Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > HFASP participa de EXOP EVAM DQBRN com simulação de paciente contaminado
Início do conteúdo da página

- Helicóptero H-36 Caracal e ambulância envolvidos no Exercício.

Treinamento tem foco no manejo de contaminações química, biológica, radiológica e nuclear

No período compreendido entre os dias 11 e 21/03/2024, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) participou do Exercício Operacional de Evacuação Aeromédica (EVAM) para Defesa Biológica, Química, Radiológica e Nuclear (DBQRN).

Para EVAM em casos de DBQRN, existem procedimentos e requisitos operacionais que devem ser observados como: aeronave com características próprias para o transporte, utilização de equipamento de proteção individual pela equipe envolvida adequada ao tipo de evento, manejo específico do paciente durante o transporte e atendimento, dentre outros.




- Preparo da equipe para desembarque do helicóptero.

O Exercício realizou-se na Base Aérea de Santos (BAST), sob a coordenação da Diretoria de e Saúde (DIRSA), e teve o objetivo de propiciar treinamento a equipes de saúde da Força Aérea Brasileira (FAB) na Guarnição de Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP) em Ações de Força Aérea de EVAM e DBQRN.



- Paciente acomodado na ambulância para transporte.

Para o Exercício em questão, foram selecionadas seis equipes de EVAM, compostas por 01 Médico, 01 Fisioterapeuta Respiratório, 01 Enfermeiro e 01 Graduado de Serviço de Enfermagem; provenientes do HFASP, do Grupo de Saúde de Pirassununga (GSAU-YS) e do Grupo de Saúde de Guaratinguetá (GSAU-GW).

A operação compreendeu o transporte de um paciente com contaminação BQRN simulada, da BAST até o HFASP, por meio do helicóptero H- 36 Caracal, aeronave multifunção com capacidade de resgate em terra e água. No HFASP, a equipe de saúde encontrava-se de prontidão para colocar em prática os conhecimentos e técnicas necessários para a recepção e atendimento do paciente.

- Chegada do paciente à Emergência do HFASP.

O Coronel Médico Dalton Muniz Santos, Chefe da Divisão de DBQRN da DIRSA, ressaltou: “a recente pandemia de Coronavírus propiciou um aprimoramento, na prática, das diretrizes de preparo e emprego da FAB em missões de transporte na DBQRN, já previstas na Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA) 1-6, do ano de 2014. É extremamente importante que as equipes de saúde da FAB sejam treinadas periodicamente para que, quando acionadas para as missões de EVAM reais, estejam aptas a realizá-las”.



- Debriefing do Coronel Dalton sobre o Exercício com a equipe do HFASP.


- Equipe organizadora e participantes do Exercício.

Coronel Rildo, Diretor do HFASP, Coronel Dalton e equipes do HFASP e IMAE participantes do Exercício.

Tags: #FAB; #HFASP; #ANossaForçaOndeoBrasilPrecisar; #EVAN; #DQBRN
Fonte: Comunicação Social

 

Fim do conteúdo da página