Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica forma 167 novos Oficiais
Início do conteúdo da página
 
Em cerimônia realizada no dia 07/12, os novos Oficiais receberam a espada, símbolo do oficialato nas Forças Armadas, e prestaram o compromisso perante à Bandeira Nacional.
 
O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou, na quarta-feira (07/12), a solenidade militar de entrega de espadas a 167 Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), oriundos do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE 2021) – Turma Aion, e do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF 2022) – Turma Ebenézer. Os novos Oficiais receberam a espada, símbolo do oficialato nas Forças Armadas, e prestaram o compromisso perante à Bandeira Nacional, num ato que simboliza o juramento de bem cumprir os deveres inerentes à carreira. A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga, acompanhado do Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper.

O primeiro colocado da Turma Aion, Tenente Especialista em Comunicações Ricardo de Souza Vieira, e o primeiro colocado da Turma Ebenézer, Tenente Especialista da Aeronáutica Luciano Ferreira Alves, receberam das mãos do Comandante do CIAAR o Prêmio Força Aérea Brasileira. Já o Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa foi entregue pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior. Os primeiros colocados receberam, ainda, a Espada das mãos do Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica e do Diretor de Ensino da Aeronáutica.

O primeiro colocado do CFOE 2022 externou o simbolismo do momento. "Sinto-me honrado em fazer parte dessa turma seleta e de ter vivido intensamente cada dia desses dois anos nesse Centro de Instrução. Aqui, homens e mulheres são inspirados a mostrar o seu melhor e agir com excelência, cultuando valores que, hoje, percebo transbordar em cada um de nós. O ciclo se encerrou, e foi com muita alegria que recebi a classificação de primeiro colocado no curso. Tenho certeza que valores como abnegação e comprometimento, juntamente com o apoio incondicional de minha família, foram determinantes para essa conquista", disse o Tenente Ricardo de Souza Vieira.

“O meu sentimento é de missão cumprida e de gratidão. Gratidão à Deus, que guia e ilumina os meus caminhos, e a minha família que é meu porto seguro. Gratidão por fazer parte dessa turma que muito me honra e por ter convivido ao lado desses grandes guerreiros. Gratidão também por essa instituição, o CIAAR, por me ensinar grandes lições e me proporcionar viver momentos especiais que ficarão para sempre guardados em minha memória”, ressaltou o primeiro colocado do EAOF, Tenente Luciano Ferreira Alves.

Em suas palavras, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior parabenizou os formandos. “Caros Oficiais integrantes dos Esquadrões AION e Ebenézer, desejo que saiam deste Centro de Instrução fortalecidos, física e moralmente, com muita fé na missão e repletos de Disciplina, Amor e Coragem, pois dessa maneira muito contribuirão para uma Força Aérea cada vez mais dinâmica, moderna e profissional, sob o céu deste Brasil. Agora, mais do que nunca, com fé e esperança de grandes sucessos, desejo que todos sigam motivados e firmes nessa nova etapa de suas vidas!”, concluiu.

Fotos: CIAAR

Fonte: CIAAR, por Tenente Lorena
Edição: Agência Força Aérea

Tags: CIAAR,FORMATURA
Fim do conteúdo da página