Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Passagem de comando é realizada na BASC
Início do conteúdo da página

IMG 4015

 
Coronel Intendente André passou o comando ao Coronel Aviador Soares

A Base Aérea de Santa Cruz (BASC) foi a primeira OM do âmbito jurisdicional do Comando Aéreo Leste (III COMAR) a realizar a passagem de comando neste ano. No dia 8 de dezembro (sexta-feira), o Coronel Intendente André Gomes de Magalhães transmitiu o cargo de Comandante da BASC ao Coronel Aviador Marco Aurélio Soares Garcia que o substituiu. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Comando Aéreo Leste, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, acompanhado do Comandante da GUARNAE-SC, Coronel Aviador Marcelo da Costa Antunes.

O novo Comandante da BASC, Coronel Soares, é natural de Santana do Livramento (RS), ingressou na FAB em 19 de janeiro de 1995 e havia assumido o último cargo como Chefe da Subcoordenadoria de Planejamento e Orientação Pedagógica da ECEMAR. O Cel Soares regressa a Santa Cruz, onde exerceu o cargo de Comandante do 1º GAVCA (Grupo de Aviação de Caça).

Já o Coronel André, esteve à frente do Grupamento de Apoio de Santa Cruz (GAP-SC) até 2020, quando assumiu o comando da BASC, no processo de reativação da Base, em alinhamento com o Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica (COMAER) – Projeto Piloto (DCA 19-5/2020).

IMG 4024

O Cel André foi também o primeiro Comandante do Quadro de Intendência a comandar a BASC, tendo sido elogiado pelo Major-Brigadeiro Medeiros pela sua atuação à frente da BASC. “Ressalto que o senhor superou os grandes desafios na estruturação dos novos pilares e dos novos conceitos, preservando a história e registrando nela o seu nome. Parabenizo-o pelo trabalho realizado desde os primórdios de sua carreira, pela sua experiência e abnegação. Desejo-lhe sucesso na sua nova comissão e o aguardamos no Comando Aéreo Leste”, frisou o Comandante Medeiros.

A cerimônia foi realizada de forma restrita atendendo aos parâmetros preconizados pelas instituições de saúde, contando apenas com a tropa presente.


Berço da Aviação de Caça

A história da Base Aérea remonta-se à criação do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), subordinado ao 1º RAV (Regimento de Aviação), em 1943, e que, após treinamentos no Panamá e nos EUA, chegaram à Itália em 6 de outubro de 1944. Também neste ano, o então Aeroporto Bartolomeu de Gusmão passou a denominar-se oficialmente Base Aérea de Santa Cruz, apesar de já atender a esta nova finalidade desde janeiro de 1943, pelo Decreto-Lei nº 5198.

 

IMG 3885

IMG 3980

 

 

Texto: 2T QOCON JOR Erika

Fotos: SGT Neubar

Fim do conteúdo da página