Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Noticias Internas > 04/2018 - Campanha de Vacina contra Influenza 2018
Início do conteúdo da página

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se a ocorrência de casos da influenza pode variar de leve a grave e até a morte.

A doença pode ser causada pelos vírus influenza A, B e C. Os vírus A e B apresentam maior importância clínica; estima-se que, em média, as cepas A causem 75% das infecções, mas em algumas temporadas, ocorre predomínio das cepas B. É interessante observar que a cepa do vírus influenza A(H1N1) pdm09 tem acometido predominantemente adultos (40-60 anos), a cepa A(H3N2) tem maior impacto em idosos e as cepas B em crianças, adolescentes e adultos jovens. Entretanto, todas as cepas podem causar infecções graves e mortes em pessoas de qualquer faixa etária.

A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais de vacinação contra a influenza do PNI são vacinas trivalentes que contêm os antígenos purificados de duas cepas do tipo A e uma B, sem adição de adjuvantes e sua composição é determinada pela Organização Mundial Saúde para o hemisfério sul, de acordo com as informações da vigilância epidemiológica.

O HFASP em parceria com o Ministério da Saúde inicia a campanha de vacinação contra influenza, inicialmente vacinando os profissionais de saúde, idosos (maiores de 60 anos), crianças (menores de 05 anos), gestantes, puérperas, professores e pessoas portadores de doenças crônicas, conforme preconizado.

1° Tenente Enfermeira Fernanda Aparecida Gonçalves – Chefe da Sala de Vacinas

 

Fim do conteúdo da página