Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > 150 anos de Santos Dumont
Início do conteúdo da página

EPCAR realiza 18ª Feira do Conhecimento – “Pai da Aviação”

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), promoveu a 18ª Feira do Conhecimento. O evento, realizado nessa segunda-feira (20/11), teve como objetivo desenvolver projetos visando trabalhar competências e habilidades previstas no currículo do ensino médio, buscando o desenvolvimento do discente na esfera humana, social, cultural, científica e tecnológica.

Na ocasião, estiveram presentes o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, o Chefe da Divisão de Ensino (DE), Coronel Aviador Cristiano Link, militares e civis pertencentes ao efetivo da “Nascente do Poder Aéreo”, equipe pedagógica e docentes das diversas disciplinas do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) os quais foram os responsáveis por avaliar os trabalhos apresentados.

No ano de 2023, em especial, a Feira do Conhecimento abordou o tema “Pai da Aviação”, homenageando o sesquicentenário de nascimento do ilustre brasileiro Alberto Santos Dumont. Para o professor de história Leonardo Campos, o qual leciona há 28 anos nesta Escola Preparatória, esse evento é sempre um engrandecimento para a cultura e para o crescimento dos alunos. “Participo mais de 17 anos, muitas vezes como orientador e avaliador, e a cada ano que se passa percebo ainda mais o interesse, o engajamento e a interação dos participantes. E, neste ano específico, é uma honra para todos nós estarmos compartilhando conhecimento e homenageando um dos grandes heróis do Brasil, Alberto Santos Dumont”, afirmou.

O aluno Enzo Andrade Souza, pertencente ao 2º Esquadrão, explicou que a motivação de todos foi baseada na genialidade do Patrono da Aeronáutica Brasileira, em suas invenções, obras e valores. “Suas invenções foram grandiosas. O nosso grupo focou em uma delas, o famoso chuveiro, mostrando toda a inteligência desse magnífico brasileiro que já no início do século XX tinha um amplo conhecimento de física, vasos comunicantes, química e várias outras disciplinas observadas nesse invento”, comentou.

Finalizando as apresentações, o público presente foi presenteado por um emocionante “sarau”, em que alunos e professores narraram a história de vida de Alberto Santos Dumont de uma forma eclética e criativa, mesclando linguagem verbal e não verbal, e encantando todos os espectadores. “Entregamos esse belo espetáculo contando os trechos mais importantes da vida de um dos nossos maiores inventores. A forma lírica e dramática do texto confeccionado pelos próprios alunos, a mistura de instrumentos clássicos e contemporâneos, enfatizaram a grande versatilidade artística do nosso corpo docente e discente e de todas as pessoas que nos auxiliaram nessa brilhante apresentação”, explanou a professora de artes Rívia Bianca da Costa Freitas, coordenadora geral do sarau.

 

Veja mais imagens da 18ª Feira do Conhecimento - "Pai da Aviação" clicando aqui.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Domingos
Fotos: Sargento Valentim
Fim do conteúdo da página