O Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (COMAR III) e da Guarnição de Aeronáutica do Rio de Janeiro (GUARNAE-RJ) comentou sobre a importância do público conhecer o trabalho constante do DECEA
O Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (COMAR III) e da Guarnição de Aeronáutica do Rio de Janeiro (GUARNAE-RJ), Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Júnior, visitou na tarde de terça-feira (28/06), a Exposição DECEA 80 anos no Aeroporto Santos Dumont. A mostra que conta a história do Departamento de Controle do Espaço Aéreo esteve disponível para o público de forma gratuita, no saguão principal do aeroporto entre os dias 27/06 e 01/07.

O Oficial-General assistiu à animação que explicava aos visitantes como os controladores, subordinados ao DECEA, atuam em cada fase o voo, desde o pouso até a decolagem. O Oficial também observou a console (equipamento que reúne as informações para controle do tráfego aéreo) que foi utilizada de 1986 até o ano 2000.
“A exposição vai permitir que os nossos usuários, os passageiros que diariamente embarcam e desembarcam no Aeroporto Santos Dumont, entendam a proporção da estrutura de controle que está por trás daquele voo seguro, que proporciona a tranquilidade para que escutem suas músicas, vejam filmes e façam as suas leituras enquanto a aeronave está no ar, aproveitando o voo sem maiores preocupações. Tudo isso se deve ao que está sendo contado aqui, neste espaço planejado para apresentar a história e os sistemas sofisticados e modernos do DECEA. A Força Aérea Brasileira e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo certamente ganham muito com essa iniciativa." declarou o Major-Brigadeiro Madureira durante a visita.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Fernanda Pereira - Asp Jor
Foto: Fábio Maciel
Redes Sociais