-Dumont” é concedida a militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que se destacaram no exercício de sua profissão, a militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras que tenham se tornado credores de homenagens especiais da FAB e aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica.

A imposição da medalha foi marcada pelo sobrevoo das aeronaves C-130 Hércules, C-97 Brasília e C-95 Bandeirante. Ao conferir a “Medalha Mérito Santos-Dumont”, o Comando da Aeronáutica destaca, em cada agraciado, um profissional perfeitamente identificado com os ideais da Aviação Brasileira.

7

Para o Major Aviador Bruno Antunes Ramos, militar do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), é um privilégio receber esse reconhecimento numa data tão especial para a FAB. “Receber a medalha com o nome do nosso Patrono, justamente na semana do seu aniversário, é algo que vou levar para minha carreira. Tenho certeza que o dia de hoje foi inesquecível para todos os agraciados”, declarou o Oficial.

A cerimônia foi encerrada com o desfile da tropa, composta por militares do Grupo de Segurança e Defesa do Rio de Janeiro, dos Grupamentos da Guarnição de Aeronáutica do Rio de Janeiro, Afonsos, Santa Cruz e do Grupamento da Base Aérea do Galeão.

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação do DECEA

Reportagem: Asp Jor Raphaela Valiñas Martorano

Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista (RJ 201930 RF)

Editoração: S2 S.Rodrigues

Fim do conteúdo da página