Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Março Lilás no HFASP
Início do conteúdo da página

 

- Capitão Fernanda Alfarelos e equipe do CAIS envolvida na campanha.

HFASP realiza campanha de prevenção ao Câncer de Colo de Útero

O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou, no dia 20/03/2024, a campanha “MARÇO LILÁS” dedicada à conscientização e prevenção do câncer de colo de útero.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. A estimativa para o triênio 2023-2025 é o surgimento de 17.010 novos casos, o que representa uma taxa bruta de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.

A campanha iniciou-se com a palestra da Capitão Médica Fernanda Ribeiro Champi Alfarelos para o efetivo, em foram abordados a etiologia, os fatores de risco, as formas de rastreio e a prevenção da doença.

Diante da relevância do tema, a campanha se estendeu para a sala de espera dos ambulatórios do Hospital, onde a Tenente QOCon Enfermeira Kelly de Moura Oliveira Krause alertou os pacientes sobre a alta prevalência do câncer do colo de útero, sobre a importância da prevenção e esclareceu dúvidas referentes à vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). Vale ressaltar que o câncer de colo de útero está associado a infecções persistentes por alguns tipos de HPV.


- Palestra da Capitão Fernanda Alfarelos.

 

- Palestra da Tenente Krause para os pacientes na sala de espera dos ambulatórios.

Durante toda a manhã do dia da campanha, foi realizada, pela Seção de Ginecologia e pelo Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS) a coleta para exame Papanicolau nas pacientes que procuraram o setor, perfazendo um total de 24 atendimentos. A Tenente Larissa Cristina Yamamoto, do GAP-SP, participou da campanha e comentou: “Achei de grande relevância essa ação para divulgar a importância da realização do exame preventivo anualmente e também por ser um assunto que está em alta. É a primeira vez que eu participo, mas espero que tenham mais ações como essa”.

Tags: Março lilás; câncer de colo de útero; prevenção; HPV; HFASP

Fontes: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/dados_e_numeros_colo_22marco2023.pdf
Comunicação Social

Banner alusivo ao evento:

 

 

Fim do conteúdo da página