Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

 

CONCEITO DO EVENTO

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

PERFIL DOS PALESTRANTES

REALIZE SUA INSCRIÇÃO AQUI

DIA 02/05/2024 - TRANSMISSÃO DO SEMINÁRIO (CANAL INSTITUCIONAL DA UNIFA / PLATAFORMA YOUTUBE)

DIA 03/05/2024 - TRANSMISSÃO DO SEMINÁRIO (CANAL INSTITUCIONAL DA UNIFA / PLATAFORMA YOUTUBE)

 

 

Criado pela Portaria nº 017/CMT de 23 de junho de 2008, o Centro de Estudos Estratégicos (CEE)
da Universidade da Força Aérea (UNIFA) foi concebido como um ambiente de fomento à reflexão
acadêmica sobre as Ciências Aeroespacias. Em 2018, teve sua denominação alterada para Centro de
Estudos Avançados (CEA) e, em 2021, retornou à sua designação original, Centro de Estudos
Estratégicos, preservando suas primeiras orientações e subordinação direta ao Comando da
Universidade da Força Aérea. Nesse período, o CEE tem contribuído com o campus da UNIFA e a
comunidade acadêmica no desenvolvimento de espaços de interação, discussão e produção do
conhecimento.
 
Foto: Efetivo da UNIFA reunido no “Cinemão” com o comandante da UNIFA, Maj Brig do Ar Josuá, por ocasião do encerramento do VIII Encontro Nacional de Estudos Estratégicos – ENEE, evento realizado em 2008 pelo Centro de Estudos Estratégicos CEE.
 
Diante desse cenário, o Centro de Estudos Estratégicos (CEE) procura identificar o binômio “
processos versus demandas”, em que ações deverão ser implementadas e aperfeiçoadas, a fim de
agregarem valor às atividades das Escolas, Pró-reitorias, Centros e demais organizações sediadas no
campus da UNIFA, que desenvolvam atividades com chances de serem potencializadas, na junção
de esforços com o CEE.
 
Conforme letra “b” do item 3.1.8.2.3, citado no Plano de Desenvolvimento Institucional da
Universidade da Força Aérea (PDI), de 16 de março de 2021, o CEE tem como atividade:
Identificar demandas pelo conhecimento relativo ao Poder Aeroespacial e à Estratégia
Nacional (END) e agir como indutor para o desenvolvimento de grupos temáticos de
pesquisas, envolvendo os corpos docentes e discente da UNIFA, das Escolas do campus e
de outras instituições acadêmicas militares e civis, visando o debate de temas relevantes
para a pós-formação e a pós-graduação do Oficial da Aeronáutica [...] (PCA 37-20, 2021)
 
Esse contexto reforça a missão do CEE de expandir o conhecimento sobre temas relevantes ao
Comando da Aeronáutica, Estratégia e Defesa Nacional, na UNIFA, com a visão de ser um espaço
de debate e reflexões sobre o Poder Aeroespacial e seus impactos presentes e futuros.
 
Chefe do Centro de Estudos Estratégicos: Cel Int R/1 Paulo Pereira Santos

O AVA existe para simular uma sala de aula real no meio digital, sendo assim, é um sistema que permite que os professores compartilhem materiais e se comuniquem com seus alunos através da web. O AVA é um ambiente de aprendizagem composto por um conjunto de ferramentas destinadas a aprimorar a experiência de ensino.

Ambiente Virtual de Aprendizagem.

      Instrumento desenvolvido com o objetivo de medir o nível de conhecimento linguístico dos militares e servidores civis do COMAER, candidatos aos Cursos de Idiomas Estrangeiros, Línguas Inglesa e Espanhola, Módulo II, em conformidade com a TCA 37-14 em vigor.

Contatos

Estamos à disposição, em dias úteis, das 8 h 15 min às 11 h 40 min e das 13 h 15 min às 15 h 40 min, por meio dos seguintes telefones:

  • Chefia do Centro de Idiomas: (21) 2157-2211
  • Coordenadoria de Desempenho Acadêmico (CDAC): (21) 2157-2273
  • Coordenadoria de Análise e Controle (CAC): (21) 2157-2220
  • Coordenadoria de Cursos (CCUR): (21) 2157-2994
  • Secretaria do Centro de Idiomas: (21) 2157-2375

OBS.: Cabe ressaltar que os dias e horários de atendimento acompanhará o Quadro de Trabalho Semanal (QTS) da Universidade da Força Aérea (UNIFA).

UNIFA - Universidade da Força Aérea - Av. Marechal Fontenelle, 1200
Campo dos Afonsos 21740-002 - Rio de Janeiro - RJ PABX : (21) 2157-2500

Instrumento desenvolvimento com o objetivo de permitir ao avaliado ter a noção do seu nível de compreensão no idioma. O resultado desse teste deverá ser usado como parâmetro, pelo avaliado, na decisão de solicitar ou não a realização do TDIE, uma vez que os índices de dificuldade aplicados nos dois testes, simulado e proficiência, possuem as mesmas características.

 

PARA REALIZAÇÃO DO TESTE SIMULADO:

Acesse o link abaixo, de acordo com seu idioma de interesse, e siga o passo a passo:

 

 
 
 
 
 

1º) Após acessar o link, você será direcionado para a Plataforma Moodle, onde o Teste Simulado está hospedado. Para acessar o Teste na Plataforma, será necessário utilizar o login e senha do Portal do Militar.

 

2º) Preencha as informações com os dados pessoais e clique em “Atualizar perfil”.

 

3º) Feito isso, o militar receberá um link em seu e-mail para confirmar seu cadastro na Plataforma Moodle.

 

4º) Após entrar no link, clique em:

Página inicial > Centro de Idiomas > Teste Simulado em Idiomas Estrangeiros (TSIE – Simulado / Treinamento) e selecione o Teste no idioma de seu interesse. Após isso, clique em “Inscreva-me”.

 

Bom teste!!!

O Teste Diagnóstico em Idiomas Estrangeiros (TDIE) é realizado por militares e servidores civis do Comando da Aeronáutica (COMAER) e visa qualificar os interessados por níveis de conhecimento em Língua Inglesa e Língua Espanhola. Esse teste é regido pela ICA 37-324/20, que estabelece as normas e procedimentos relativos ao teste.

O TDIE é agendado por ofício, cujo modelo encontra-se abaixo, destinado ao Senhor Comandante da UNIFA, podendo ser realizado de maneira presencial ou itinerante.

Os exames presenciais são aplicados às terças e quintas-feiras, sendo inglês às 10 h 30 m e espanhol às 13 h 30 m, nas dependências da Universidade da Força Aérea (UNIFA), conforme calendário.

Os itinerantes são aplicados nas datas escolhidas pela Organização Militar (OM) solicitante, depois de aprovadas pelo Centro de Idiomas, que é o setor responsável pela aplicação dos testes.


Calendário de aplicações do TDIE presencial

Modelo de Ofício de solicitação de TDIE presencial

Modelo de Ofício de solicitação de TDIE itinerante

Fim do conteúdo da página