Na última quinta-feira (25/01), em uma manhã marcada por emoção e expectativa, a comunidade escolar do Colégio Brigadeiro Newton Braga testemunhou a passagem de direção do Brig do Ar R1 Saulo Valadares do Amaral para o Maj Brig Int R1 Mauro Fernando Costa Marra. O evento marcou o encerramento de três anos de liderança do Brig Valadares, período este marcado pela conquista de notáveis realizações e superação de adversidades desafiadoras.
A cerimônia teve início com a chegada das autoridades, que compareceram para prestigiar o evento, seguida pelo canto do hino nacional e leitura do ato de transmissão e dispensa do cargo de diretor. Após, o Brig Valadares discorreu suas palavras de despedida, apresentadas na íntegra abaixo. Por fim, o Diretor de Ensino, Maj Brig do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Júnior enalteceu a liderança do Brig Valadares, agradecendo sua dedicação e empenho no cumprimento da missão. Ainda, o Maj Brig Sérgio Bastos desejou votos de sucesso ao novo Diretor.
Palavras de despedida do Brig Valadares
“Há três anos, ao assumir a direção desse Colégio, tinha a consciência da relevância da missão, mas somente com o trabalho cotidiano à frente dessa tradicional Instituição de Ensino da Aeronáutica pude efetivamente avaliar quão especial ela é.
Ao ser honrado com o convite para tal tarefa procurei me inteirar da situação em que se encontrava a escola em contato direto com o Diretor que viria a substituir, o Cel Barroso, a quem eu agradeço pelas informações compartilhadas e por todo o apoio durante a minha gestão.
Logo nos primeiros contatos com os professores, ainda por meio de videoconferência ficou claro que o maior desafio a ser enfrentado seria contribuir para trazer novamente a Escola aos trilhos no pós-pandemia.
Àquela época ficaram visíveis as perdas pelas quais passavam o corpo discente em função do ensino remoto, única modalidade possível para cumprimento da matriz curricular, e ainda a necessidade do resgate da capacidade administrativa e de gestão que igualmente sofreram, após dois anos operando em capacidade reduzida. As engrenagens da máquina administrativa necessitavam de lubrificação.
E assim, de forma contínua e com muita persistência de todos os integrantes do Colégio, conseguimos já no mês de setembro de 2021 retornar as atividades presenciais, ainda de forma híbrida, pois parte das aulas continuavam sendo remotas. Mas já como uma preparação para o ano de 2022, no qual regressamos das férias escolares com todo o corpo discente e docente, além das atividades administrativas para a rotina 100% presencial.
A partir desse momento todos estavam engajados em recuperar o tempo perdido adequando-se àquela realidade, com o objetivo de trazer de volta toda a rotina escolar consagrada no CBNB, com suas aulas, eventos sociais, culturais, esportivos e tudo o mais que uma Unidade de Ensino precisa desenvolver para cumprir a sua missão precípua.
Não foram poucas as dificuldades, mas o CBNB superou todos os obstáculos e hoje aqueles dias sombrios ficaram para trás.
Nos trabalhos diários foi dado seguimento às atividades já iniciadas por meus antecessores, pois acredito que a continuidade administrativa é fator primordial para o sucesso de qualquer organização e, além disso, foram implementadas novas ações com vistas à reestruturação organizacional, em consonância com as Diretrizes emanadas da Diretoria de Ensino da Aeronáutica:
- Foi consolidada a Seção de Pessoal Civil, com a incorporação de servidores de forma a torná-la mais ágil em suas atribuições;
- Foi criada a Assessoria Jurídica com o objetivo de tornar a Organização mais independente e prover respostas mais rápidas às demandas dessa tão relevante área; e
- Também foi incorporada a atividade de Assistência Social que permite um apoio mais aproximado aos nossos alunos e eventualmente às famílias, que recorrem a esse tipo de Serviço na Escola.
Toda essa reestruturação foi acompanhada dos respectivos arcabouços normativos de forma a regular o seu funcionamento e mais recentemente foram encaminhados à Diretoria de Ensino da Aeronáutica as propostas do novo Regulamento de Organização do Comando da Aeronáutica e do Regimento Interno, documentos que, após cumpridos os trâmites necessários, consolidarão a nossa estrutura organizacional.
Ainda tivemos aprovado, pela primeira vez, o nosso Programa de Trabalho Anual, documento executivo relevante orientado para o cumprimento das determinações dos órgãos superiores e focado diretamente nas ações correntes que ao fim e ao cabo permitem que o CBNB cumpra a sua missão.
Da mesma forma, buscamos empreender esforços para melhorar a infraestrutura do Colégio com a climatização de várias salas de aula; substituição de quadros; conserto de janelas; pintura de salas de aula; reforma dos mini-auditórios e deste auditório principal com a colocação de novas poltronas, ampliando-se o número de lugares; aquisição de novas carteiras para todas as salas de aulas e de mobiliário e computadores para os diversos setores da Escola; aquisição de equipamentos para os laboratórios de Ciências da Natureza; reforma da sala da banda de música e a aquisição de instrumentos musicais; aquisição de equipamentos e mobiliário para o laboratório do Curso Técnico de Enfermagem, dentre outras aquisições e serviços.
Além disso, foi concluída a elaboração do projeto de engenharia e encontra-se em fase de conclusão o processo licitatório com vistas à construção da rampa de acesso aos três andares do prédio, o que permitirá que se cumpram as exigências legais de acessibilidade e de evacuação em caso de emergência.
Tudo isso, fruto do trabalho diário de todo o efetivo de nossa escola; e sempre com o foco em ações que irão desembocar numa maior eficiência para os nossos alunos, que são merecedores do melhor de nossos esforços e alvo constante de minha atenção e dedicação.
Ao acompanhar todo o processo de formação dos alunos, desde os baixinhos do 1º ano do Ensino Fundamental até os jovens do 3º ano do Ensino Médio pude constatar a importância dessa instituição ao perceber as mudanças incorporadas nos alunos nessa trajetória tão especial de suas vidas e o serviço relevante que é prestado à Comunidade Escolar pela Força Aérea Brasileira.
Perguntado recentemente o que mais me marcou nesse período como Diretor do CBNB, respondi que o grande diferencial dessa instituição para mim foi a oportunidade de estabelecer, sem desprezar a manutenção de um relacionamento respeitoso com os alunos, uma relação de afeto com eles, o que me permitiu vibrar com suas conquistas e sofrer junto com seus reveses.
Agora, por dever de justiça, devo destacar que para alcançar o êxito nessa empreitada, foi necessário o suporte de pessoas e instituições que contribuíram decisivamente e a quem devo agradecer.
Ao Comandante da Aeronáutica pela minha designação para o cumprimento de tão nobre missão.
Ao Ex-Diretor de Ensino, MB Mrad, pela sua indicação ao cargo de Diretor do CBNB.
Ao Diretor de Ensino da Aeronáutica, MB Sérgio Bastos pelo apoio e orientações sempre oportunas. O Senhor desde os primeiros momentos em que assumiu a sua atual função sempre esteve próximo de nossa escola, propiciando que ela fosse elevada ao nível das demais escolas da FAB, deixando claro o carinho especial que tem para com o CBNB até porque foi aluno desta Instituição.
Ao Comandante da Guarnição de Aeronáutica do Galeão e todas as demais Organizações Militares da Aeronáutica sediadas na Ilha do Governador, dentre as quais destaco a DIRSA, a DIRAP, o PAMA-GL, o HFAG, a BAGL, a PAGL, o GAP-GL, o GSD-GL e também o PAME-RJ pelo pronto atendimento às nossas demandas.
A Antiga e a Nova Associação de Pais e Responsáveis do CBNB pela parceria e por constituir-se como elo fundamental na relação Escola-Família.
Ao Meu Estado-Maior, composto pelos Chefes da Divisão Administrativa, O Chefe da Divisão de Ensino, o Chefe da Secretaria Escolar e o Chefe da Seção de Infraestrutura, meu reconhecimento pelo trabalho eficiente e assessoramento leal.
Agradeço especialmente ao efetivo da Secretaria da Direção pelo apoio cotidiano e pelo convívio respeitoso e saudável no cumprimento de suas atribuições.
A todos os integrantes da Administração, aos Professores, Inspetores, Servidores civis e militares, servidores terceirizados, agradeço a oportunidade de trabalhar com os Senhores e Senhoras, ocasião em que pude ratificar a importância do respeito ao ser humano e ao profissional e o que um grupo é capaz de realizar quando se permite alinhar seus objetivos pessoais aos da Instituição à qual pertence.
Agora dirijo minhas palavras ao Major Brigadeiro Marra.
Prezado Amigo, muito ainda há que se fazer. Dentre outras importantíssimas tarefas, está em pleno andamento a implementação do novo sistema de ensino no CBNB que propiciará a elevação do patamar do processo ensino-aprendizagem; mas que como algo novo, requererá de todos muito trabalho e empenho, mas tenho certeza que o Senhor pelas experiências adquiridas em sua brilhante carreira, reúne todos os requisitos para alcançar o pleno êxito nesta e em todas as atividades inerentes ao cargo que assumirá em instantes.
Desejo todo o sucesso, junto à Sra. Márcia, sua esposa e seus filhos Diego e Vitor e muitas felicidades no cumprimento dessa especial missão.
Ao finalizar deixo minha última mensagem a todos os integrantes do CBNB.
Tive a honra e um orgulho imenso em Dirigir esta Instituição e compartilhar com vocês essa jornada, que para mim ficará marcada como uma das mais significativas experiências que eu poderia vivenciar. Dessa forma, ao me despedir, presto como reconhecimento e respeito, minha mais solene continência.
Muito Obrigado!
Ilha do Governador, 25 de janeiro de 2023.
Brig Ar R1 SAULO VALADARES DO AMARAL”
Novo Diretor
O Major Brigadeiro Intendente Marra é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Ingressou na Força Aérea Brasileira em 05 de março 1979. Foi declarado Aspirante-a-Oficial em 12 de dezembro de 1986 e promovido ao atual posto em 31 de julho de 2020. Tendo passado por importantes cargos como Chefe da Divisão de Processamento de Dados da SDPP, Agente de Controle Interno do GABAER, Chefe da Divisão Administrativa da EPCAR, Prefeito da Aeronáutica de Santa Cruz, Diretor da PIPAR, Vice-Diretor de Tecnologia da Informação, Assessor de Gestão Orçamentária da DIRSA, Subdiretor de Encargos Especiais, Subdiretor de Abastecimento, Chefe do Departamento de Gestão e Ensino do Comando de Defesa Cibernética, Subdiretor de Inativos e Pensionistas – SDIP, Comandante do Centro de Aquisições Específicas e Diretor de Administração da Aeronáutica. É casado com a senhora Márcia e tem dois filhos, Diego e Vítor.
O CBNB está pronto para embarcar em uma nova jornada sob a orientação do novo Diretor, guiado pelos valores que sempre foram a essência desta instituição de ensino exemplar.
http://www2.fab.mil.br/cbnb/index.php/slideshow/514-passagem-de-direcao-cbnb#sigFreeId226c5cf3f1
Redes Sociais