Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Slideshow > CIAAR forma 169 novos Oficiais
Início do conteúdo da página

O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou nesta sexta-feira (02/12) a Solenidade Militar de Entrega de Espadas aos novos oficiais da Força Aérea Brasileira, oriundos do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE 2015) – Turma Exodus, do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF 2016) – Turma Olympia, e do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS 2016) – Turma Platinum, ambos voltados para graduados do efetivo da Aeronáutica e civis, respectivamente.

Ao todo, 169 novos oficiais receberam a espada, símbolo do oficialato nas Forças Armadas, e prestaram o compromisso perante a Bandeira Nacional, num ato que simboliza o juramento de bem cumprir os deveres inerentes à carreira do oficial. A cerimônia contou com a presença do Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Rezende de Araujo, que presidiu a solenidade militar.

Os primeiros colocados receberam os Prêmios Honra ao Mérito do Ministério da Defesa e Força Aérea Brasileira que são concedidos aos alunos primeiros colocados nas escolas de formação de oficiais.

O primeiro colocado do CFOE, Segundo Tenente Especialista em Fotografia Bruno Lima de Araújo, ressalta que cursar o CFOE é como atravessar um deserto e que é impossível cruzá-lo sozinho. “Foram dois longos anos e, para não sucumbir ao deserto CFOE, adotamos uma metodologia: retroceder nunca, render-se jamais! Realizar essa travessia só foi possível porque ao meu lado existiam 39 guerreiros que almejavam o mesmo sonho que eu: ser oficial da Força Aérea.", explica o militar.

O Segundo Tenente Especialista Serviços de Manutenção, José Augusto de Jesus Alves, primeiro colocado do EAOF comentou que o curso foi uma das melhores experiências da sua vida de caserna: “No CIAAR eu aprendi realmente o que significa espírito de corpo; e isso foi muito gratificante. A experiência de ser zero um também trouxe a responsabilidade de representar a turma”. E completa: “Isso foi apenas a consequência da dedicação de estudo e esforço, como verificado também em todos companheiros do esquadrão. Já estou com saudades”.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz ROSSATO, enviou palavras motivadoras aos formandos. “De agora em diante, as suas atitudes é que servirão de exemplo a muitos. Desse modo, conduzam suas ações com firmeza, mas com humildade e honestidade de propósitos. Estejam seguros que a profissão militar é sacerdócio, é doação.”

Entrega de espada pelo Ten Brig Araujo


Entrega do prêmio Força Aérea Brasileira


Desfile em continência à Bandeira


O tradicional fora-de-forma


A emoção da conquista

 

Fim do conteúdo da página