Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Página inicial > Slideshow > HISTORIANDO A CIÊNCIA 2025 - PROJETO DE EXTENSÃO CBNB-UFRJ
Início do conteúdo da página
 
HISTORIANDO A CIÊNCIA 2025 - PROJETO DE EXTENSÃO CBNB-UFRJ
 
O projeto de extensão Historiando a Ciência (HC), desenvolvido no Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aspira ampliar a visão dos alunos sobre a diversidade das ciências, além de desmistificar e facilitar o ensino e o interesse nas diferentes áreas do conhecimento.
O HC envolve a participação de estudantes do Ensino Médio e docentes do CBNB, e de graduandos extensionistas e educadores vinculados à UFRJ em uma pesquisa conjunta e integrada. Em contraposto ao método tradicional de ensino, o projeto, baseado em metodologias participativas, tem o objetivo de tornar os alunos protagonistas em seu próprio aprendizado, aplicando a ciência de forma prática e com o trabalho colaborativo de   educandos e educadores.
 
Neste sentido, a automação sustentável de uma horta escolar está sendo desenvolvida com o intuito de promover o aprendizado prático de ciências, a conscientização para uma alimentação saudável e a sustentabilidade no ambiente escolar. 
 
Para este fim, foram cultivadas três hortaliças (alface, cenoura e rabanete) em dois canteiros: um com adubo feito pelos próprios estudantes do CBNB e outro sem adubo, para que sejam observados os efeitos da adubação no desenvolvimento das hortaliças. Além disso, deseja-se implementar uma irrigação automática e sensores de umidade com o dispositivo Arduino, a fim de minimizar o desperdício de água e de tornar o cultivo mais eficiente.
Por fim, o trabalho prevê o desenvolvimento de um aplicativo que reúna os dados gerados pela horta e ofereça orientações práticas sobre o cultivo de hortaliças. Com base nas informações reunidas e Registradas, o usuário poderia avaliar e planejar com mais eficácia o cultivo das plantas. Ao unir ciência, tecnologia e educação ambiental, o trabalho mostra como soluções simples podem gerar impactos no cotidiano, contribuindo para práticas mais conscientes de cultivo e promovendo o aprendizado prático dentro da escola.
 
No dia 09 de junho, os alunos Arthur Silva, Caroliny de Castro e Luiz Gomes da 3 série do Ensino Médio, realizaram uma apresentação para os estudantes da 1 e 2 séries do Ensino Médio e para o 9 ano do Ensino Fundamental II com o objetivo de mostrar o trabalho desenvolvido até então, e também convidá-los a participarem deste projeto de extensão. O evento foi um sucesso e a receptividade dos alunos foi excelente.
 
 
 
Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.