Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Noticias Internas > 06/2018 - HFASP realiza Campanha de Prevenção ao Glaucoma
Início do conteúdo da página

O glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Constitui um grupo de enfermidades que possuem certas características em comum, como escavação e atrofia do nervo óptico, levando a perda de campo de visão, com concomitante perda progressiva de fibras nervosas do nervo óptico e perda gradativa da visão.  O Glaucoma pode não provocar dor e os portadores dessa doença, muitas vezes, só percebem sua existência quando os danos são graves e irreversíveis. Existem o glaucoma de ângulo aberto e o glaucoma de ângulo fechado.

Os fatores de risco para o glaucoma são:
Pressão intraocular elevada;
Histórico Familiar de glaucoma;
Idade acima de 40 anos;
Tratamento com esteroides;
Altos graus de miopia;
Hipertensos;
Diabéticos.

O tratamento do glaucoma baseia-se em reduzir a pressão ocular e pode ser feito com o uso de colírios.

Na última quarta-feira (30/05/18), o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou uma Campanha de Prevenção contra o Glaucoma com objetivo de disseminar conhecimento e incentivar os usuários do Sistema de Saúde da Aeronáutica a cuidar da saúde ocular.

O Segundo Tenente Médico Paulo Rodrigo dos Santos David ministrou uma palestra ao efetivo sobre a doença, suas características e a importância da detecção precoce para o tratamento.

Durante a manhã, os médicos oftalmologistas do HFASP realizaram atendimento aos usuários do hospital, por meio de questionário sobre risco de glaucoma, exames de tonometria de aplanação, biomicroscopia e fundoscopia. Foram atendidos 71 pacientes, sendo que destes, 8 apresentaram suspeita de portarem a doença e 4 foram diagnosticados com glaucoma.

 O Suboficial da Reserva Ary Ailton Moleiro Martins, ao trazer a filha para uma consulta de rotina, aproveitou a campanha para realizar o exame. Durante o atendimento, o mesmo foi diagnosticado com a doença, já foi medicado e recebeu encaminhamento para realizar o tratamento. “Fui muito bem acolhido pelos médicos do HFASP, o serviço prestado pela oftalmologia é de excelência. A prevenção é primordial, principalmente, quando se fala em visão”, comentou o Suboficial.


Equipe responsável pela Campanha com o Cel Sidney e Cel Mesquita


Cap Beatriz realizando exame na Campanha de Prevenção ao Glaucoma


Porta da Secao de Oftalmologia decorada para a Campanha

Fonte: Seção de Oftalmologia e Seção de Comunicação Social do HFASP

Fim do conteúdo da página