No dia 20 de agosto de 2024, o Centro de Catalogação da Aeronáutica (CECAT), localizado no Comando Geral de Apoio (COMGAP), recebeu a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015.
O processo de certificação ISO 9001:2015 no CECAT iniciou-se em abril de 2023, e no período o efetivo do CECAT empenhou-se na missão de implantar e consolidar o Sistema de Gestão da Qualidade, desenvolver o gerenciamento de risco, atualizar as legislações e normas internas, mapear os processos das atividades realizadas; e adequar o escopo da certificação à norma NBR ISO 9001:2015.
Todo o processo foi coordenado junto ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Organização do COMAER acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e reconhecida pelo Fórum Internacional de Acreditação (IAF) na coordenação e gestão do processo de certificação de sistemas de gestão da qualidade nos campos aeronáutico, espacial e de defesa.
O Centro de Catalogação da Aeronáutica é o Órgão central do Sistema de Catalogação da Aeronáutica (SISCAE). Criado em 26 de agosto de 2024, no âmbito do Comando Geral de Apoio, tem como missão: “Coordenar as atividades que concorrem para o desenvolvimento e a manutenção do Sistema de Catalogação da Aeronáutica, como instrumento de apoio às funções logísticas executadas pelo Comando da Aeronáutica.”
Atualmente, o CECAT tem sob sua responsabilidade a catalogação dos itens de suprimento dos principais projetos aeronáutico, armamento e radar da Força Aérea Brasileira, tais como: Projeto KC-390, Projeto F-39 (Gripen), METEOR e Radar Omnisys. Ao completar 20 anos, no próximo dia 26 de agosto, o CECAT acumula mais de 40.000 itens catalogados, dando confiabilidade às informações técnicas e provendo, também, o apoio necessário à logística nos assuntos relacionados ao Sistema de Catalogação da Defesa e ao Sistema de Catalogação OTAN.
Com o escopo certificado: “Catalogação de Itens de Suprimento de Interesse do Comando da Aeronáutica.”, o CECAT, com foco na melhoria contínua, cumprirá os requisitos aplicáveis e estabelecidos pelos órgãos superiores, pelos clientes e pelas partes interessadas, com vistas ao aumento da satisfação interna e externa e redução dos custos, dos desperdícios e dos retrabalhos.
O Diretor do CECAT, Coronel Aviador Roberto Ferreira da Silva, explica que a gestão da qualidade vai além da simples aplicação de procedimentos padronizados, pois representa a construção de uma nova cultura organizacional, envolvendo a Chefia, o efetivo, parceiros e clientes. "Entre outros benefícios da gestão de qualidade, a elevação dos níveis de organização, nas fases internas e externas dos processos, ficará ainda mais evidente a qualidade do produto final trabalhado pelo efetivo do CECAT. ", ressalta.
Além disso, o Oficial acredita que o norte de todo o processo se deu com o objetivo de alinhar a governança do Centro às orientações constantes nas Diretrizes do Comandante da Aeronáutica e do Comandante-Geral de Apoio, referente ao assunto, e que a certificação contribuirá para que todos estejam focados no detalhe processual e na agilidade técnica sistemática.
Redes Sociais