O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou nessa sexta-feira (08/04) a Cerimônia Militar de Passagem de Comando da Unidade. A frente do CIAAR desde abril de 2014, o Brigadeiro do Ar Robson Grandelle transmitiu o cargo de comandante ao Brigadeiro do Ar Ivan Moysés Ayupe que, antes, exercia a função de Chefe do Centro de Inteligência da Aeronáutica.
A cerimônia foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica e Comandante-Geral do Pessoal, que, em suas palavras, cumprimentou o Brigadeiro Grandelle pela liderança exercida, pelo desprendimento, pelo profissionalismo, pelo exemplo e pelas inúmeras demonstrações de lealdade e amizade para com todos e para com a Força Aérea. Ao Brigadeiro Ayupe, o Tenente Brigadeiro Bermudez desejou boas-vindas e "muito sucesso nesta jornada que se inicia”.
O Brigadeiro Grandelle ressaltou que os dois últimos anos da sua carreira foram um privilégio inigualável, no qual viveu momentos incríveis no CIAAR.
"A FAB não representou para mim apenas uma carreira; ela se fundiu a minha própria vida. Tudo o que tenho, tudo o que sou e tudo o que vivi está ligado à Força Aérea”, disse ainda o Brigadeiro Grandelle, em gesto de agradecimento à Instituição.
O novo Comandante do CIAAR, Brigadeiro Ayupe, possui mais de 5000 horas de voo em sete tipos diferentes de aeronave. Praça de 1985, exerceu diversas funções na FAB ao longo dos mais de 30 anos. Possui nove condecorações nacionais e uma estrangeira.
O CIAAR
Criado em 1983, o CIAAR forma, atualmente, cerca de 500 oficiais por ano, marca que faz da instituição uma das mais importantes escolas da Força Aérea Brasileira. Nos quadros de carreira, são formados oficiais médicos, dentistas, farmacêuticos e engenheiros que, após 18 semanas de adaptação, ingressam no Quadro de Oficiais da FAB. Também são realizados, no CIAAR, o Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) e o Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE), voltados para suboficiais e sargentos da FAB, aprovados em concurso público, para ingresso no oficialato.
Redes Sociais