Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Institucional > Unidades Subordinadas > Noticias OSA apoiada > ES-GW apresenta Projeto de Apoio ao Paciente Autista ao Prefeito de Guaratinguetá
Início do conteúdo da página

O termo “autismo” perpassou por diversas alterações ao longo do tempo, e atualmente é chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA) pelo Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (DSM-V). São características do espectro, prejuízos persistentes na comunicação e na interação social, bem como nos comportamentos que podem incluir os interesses restritos e os padrões de atividades, sintomas que estão presentes desde a infância e limitam ou prejudicam o desempenho do indivíduo.

Tendo em vista a alta incidência e o número crescente deste transtorno, ainda sem causa conhecida, o Esquadrão de Saúde de Guaratinguetá (ES-GW) idealizou o Projeto de Apoio ao Paciente Autista (PAPA), destinado às pessoas com autismo de 0 a 16 anos, pais, cuidadores e responsáveis.

Através desse projeto, que teve início em abril deste ano, é oferecido atendimento ambulatorial e multidisciplinar, com a atuação de profissionais das seguintes áreas: Psicologia; Psiquiatria; Fonoaudiologia; Fisioterapia; Música; Psicopedagogia; Odontologia; Nutrição; e Assistência Social. São desenvolvidas ações em conjunto voltadas à família e ao apoio à inclusão do autista na sociedade como um todo.

A assistência integral tem o propósito de minimizar as diferenças, atuando antecipadamente no diagnóstico para que, através de uma intervenção precoce, possa proporcionar um melhor prognóstico.

Com o intuito de conhecer o Projeto, o ES-GW recebeu, no dia 21 de outubro de 2019, a visita do Prefeito da Estância Turística de Guaratinguetá, o Senhor Marcos Soliva, acompanhado dos Deputado Federal Paulo Freire, Deputada Estadual Valéria Bolsonaro e Vereador Márcio Almeida. O Comandante da Escola de Especialista de Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto também esteve presente. Na ocasião, a Senhora Edilene Argollo Vieira, fonoaudióloga e coordenadora do PAPA, juntamente com a Tenente-Coronel Marcele de Oliveira Coimbra, Comandante do ES, apresentaram as estratégias de cuidados oferecidos pelo projeto, desde o acolhimento do paciente, triagem para diagnóstico precoce, avaliação psiquiátrica, entrevista com a assistente social, até os atendimentos pela equipe multidisciplinar, bem como apoio aos familiares.

“Trata-se de um projeto lindo, nascido de um pedido de um pai, com um olhar inclusivo e acolhedor, fico feliz em poder contribuir. Esperamos alcançar muitas pessoas que tem uma luta diária com esse transtorno e trazer esperança e excelência no atendimento”, comentou a senhora Edilene.


Ten Cel
Marcele recepcionando os convidados na Subdivisão de Atividades Complementares- SAC do ES-GW.

Comandante da Escola de Especialista de Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Codinhoto e Comandante do ES-GW, Ten Cel Marcele, em foto Oficial da visita.

Coordenadora do PAPA, Edilene Argollo Vieira, em apresentação do projeto aos convidados.

Equipe multidisciplinar do ES-GW.

Sala recreativa e de desenvolvimento motor na SAC.

Sala recreativa e de desenvolvimento motor na SAC.

Fonte: ES-GW

 

Fim do conteúdo da página