Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Medalha Mérito Desportivo é entregue a militares da FAB
Início do conteúdo da página

Solenidade

MMDM

Evento foi presidido pelo Presidente da República

A cerimônia de imposição da Medalha Mérito Desportivo Militar, presidida pelo Presidente da República Jair Messias Bolsonaro ocorreu no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no Rio de Janeiro, onde foi concedida a comenda a 172 personalidades civis e militares, dentre eles, 42 da Força Aérea Brasileira (FAB).

Estiveram presentes na cerimônia o Ministro de Estado da Defesa, Walter Souza Braga Neto, o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Jorge Armando Nery Soares, dentre outras autoridades civis e militares das três forças e atletas medalhistas da Olimpíada de Tókio 2020/21.

Na ocasião, o Comandante do III COMAR, Major Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de  Medeiros representou o Comandante da Aeronáutica e ressaltou a amplitude da condecoração: “a medalha é um reconhecimento na área desportiva e valoriza tanto os atletas, quanto as personalidades envolvidas com o esporte nacional”

A cerimônia marcou ainda os 65 anos da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), comissão permanente que integra o Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa. Por meio das Comissões de Desporto da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, a CDMB gerencia o Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento , em apoio aos atletas brasileiros. Criado em 2008, em parceria com o então Ministério do Esporte, hoje Ministério da Cidadania, para fortalecer a equipe militar brasileira em eventos esportivos de alto nível, o PAAR  atualmente é formado por 551 militares atletas em 30 modalidades. 

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, o Brasil contou com mais de 30% de atletas militares, com 92 atletas que pertencem ao Programa de Alto Rendimento (PAAR) do Ministério da Defesa, sendo  44 da Marinha, 26 do Exército e 22 da Aeronáutica. Juntos esses atletas conquistaram 38% das medalhas do Brasil.

Medalha Mérito Desportivo

A Medalha Mérito Desportivo foi criada pelo Decreto nº 5.958, de 7 de novembro de 2006, com o objetivo de agraciar os militares das Forças Armadas brasileiras, os civis brasileiros, os policiais militares e os bombeiros militares brasileiros, que tenham se destacado em competições desportivas nacionais e internacionais. Além dos militares e civis brasileiros e estrangeiros, organizações militares e instituições civis nacionais e estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços ao desporto militar do país ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais.

 

Texto: 2T JOR Érika

Revisão: Cap AV Coelho

Imagem: CDA

Editoração: CB SAD Campos

Fim do conteúdo da página