Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR realiza Portões Abertos no Museu de Cabangu
Início do conteúdo da página

Evento foi marcado pela reinauguração da Casa Natal de Santos Dumont e por várias atrações, incluindo a exposição “150 anos, 150 imagens” em homenagem ao sesquicentenário de Alberto Santos Dumont

Para a Força Aérea Brasileira (FAB), o ano de 2023 reveste-se de um significado singular, pois está sendo consagrado ao sesquicentenário do ilustre brasileiro, Alberto Santos Dumont. Sendo assim, no dia 22 de outubro de 2023, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou o Open Museum Day – Dia de Museu, no Museu de Cabangu, localizado na cidade de Santos Dumont (MG).

Aberto ao público e com entrada franca, estima-se que durante todo o dia mais de 2 mil pessoas passaram pelo local e puderam acompanhar as diversas atividades que foram proporcionadas aos visitantes, como exposição de carros antigos, clube do voo virtual e “Airsoft”, com a equipe de alunos do CPCAR, praça de alimentação com brinquedos infláveis, além da ACISO, que contou com serviços médicos e odontológicos, medição de pressão e glicemia, realizados pelos militares do Grupo de Saúde de Barbacena (GSAU-BQ).

O ápice do evento, momento mais marcante caracterizado pela reinauguração da Casa Natal do “Pai da Aviação”, um espaço cuidadosamente revitalizado e projetado por profissionais de museologia do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), concebido para propiciar interatividade com os visitantes e trazer modernidade ao museu, tendo contado com a presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major Brigadeiro do Ar Sérgio Bastos Junior, do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, e de autoridades militares e civis da cidade de Santos Dumont e região. “Hoje, a Força Aérea Brasileira, ao entregar a revitalização da Casa Natal de Alberto Santos Dumont, reforça o compromisso de se fazer presente e demonstra o inefável sentimento de manter viva a memória do gênio brasileiro que carregava em suas ações e invenções os mesmos valores que cultuamos em nossa Força: patriotismo, comprometimento, dignidade, resiliência”, ressaltou o Comandante da EPCAR.

Em suas palavras, o Presidente da Fundação Casa de Cabangu, Sandro Vilela Damasceno, exprimiu a satisfação e grande responsabilidade em receber o projeto museológico concebido pela FAB. “A Casa Natal é o coração desse Parque e a alegria de receber essa revitalização é imensa. Porém, a responsabilidade de manter todo esse patrimônio que é nosso dever institucional aumentou, para que possamos implementar outras medidas de otimização de todo esse espaço e estimular cada vez mais a visitação”, afirmou.

Morando em Juiz de Fora, os pais de Alberto Sana Durço, de apenas 8 meses de idade, vieram mostrar a ele o acervo do ilustre brasileiro que deu origem ao seu nome. “Sempre tive uma grande admiração pelo Pai da Aviação desde que visitei Cabangu a muitos anos atrás e me inspirei na história dele. Por isso, decidi homenagear quem sabe o maior inventor brasileiro de todos os tempos, colocando o seu nome em meu filho”, revelou Karol Araújo Durço, pai do pequeno Alberto. Além dessa linda homenagem, a curiosidade envolvida nessa história é que o Alberto ficou com as mesmas iniciais do sobrenome de Dumont, visto que Sana tem o mesmo início de Santos, e Durço, mesmo começo de Dumont.

Por fim, as pessoas que prestigiaram o evento puderam realizar visitas guiadas para conhecer o acervo revitalizado da Casa Natal e ainda a Exposição Dumont: 150 anos / 150 imagens, com criações de jovens do ensino médio das escolas de Barbacena e de alunos da EPCAR, em homenagem ao sesquicentenário do Patrono da Aeronáutica Brasileira.

Você pode visualizar mais imagens desse evento clicando aqui.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Domingos
Fotos: Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página