A Pagadoria de Inativos e Pensionistas da Aeronáutica foi criada oficialmente pelo Decreto 49.096, de 10 de outubro de 1960, que regulamentou a Lei 3.765 (Lei de Pensões Militares), de 4 de maio de 1960. Até então, o pagamento de proventos e benefícios de pensões vinha sendo executado pela Subdiretoria de Finanças da Aeronáutica, à qual se vinculavam militares inativos, civis aposentados e pensionistas.
Instalada, inicialmente, no dia 23 de março de 1962, nas salas 601 e 608 do Bloco A, do edifício do então Ministério da Aeronáutica (Prédio do COMAER), localizado no município do Rio de Janeiro, só a partir de 19 de dezembro de 1972 a Pagadoria ocupou instalações no pavimento térreo do mesmo prédio. Em agosto de 2020, aconteceu a mudança da Sede para o Campo dos Afonsos, no antigo Prédio do Comando do histórico PAMA-AF.
Em 30 de julho de 2021, através da Portaria GABAER nº 126/GC3, a Pagadoria de Inativos e Pensionistas da Aeronáutica (PIPAR) passou a se chamar Base de Recepção de Veteranos (BREVET).
De seu primeiro Diretor, Cel Int JOSÉ MARSICANO FILHO, até a atual diretora, Cel Int GLÁUCIA Maria Gomes da Costa de Oliveira, 33 (trinta e três) Oficiais Intendentes estiveram à frente desta Unidade Pagadora que, inicialmente, contava com um efetivo de 33 (trinta e três) pessoas para apoiar uma folha de pagamento de 4.082 (quatro mil e oitenta e dois) vinculados. O efetivo orgânico hoje em dia é praticamente o triplo, todavia a Base atende, atualmente, demandas de quase dez vezes mais vinculados.
Além da sede, a BREVET conta também com 7 (sete) Postos de Atendimento Avançados, visando a oferecer uma comodidade maior aos vinculados, em virtude das grandes distâncias. Tais postos situam-se nas seguintes localidades: São Pedro D'Aldeia – RJ; Vila Velha – ES; Uberlândia – MG; Base Aérea de Santa Cruz – RJ; Prefeitura de Aeronáutica do Galeão – RJ; Hospital Central da Aeronáutica – RJ; e, Prédio do Comando da Aeronáutica (Centro) – RJ.