Inspeção de Saúde - Servidor Civil Ap
QUANDO REALIZAR
O militar quando diagnosticado com doenças especificadas em lei, deverá requerer uma inspeção de saúde junto à PIPAR/BREVET para que seja encaminhado ao CEMAL, com a finalidade de obter os seguintes benefícios:
1 - Isenção de imposto de renda;
2 - Inclusão de dependente portador de invalidez.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
- Identidade;
- Contracheque;
- Laudo médico recente (menos de 6 meses).
O vinculado deverá comparecer ao atendimento da PIPAR, e dar entrada no requerimento marcando a opção do benefício previsto o qual deseja pleitear, anexando cópia da identidade, contracheque do mês e laudos médicos se for o caso.
O vinculado que fez inspeção de saúde e não concorda com o parecer exarado pela junta, poderá solicitar recurso junto à Diretoria de Saúde (DIRSA) para rever a decisão, devendo comparecer novamente ao atendimento da PIPAR/BREVET dando entrada no requerimento em grau de recurso e anexando os documentos necessários se for o caso.
A PIPAR disponibiliza para atendimento ao vinculado a Sede da Pagadoria e seus Postos Remotos de Atendimento, esses últimos criados com o objetivo de proporcionar maior comodidade aos vinculados, facilitando-lhes o acesso aos serviços oferecidos pela PIPAR em locais mais próximos às suas áreas de residência, evitando assim necessidade de seu deslocamento até a sede.
Para atendimento na sede e nos Postos Remotos de Atendimento é necessário realizar agendamento prévio através do link: www.piparrj.net ou través da central de atendimento (21) 2157-2819.
A Sede da PIPAR encontra-se localizada no Rio de Janeiro, em seu novo endereço: Avenida Marechal Fontenelle, nº 1000, no bairro Campo dos Afonsos. O vinculado também possui a sua disposição o serviço de CALL CENTER através do telefone (21) 2157-2819, no qual os atendentes encontram- se prontos a prestar os esclarecimentos necessários.
Ademais, a PIPAR possui o serviço de OUVIDORIA, que irá receber as manifestações de seus vinculados (dúvidas, críticas, sugestões, denúncias ou elogio), as quais também podem ser feitas através do e-mail: ouvidoria.pipar@fab.mil.br e ouvidoriabrevet.pipar@fab.mil.br.
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Declaração de Família - Servidor Civil Ap
O QUE É
O servidor civil informa quem são os beneficiários de pensão após o seu falecimento, baseado na Lei 8.112/90.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (originais e cópias)
- Identidade do servidor civil;
- Contracheque do servidor civil;
- Identidade dos beneficiários;
- CPF dos beneficiários;
- Certidão (nascimento, casamento, dentre outras) do militar e dos beneficiários;
- Ofício de pensão alimento (caso haja).
OBS:
Em caso de união estável trazer: escritura pública de união estável e certidão conforme estado civil de ambos.
QUANDO
Deve ser atualizada, preferencialmente, junto à prova de vida anual.
A PIPAR disponibiliza para atendimento ao vinculado a Sede da Pagadoria e seus Postos Remotos de Atendimento, esses últimos criados com o objetivo de proporcionar maior comodidade aos vinculados, facilitando-lhes o acesso aos serviços oferecidos pela PIPAR em locais mais próximos às suas áreas de residência, evitando assim necessidade de seu deslocamento até a sede.
Para atendimento na sede e nos Postos Remotos de Atendimento é necessário realizar agendamento prévio através do link: www.piparrj.net ou través da central de atendimento (21) 2157-2819.
A Sede da PIPAR encontra-se localizada no Rio de Janeiro, em seu novo endereço: Avenida Marechal Fontenelle, nº 1000, no bairro Campo dos Afonsos. O vinculado também possui a sua disposição o serviço de CALL CENTER através do telefone (21) 2157-2819, no qual os atendentes encontram- se prontos a prestar os esclarecimentos necessários.
Ademais, a PIPAR possui o serviço de OUVIDORIA, que irá receber as manifestações de seus vinculados (dúvidas, críticas, sugestões, denúncias ou elogio), as quais também podem ser feitas através do e-mail: ouvidoria.pipar@fab.mil.br e ouvidoriabrevet.pipar@fab.mil.br. |
SARAM - Dependentes
O QUE É
Incluir, recadastrar, atualizar ou excluir seus dependentes no Sistema de Saúde da Aeronáutica, conforme a Lei 13.954/2019.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
- Identidade do militar;
- Contracheque do militar;
- Identidade dos beneficiários;
- CPF dos beneficiários;
- Certidão (nascimento, casamento, dentre outras) do militar e dos beneficiários;
OBS:
- Em caso de união estável trazer: escritura pública de união estável e certidão conforme estado civil de ambos.
- Em caso de filhos (as) com idade entre 21 e 24 anos e estudante trazer: declaração da Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC.
*** É OBRIGATÓRIA A APRESENTAÇÃO DO CNIS (EXTRATO PREVIDENCIÁRIO DO INSS) PARA INCLUSÃO DOS DEPENDENTES.
A PIPAR disponibiliza para atendimento ao vinculado a Sede da Pagadoria e seus Postos Remotos de Atendimento, esses últimos criados com o objetivo de proporcionar maior comodidade aos vinculados, facilitando-lhes o acesso aos serviços oferecidos pela PIPAR em locais mais próximos às suas áreas de residência, evitando assim necessidade de seu deslocamento até a sede.
Para atendimento na sede e nos Postos Remotos de Atendimento é necessário realizar agendamento prévio através do link: www.piparrj.net ou través da central de atendimento (21) 2157-2819.
A Sede da PIPAR encontra-se localizada no Rio de Janeiro, em seu novo endereço: Avenida Marechal Fontenelle, nº 1000, no bairro Campo dos Afonsos. O vinculado também possui a sua disposição o serviço de CALL CENTER através do telefone (21) 2157-2819, no qual os atendentes encontram- se prontos a prestar os esclarecimentos necessários.
Ademais, a PIPAR possui o serviço de OUVIDORIA, que irá receber as manifestações de seus vinculados (dúvidas, críticas, sugestões, denúncias ou elogio), as quais também podem ser feitas através do e-mail: ouvidoria.pipar@fab.mil.br e ouvidoriabrevet.pipar@fab.mil.br.
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Contracheque - Veterano
Conheça seu Contracheque
Para melhor esclarecimento dos vinculados desta Pagadoria sobre seus contracheques, disponibilizamos dois arquivos para download.
Consulta de Comprovantes Financeiros
Procedimentos para solicitação de senha
- Militares e Pensionistas de Militares
No primeiro acesso, para solicitar uma senha para consulta de contracheques e comprovantes de rendimentos, é necessário que o(a) usuário(a) possua um e-mail cadastrado no Sistema de Informações Gerenciais de Pessoal - SIGPES ou no Sistema de Aplicativos da SDPP.
O cadastro de e-mail no SIGPES deve ser realizado diretamente na Unidade Pagadora, no caso de militares veteranos e pensionistas, ou na própria OM, no caso de militares ativos.
O cadastro de e-mail no Sistema de Aplicativos pode ser realizado em qualquer Unidade Pagadora do COMAER, basta apresentar documento de identificação original com foto.
Caso o cadastro seja realizado somente no SIGPES, o(a) usuário(a) deverá solicitar nova senha através do site da SDPP na internet no link Esqueceu sua senha ou primeiro acesso?, que será enviada para o e-mail cadastrado. O cadastro de e-mail no Sistema de Aplicativos da SDPP já envia a senha diretamente para o e-mail informado.
Após o primeiro acesso, o(a) usuário(a) poderá cadastrar novos e-mails ou alterá-los conforme a sua conveniência, não sendo necessário retornar em sua OM ou Unidade Pagadora.
Atenção: O novo e-mail cadastrado pelo usuário no sistema de contracheques e comprovantes de imposto de renda não atualiza automaticamente a lista de e-mails do SIGPES. Caso seja necessário atualizar no SIGPES, proceder conforme orientado acima.
- Beneficiários(as) de Pensão Alimentícia
No primeiro acesso, os(as) beneficiários(as) de pensão alimentícia devem informar o CPF do(a) alimentante, CPF do(a) alimentado(a) e e-mail a ser cadastrado para recebimento da nova senha. *Para cadastrar o e-mail clique aqui.*
Após o primeiro acesso, o(a) usuário(a) poderá cadastrar novos e-mails ou alterá-los conforme a sua conveniência. Caso necessário, o cadastro de e-mail no Sistema de Aplicativos pode ser realizado em qualquer Unidade Pagadora do COMAER, basta apresentar documento de identificação original com foto.
Dificuldade em solicitar senha para acesso aos Comprovantes Financeiros
• Antes de contactar sua unidade apoiadora verifique se o e-mail enviado com o acesso encontra-se na caixa de SPAM do seu e-mail.
• Caso o seu e-mail seja ".hotmail”, por questões de segurança, sua utilização não é recomendada, logo, sugerimos a substituição por outro e-mail.
• Ressaltamos a importância de atualização dos dados cadastrais, principalmente CPF. Em caso de duvidas, procure sua unidade apoiadora.
https://contracheque.fab.mil.br/ModuloInternet/View/pages/manufa/cadastrarManufa.php
A PIPAR disponibiliza para atendimento ao vinculado a Sede da Pagadoria e seus Postos Remotos de Atendimento, esses últimos criados com o objetivo de proporcionar maior comodidade aos vinculados, facilitando-lhes o acesso aos serviços oferecidos pela PIPAR em locais mais próximos às suas áreas de residência, evitando assim necessidade de seu deslocamento até a sede.
Para atendimento na sede e nos Postos Remotos de Atendimento é necessário realizar agendamento prévio através do link: www.piparrj.net ou través da central de atendimento (21) 2157-2819.
A Sede da PIPAR encontra-se localizada no Rio de Janeiro, em seu novo endereço: Avenida Marechal Fontenelle, nº 1000, no bairro Campo dos Afonsos. O vinculado também possui a sua disposição o serviço de CALL CENTER através do telefone (21) 2157-2819, no qual os atendentes encontram- se prontos a prestar os esclarecimentos necessários.
Ademais, a PIPAR possui o serviço de OUVIDORIA, que irá receber as manifestações de seus vinculados (dúvidas, críticas, sugestões, denúncias ou elogio), as quais também podem ser feitas através do e-mail: ouvidoria.pipar@fab.mil.br e ouvidoriabrevet.pipar@fab.mil.br. |
Inspeção de Saúde - Pensionista
QUANDO REALIZAR
O militar quando diagnosticado com doenças especificadas em lei, deverá requerer uma inspeção de saúde junto à PIPAR-BREVET para que seja encaminhado ao CEMAL, com a finalidade de obter os seguintes benefícios: isenção de imposto de renda.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
- Identidade;
- Contracheque;
- Laudo médico recente (menos de 6 meses).
O vinculado deverá comparecer ao atendimento da PIPAR, e dar entrada no requerimento marcando a opção do benefício previsto o qual deseja pleitear, anexando cópia da identidade, contracheque do mês e laudos médicos se for o caso.
O vinculado que fez inspeção de saúde e não concorda com o parecer exarado pela junta, poderá solicitar recurso junto à Diretoria de Saúde (DIRSA) para rever a decisão, devendo comparecer novamente ao atendimento da PIPAR/BREVET dando entrada no requerimento em grau de recurso e anexando os documentos necessários se for o caso.
A PIPAR disponibiliza para atendimento ao vinculado a Sede da Pagadoria e seus Postos Remotos de Atendimento, esses últimos criados com o objetivo de proporcionar maior comodidade aos vinculados, facilitando-lhes o acesso aos serviços oferecidos pela PIPAR em locais mais próximos às suas áreas de residência, evitando assim necessidade de seu deslocamento até a sede.
Para atendimento na sede e nos Postos Remotos de Atendimento é necessário realizar agendamento prévio através do link: www.piparrj.net ou través da central de atendimento (21) 2157-2819.
A Sede da PIPAR encontra-se localizada no Rio de Janeiro, em seu novo endereço: Avenida Marechal Fontenelle, nº 1000, no bairro Campo dos Afonsos. O vinculado também possui a sua disposição o serviço de CALL CENTER através do telefone (21) 2157-2819, no qual os atendentes encontram- se prontos a prestar os esclarecimentos necessários.
Ademais, a PIPAR possui o serviço de OUVIDORIA, que irá receber as manifestações de seus vinculados (dúvidas, críticas, sugestões, denúncias ou elogio), as quais também podem ser feitas através do e-mail: ouvidoria.pipar@fab.mil.br e ouvidoriabrevet.pipar@fab.mil.br. |
Inspeção de Saúde - Veterano
QUANDO REALIZAR
O militar quando diagnosticado com doenças especificadas em lei, deverá requerer uma inspeção de saúde junto à PIPAR/BREVET para que seja encaminhado ao CEMAL, com a finalidade de obter os seguintes benefícios:
1 - Isenção de imposto de renda;
2 - Auxílio invalidez;
3 - Reforma com proventos de grau hierárquico superior;
4 - Melhoria da reforma com proventos de grau hierárquico superior;
5 - Melhoria da pensão com proventos de grau hierárquico superior (militar falecido na ativa);
6 - Habilitação à Pensão Especial;
7 - Inclusão de dependente portador de invalidez.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
- Identidade;
- Contracheque;
- Laudo médico recente (menos de 6 meses).
O vinculado deverá comparecer ao atendimento da PIPAR, e dar entrada no requerimento marcando a opção do benefício previsto o qual deseja pleitear, anexando cópia da identidade, contracheque do mês e laudos médicos se for o caso.
O vinculado que fez inspeção de saúde e não concorda com o parecer exarado pela junta, poderá solicitar recurso junto à Diretoria de Saúde (DIRSA) para rever a decisão, devendo comparecer novamente ao atendimento da PIPAR/BREVET dando entrada no requerimento em grau de recurso e anexando os documentos necessários se for o caso.
A PIPAR disponibiliza para atendimento ao vinculado a Sede da Pagadoria e seus Postos Remotos de Atendimento, esses últimos criados com o objetivo de proporcionar maior comodidade aos vinculados, facilitando-lhes o acesso aos serviços oferecidos pela PIPAR em locais mais próximos às suas áreas de residência, evitando assim necessidade de seu deslocamento até a sede.
Para atendimento na sede e nos Postos Remotos de Atendimento é necessário realizar agendamento prévio através do link: www.piparrj.net ou través da central de atendimento (21) 2157-2819.
A Sede da PIPAR encontra-se localizada no Rio de Janeiro, em seu novo endereço: Avenida Marechal Fontenelle, nº 1000, no bairro Campo dos Afonsos. O vinculado também possui a sua disposição o serviço de CALL CENTER através do telefone (21) 2157-2819, no qual os atendentes encontram- se prontos a prestar os esclarecimentos necessários.
Ademais, a PIPAR possui o serviço de OUVIDORIA, que irá receber as manifestações de seus vinculados (dúvidas, críticas, sugestões, denúncias ou elogio), as quais também podem ser feitas através do e-mail: ouvidoria.pipar@fab.mil.br e ouvidoriabrevet.pipar@fab.mil.br. |
Bem-vindo
Prezado (a) Vinculado, seja bem vindo (a) à Pagadoria de Inativos e Pensionistas da Aeronáutica. A nossa missão é efetuar o apoio administrativo, a operacionalização e o controle do pagamento dos proventos aos militares veteranos e ao pessoal civil aposentado do COMAER, bem como das pensões aos pensionistas de militares e de civis, em sua área de jurisdição, compreendendo Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, excluindo apenas os vinculados que são assistidos pelo Grupamento de Apoio de Barbacena e o Grupamento de Apoio de Lagoa Santa. A seguir apresentaremos algumas orientações iniciais importantes para nossos vinculados: A PIPAR disponibiliza para atendimento ao vinculado a Sede da Pagadoria e seus Postos Remotos de Atendimento, esses últimos criados com o objetivo de proporcionar maior comodidade aos vinculados, facilitando-lhes o acesso aos serviços oferecidos pela PIPAR em locais mais próximos às suas áreas de residência, evitando assim necessidade de seu deslocamento até a sede. Para atendimento na sede e nos Postos Remotos de Atendimento é necessário realizar agendamento prévio através do link: www.piparrj.net ou través da central de atendimento (21) 2157-2819. A Sede da PIPAR encontra-se localizada no Rio de Janeiro, em seu novo endereço: Avenida Marechal Fontenelle, nº 1000, no bairro Campo dos Afonsos. O vinculado também possui a sua disposição o serviço de CALL CENTER através do telefone (21) 2157-2819, no qual os atendentes encontram- se prontos a prestar os esclarecimentos necessários.
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