Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR recebe visita de Oficiais de Nações Amigas
Início do conteúdo da página

  

 

O objetivo da visitação foi para que os Oficiais Alunos do Curso de Comando e Estado-Maior conhecessem a rotina dos alunos da Nascente do Poder Aéreo

   

    Nos dias 18 e 19 de setembro de 2023, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) recebeu a visita da comitiva da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) e dos Oficiais Alunos de Nações Amigas do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM). Os militares foram recepcionados pelo comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, e pelo chefe da Divisão de Ensino (DE), Coronel Aviador Cristiano Link.
    Os Oficiais alunos oriundos de diversos países dentre eles África do Sul, Índia, Argentina, Peru, Estados Unidos da América, Canadá e Chile, os quais realizam  o CCEM  ministrado pela Força Aérea Brasileira (FAB), conheceram a história e missão da EPCAR em uma apresentação coordenada pelo chefe da DE. "Na Nascente do Poder Aéreo levamos  em consideração todos os valores intrínsecos à vida militar, destacando-se, como imprescindíveis, a disciplina, o patriotismo, a integridade, o comprometimento e o profissionalismo", relatou. Em seguida, os visitantes conheceram as instalações, interagiram com os alunos da tropa mais jovem da FAB e acompanharam a parada diária do Corpo de Alunos.
    Para o adjunto da coordenadoria de jogos de guerra da ECEMAR, Tenente-Coronel Aviador Oziel Itá Júba Jára Barbosa Silveira, a importância dessa visita para o curso é a oportunidade de mostrar aos Oficiais de Forças Aéreas estrangeiras o quão competente a FAB é na formação de seus militares. "Na EPCAR, especificamente, doutrinamos jovens inexperientes e os moldamos para serem os futuros líderes da nossa Força, mostrando a eficiência e intenso preparo de todo nosso efetivo. Para os Oficiais Alunos que estão conhecendo essa realidade de perto é uma experiência única, visto que em seus países o ingresso nas Forças Armadas é permitido, em sua maioria, a partir da maior idade", comentou.
    Em sua primeira vinda ao Brasil, o Major Abhijit Patil, militar da Força Aérea Indiana, relatou que a disciplina e motivação observada em cada aluno para aprender é surpreendente. "Esta é uma das únicas instituições militares que conheço onde o aluno começa a aprender sobre Poder Aéreo muito cedo, com 14, 15 anos. Na minha opinião, quando chegarem na Academia da Força Aérea, já estarão com a liderança e o poder de decisão em um grau muito elevado", afirmou o Oficial indiano.
    

Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM)
O CCEM tem como finalidade capacitar Oficiais Superiores dos Quadros de Aviadores, de Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica para o exercício das funções de Estado-Maior e para o desempenho de cargos de Comando, Direção e Chefia. O curso é realizado em dois anos e dividido em dois módulos: no primeiro ano na modalidade ensino a distância, e o segundo módulo realizado presencialmente na ECEMAR.

 

Clique aqui para ver mais imagens dessa visita.

 

 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Domingos
Fotos: Sargento Domingos

 

 

Fim do conteúdo da página