Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > HFASP recebe Selo de Conformidade do Programa CQH em Cerimônia Alusiva ao Dia da Saúde da Aeronáutica
Início do conteúdo da página

 Solenidade do Aniversário do Serviço de Saúde da Aeronáutica no HFASP.

Hospital é certificado pelo Programa pela nona vez consecutiva

No dia 1º de dezembro de 2023, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou, em seu auditório, cerimônia militar de comemoração ao 82º aniversário de criação do Serviço de Saúde da Aeronáutica. Na oportunidade, o HFASP recebeu o Selo de Conformidade Nível Ouro do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) na modalidade de 125 pontos. A cerimônia foi presidida pelo Diretor do HFASP, Coronel Médico Rildo Rinaldo de Andrade, e contou com a participação do efetivo do HFASP, do Coordenador do Programa CQH, Doutor Milton Massatuki Osaki, e do Assessor do Programa, Senhor Silvio Tadao Nakashima.

O Dia da Saúde da Aeronáutica é comemorado desde 1941, quando os Oficiais Médicos da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da sociedade civil se uniram para atender ao Ministério da Aeronáutica quanto à saúde de seus aero navegantes durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante a solenidade, foram homenageados a Oficial e o Graduado do HFASP que se destacaram pelo comprometimento e dedicação no atendimento ao paciente, sendo exemplos no Serviço de Saúde da Aeronáutica. A 1º Tenente Enfermeira Debora Simonetti Miguel e o 1° Sargento Serviço de Radiologia José Constantino da Silva Júnior receberam, do Coronel Rildo, o prêmio “Destaque Operacional de Saúde da Aeronáutica – Tenente- Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Coutinho Camarinha”.


Tenente Simonetti (à esquerda), Coronel Rildo (ao centro) e Sargento Constantino.

 
Selo de Conformidade do Programa CQH

O Programa CQH, criado em 1991, é uma ação social da Associação Paulista de Medicina (APM) de adesão voluntária e tem como objetivo contribuir para a melhoria contínua da qualidade em serviços de saúde por meio do aperfeiçoamento dos processos de gestão. O Programa contém um componente educacional muito importante, pois incentiva a mudança de atitudes e de comportamentos institucionais, incentivando o trabalho coletivo no aprimoramento dos processos de atendimento.


Selo de Conformidade Nível Ouro do Programa CQQ obtido pelo HFASP.

A busca pela qualidade em serviços de saúde no HFASP iniciou-se em 1999, quando o então Diretor do Hospital, hoje Major-Brigadeiro Médico R1 José Elias Matielli, optou pela metodologia desenvolvida pela APM, aderindo ao Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar. Após o período de quase um ano de adequações ao sistema de gestão, o HFASP recebeu, no ano de 2001, sua primeira Certificação de Qualidade, tornando-se, assim, o primeiro Hospital Militar a recebê-la. A cada dois anos o Hospital é auditado, conforme metodologia preconizada pelo Programa, permanecendo com a certificação até os dias atuais. O Selo de Conformidade Nível Ouro do Programa CQH recebido hoje é o último estágio da modalidade de avaliação 125 pontos. Nas próximas aferições, o Hospital será submetido à modalidade avaliativa de 250 pontos.


Militares da Assessoria de Qualidade em Saúde (AQS) do HFASP, Equipe CQH e Coronel Rildo.

O Doutor Milton Massatuki Osaki, coordenador do Programa CQH, ressaltou: “O projeto CQH extrapolou as fronteiras brasileiras e o HFASP tem sido a referência para os projetos em outros hospitais da Aeronáutica e do exterior. O HFASP conquistou o Selo Ouro na modalidade 125 pontos e tenho certeza de que obterão êxito no modelo 250 pontos”.

 

Coronel Rildo, Doutor Milton, Tenente-Coronel Miriam (Chefe da AQS) e Senhor Silvio.

O Coronel Médico Rildo Rinaldo de Andrade acrescentou: “O HFASP permaneceu no propósito de oferecer um serviço da melhor qualidade possível e superou todas as dificuldades. O resultado desse esforço é a certificação Nível Ouro na modalidade 125 pontos pelo Programa CQH. Agradeço o efetivo do HFASP pelo esforço e envolvimento nesse processo”.


Coronel Rildo (ao centro) e militares da AQS do HFASP.


Fonte: Comunicação Social do HFASP.
Compromisso com a Qualidade Hospitalar. Disponível em: https://cqh.org.br. Acesso em 02 de dezembro de 2023.
Créditos: Maj Lustosa, Sgt Catherine; Sgt Chaves.
Tags: HFASP, CQH, Selo CQH, APM, Dia da Saúde, Destaque Operacional.

Fim do conteúdo da página