Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Institucional > Unidades Subordinadas > Noticias OSA apoiada > Trabalho desenvolvido no ES-CG foi apresentado na Universidade de Harvard
Início do conteúdo da página

Uma pesquisa realizada na Seção de Audiologia do Esquadrão de Saúde de Campo Grande (ES-CG) foi apresentada na Conferência da Universidade de Harvard (EUA). A pesquisa realizada e apresentada pela 1° Tenente Fonoaudióloga Elisângela Hermes analisou o efeito da estimulação psicomotora na Terapia de Disfunção Vestibular (TDV). Essa disfunção desencadeia um sintoma muito conhecido nas pessoas, a vertigem, que acarreta restrições na qualidade de vida quando não tratada e/ou prevenida.

O tema do trabalho surgiu devido aos diversos casos de pacientes atendidos no ES-CG com labirintite. Uma das opções de intervenção é a reabilitação vestibular, que é um procedimento terapêutico realizado por fonoaudiólogos para melhorar e restaurar a desordem do equilíbrio corporal que acompanha a condição clínica das alterações no órgão do equilíbrio – o ouvido.

 A pesquisa, quando reconhecida por uma instituição renomada, passa por um processo de acreditação dos resultados e, consequentemente, melhora a qualidade no atendimento aos pacientes.

A Conferência ocorreu na Universidade de Harvard, na cidade de Boston, em julho de 2018. Entre as outras instituições envolvidas neste evento incluem-se os hospitais afiliados à Harvard Medical School, McLean e Beth Israel-Deaconess, bem como o Laboratório de Neurociências Computacional do Departamento de Ciências Cirúrgicas de Nuffield, Universidade de Oxford e o Laboratório de Inteligência Sintética do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Faculdade de Medicina da Universidade Hebraica de Jerusalém, a Sorbonne (Universidade de Paris) na França, a Academia de Música e Dança de Jerusalém, a Escola de Ciências da Saúde da Universidade de Haifa, o Instituto Wingate para Esportes e Ciências do Exercício, o Instituto Nacional de Ciências do Cérebro e Reabilitação - Nazaré/Israel, o Instituto de Neurologia e Neurocirurgia de Havana, a Faculdade de Ciências Médicas Manuel Fajardo, a Escola de Saúde Pública da Universidade de Havana, Cuba e a Universidade de Bielefeld na Alemanha.

O objetivo da conferência foi compartilhar o conhecimento de todos aqueles cujos interesses residem na natureza do movimento humano e sua relação com a função cognitiva.

Os resumos da conferência estão publicados nos Anais da Conferência disponíveis no site: www.movementis.com, bem como os trabalhos selecionados serão publicados no volume 8 da revista Functional Neurology, Rehabilitation, and Ergonomics. 

Fonte: Esquadrão de Saúde de Pirassununga - AFA

Fim do conteúdo da página