Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre a Rede

cabealho site

Início do conteúdo da página

Rede de Bibliotecas do Ministério da Defesa (REBIMD)

Acervos bibliográficos do Ministério da Defesa e Comandos Militares estão reunidos na REBIMD – Rede de Bibliotecas do Ministério da Defesa.

Criada em novembro de 2011, a REBIMD conta, atualmente, com a participação da biblioteca do Ministério da Defesa, de 40 bibliotecas do Comando da Marinha, 40 do Comando do Exército e 11 do Comando da Aeronáutica.

Fazem parte de seu acervo livros, manuais, artigos de periódicos, teses e dissertações, gravações de vídeo, obras raras, periódicos e materiais digitais de diversas áreas do conhecimento, com destaque para política, estratégia, defesa, relações internacionais, história militar e cartografia.

A Rede de Bibliotecas do Ministério da Defesa (REBIMD) tem como objetivos:

I – disponibilizar o catálogo do acervo das instituições participantes;
II – desenvolver produtos e serviços que explorem e maximizem a utilização de recursos compartilhados;
III – contribuir para o desenvolvimento tecnológico e científico, bem como para a capacitação profissional na área de Defesa Nacional;
IV – contribuir para o controle bibliográfico nacional;
V – disponibilizar o acesso à informação entre as instituições participantes; e,
VI – contribuir para a formação da mentalidade de defesa na sociedade brasileira.

O portal da REBIMD pode ser acessado por meio do site: https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/ensino-e-pesquisa/bibliotecas-em-rede

Rede de Bibliotecas Integradas da Aeronáutica - Rede BIA

No âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER), a necessidade da criação de uma Rede de Bibliotecas Integradas (Rede BIA) nasceu a partir da Portaria SEORI/MD n° 918, de 04 de junho de 2010, que instituiu Grupo de Trabalho (GT) no âmbito do Ministério da Defesa (MD) e dos Comandos Militares, a fim de elaborar proposta de integração de suas bibliotecas em uma Rede estruturada, a Rede de Bibliotecas Integradas do Ministério da Defesa (REBIMD). Por meio da Portaria COMGEP nº 178/5EM, de 07 de junho de 2011, foi instituído um GT, coordenado pelo Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC), visando estudos para a posterior instituição da Rede de Bibliotecas Integradas do Comando da Aeronáutica (Rede BIA).
 
Com o intuito de dar cumprimento ao que foi solicitado pelo Ministério da Defesa, bem como ao previsto no PEMAER, em 06 de julho de 2016, foi publicada a Portaria nº 828/GC3, que instituiu a Rede de Bibliotecas Integradas da Aeronáutica - Rede BIA, tendo como órgão central o Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC), com a finalidade de prover a cooperação e compartilhamento de informações entre bibliotecas do COMAER.
 
Atualmente, a Rede BIA integra três principais redes: a Rede DCTA, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que contém a biblioteca do ITA e das demais OE subordinadas ao DCTA; a Rede REUNI, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que congrega as bibliotecas do DECEA; e a Rede BIBLIENS, da Diretoria de Ensino da Aeronáutica, que engloba as bibliotecas das OE subordinadas à DIRENS.
O portal da Rede BIA pode ser acessado por meio do site http://www.redebia.fab.mil.br/index.php.
 

Rede de Bibliotecas do Ensino - Rede BIBLIENS

A instituição de uma rede de bibliotecas para o ensino no COMAER era uma necessidade antiga, advinda principalmente da importância que a biblioteca possui no contexto da educação.
O início da integração das bibliotecas do ensino ocorreu em 2016, por meio da aquisição do sistema Sophia Biblioteca, desenvolvido pela empresa Primasoft Informática e pela instituição da equipe de gerência do projeto, criada por intermédio da Portaria DEPENS nº 26-T/ATE, de 03 de janeiro de 2017. A escolha deste software baseou-se na conclusão do GT, constante da ata nº 12 da reunião que ocorreu em 20 de setembro de 2012, bem como no Relatório de Viabilidade, do CENDOC, de 05 de setembro de 2012, o qual orienta a adoção do SophiA Biblioteca para a criação da Rede BIA.
A Rede BIBLIENS foi formalmente instituída em setembro de 2017, com a publicação da Portaria nº 344/SDTP, de 21 de setembro de 2017, e foi implantada visando a promoção, disseminação, preservação e o uso do conhecimento produzido e armazenado nas OE subordinadas à DIRENS.
 
Conta com bibliotecas dos seguintes tipos:

a) universitárias, que atendem aos usuários dos cursos de graduação da AFA e aos alunos dos cursos de carreira e de sctrito sensu da UNIFA;
b) escolares, que prestam apoio às escolas que oferecem educação básica (EPCAR, ETRB e CBNB);e

c) técnicas, que atendem aos usuários dos cursos técnicos ministrados pela EEAR e pelo CIAAR.

 

Por abarcar uma diversidade de tipologias de bibliotecas, a Rede BIBLIENS constitui um dos principais elos da Rede BIA.

Os acervos das bibliotecas da Rede BIBLIENS são compostos por livros, teses, dissertações, periódicos, obras de referência, normas técnicas, multimeios e outros. A sua formação se deu por intermédio de compras, doações e permuta. Atualmente, existem em torno de 47.630 títulos e 62.630 exemplares na Rede BIBLIENS. O catálogo on-line pode ser acessado na internet pelo endereço https://redebia.direns.fab.mil.br/ e pela intraer. Nele o usuário tem acesso ao acervo bibliográfico de todas as bibliotecas, podendo inclusive fazer o download dos trabalhos de conclusão dos cursos EAOAR, da ECEMAR, e da AFA.

 

Fim do conteúdo da página