Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Comando Aéreo Leste homenageia mulheres do efetivo
Início do conteúdo da página

Mesa redonda tem participação da Oficial-General, Brigadeiro Carla Lyrio

PHOTO 2021 03 10 14 51 55

 

No dia 8 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Comando Aéreo Leste (III COMAR), realizou uma homenagem às mulheres do efetivo e às conquistas femininas na Força Aérea Brasileira (FAB). A homenagem teve participação da Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins, Diretora do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), que explanou sobre a sua trajetória na FAB e a importância das mulheres nas Forças Armadas.

O evento faz parte de uma ação institucional encampada pelo CECOMSAER para valorizar a atuação feminina na Força Aérea Brasileira (FAB) por meio da conscientização junto ao efetivo, lembrando dos avanços femininos ocorridos ao longo dos anos, sobretudo, em 2020.

Em novembro do ano passado, a Força Aérea registrou mais um marco histórico ao promover, pela primeira vez em seus 80 anos, uma mulher ao posto de Oficial-General, a Brigadeiro Médica Carla Lyrio (leia mais sobre sua trajetória). Tendo ingressado na FAB em 1990 foi também a primeira mulher a dirigir uma Organização Militar – o Hospital Central da Aeronáutica (HCA) – onde atua até hoje.

Durante o encontro, a Brigadeiro explanou sobre a valorização feminina, o novo posto e os desafios a serem enfrentados, encorajando as militares presentes a seguirem seus sonhos e projetos e ressaltou que o preparo profissional é essencial para o alcance das metas não só pessoais, mas profissionais. “É preciso buscar capacitação para nos especializar, adquirir novos conhecimentos, pois isso nos ajuda a ter mais coragem para enfrentar os desafios e passamos a enxergá-los como novos ciclos, novas oportunidades para alcançarmos os nossos objetivos”, complementou.

Foi um momento de ricas trocas de experiência entre o efetivo feminino e a Brigadeiro Carla Lyrio por meio de seus apontamentos sobre a sua trajetória militar, o conciliamento da família e do trabalho na FAB, dentre outros assuntos que surgiram durante a conversa.

Ao final da explanação, a Brigadeiro Carla Lyrio recebeu do Subcomandante do III COMAR, Coronel Filipe Fernandes, os agradecimentos em nome do efetivo e uma lembrança pela sua participação no evento.


Outras conquistas  no meio militar

Outra conquista ocorrida há mais de 14 anos, mas que reforça o progresso feminino, foi a promoção da juíza Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha à Justiça Militar da União. Após mais de 200 anos de história, a presidência do STM foi assumida por uma mulher. Ela também contribuiu para a consolidação da cartilha Conhecendo a Proteção Jurídica à Mulher Militar, lançada no ano passado.

Já na FAB, a presença feminina foi efetivada na década de 80, mas a sua participação no meio militar já era notória no teatro de operações como integrantes do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa), ao integrarem o Quadro de Enfermeiras da Reserva da Aeronáutica, na Segunda Guerra Mundial, em julho de 1944.

Desde então, o número de mulheres ingressantes nas Forças Armadas tem aumentado. Atualmente mais de 13.200 mulheres pertenciam ao efetivo da FAB, de acordo com a própria Instituição. Desde pilotos de combate à comandantes de Organização Militar, elas preencheram vagas e ocuparam cargos variados. Com os quadros de serviços temporários, mais mulheres têm ingressado na Força Aérea para compor o seu efetivo, ocupando diversas posições e cargos.

029 IMG 0228

 

Texto: 2T QOCON JOR Erika
Editoração: CB SAD Campos

 

Fim do conteúdo da página