Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica forma 117 novos Oficiais
Início do conteúdo da página

 

 

 Após muito estudo, abnegação e disciplina, chegou ao fim mais uma jornada para duas turmas do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB), localizada em Lagoa Santa (MG). Os 117 alunos do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE) de 2020 e do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) 2021 tornaram-se, nessa quinta-feira (02), Oficiais da FAB.

 

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e prestigiada por Oficiais-Generais da FAB e Oficiais da Marinha, do Exército, dentre outras autoridades civis. Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior parabenizou os novos Oficiais e destacou a importância do aperfeiçoamento contínuo do efetivo.

“Continuem estudando e se aperfeiçoando, pois dessa forma garantirão uma jornada virtuosa rumo ao futuro e preguem seus conhecimentos técnicos e aptidões de trabalho para atuarem nos 22 milhões de quilômetros quadrados sob nossa responsabilidade, tornando nossas asas ainda mais fortes”, declarou.

 

Entregando o Prêmio Força Aérea Brasileira aos primeiros colocados das duas turmas, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, falou sobre meritocracia e determinação. "A gente fica muito feliz em entregar para a Força Aérea Brasileira 117 novos Oficiais, novos líderes. É uma oportunidade que todos têm e a meritocracia é o fator primordial para que as pessoas possam ter a oportunidade de fazer os cursos e lograr seus caminhos como Oficiais e exemplo para o efetivo da FAB", disse.

Já o Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa foi entregue pelo Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, que destacou o reforço no efetivo da FAB. “Isso é muito importante para dar continuidade, cada vez mais, para as exigências tecnológicas, o preparo adequado nessa escola que é de excelência. Entregamos Oficiais realmente preparados para a Força Aérea”, pontuou.

 

 

Tanto esforço e determinação para se superar, pessoal e profissionalmente, fizeram a primeira colocada da Turma Kairos, Tenente Aline Maria Moreno, ser agraciada com a Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo. “Estou muito emocionada, mas primeiramente quero dizer que sou grata a Deus e estou honrada de ocupar este lugar. A carreira militar é cheia de desafios e aqui não foi diferente. Tenho certeza que ainda tenho muito o que aprender para contribuir no cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira”, disse.

O momento mais marcante, no entanto, aconteceu com a entrega de espadas. O Tenente Ronaldo Figueiredo de Oliveira, da Turma Arcanjo, garantiu que a sensação de receber o símbolo do oficialato nas Forças Armadas foi  mais uma conquista e que seguirá motivado para alçar novos voos. “Não tenho nem palavras para dizer. Entrei como recruta e cheguei ao máximo que poderia alcançar. Sou o militar das oportunidades que a FAB me deu. Agora, neste novo desafio, estou motivado a estudar mais e empenhar mais”, concluiu.

A Turma Kairos do CFOE conta com militares dos Quadros de Comunicações, Aviões, Armamento, Controle de Tráfego Aéreo e Meteorologia, que se dedicaram ao curso por dois anos. É destinado aos Sargentos do grupo básico da Força Aérea e com mais de oito anos de formado. Já os militares da Turma Arcanjo do EAOF cumpriram um cronograma intenso de 90 dias para se aperfeiçoarem em 14 especialidades. É exclusivo para o militar que possui graduação de primeiro Sargento ou de Suboficial e só pode ser prestado após 16 anos de serviço.

 

 

Inauguração do IEAD

O Comandante da Aeronáutica e o Comandante do CIAAR inauguraram, também nessa quinta-feira (2), o Instituto de Educação à Distância (IEAD). A implantação do IEAD, em Lagoa Santa, Minas Gerais, faz parte do processo de modernização, cuja sistemática proposta viabilizará a ampliação e o fortalecimento da educação no COMAER. Para melhor proveito da instalação cedida, foi criado um estúdio de gravação, para fomentar a produção de quaisquer cursos solicitados que precisem do auxílio de videoaulas no processo de aprendizagem.

O IEAD conta com infraestrutura que possibilita a utilização de recursos, tecnologias e metodologias tendo em vista a gestão do conhecimento, o aperfeiçoamento e a qualificação de pessoal de acordo com a visão estratégica, as políticas e os procedimentos do COMAER.

Fim do conteúdo da página