Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Em Barbacena, Santos Dumont é homenageado na Câmara Municipal
Início do conteúdo da página

Sessão solene marcou as comemorações alusivas ao sesquicentenário do mineiro Alberto Santos Dumont, na Câmara Municipal de Barbacena

 

Na noite do dia 20 de julho de 2023, na Câmara Municipal de Barbacena, o poder legislativo da cidade homenageou o Pai da Aviação, por intermédio de uma sessão solene. A proposição foi apresentada pela Mesa Diretora do Legislativo Municipal, e aprovada pelo Decreto Legislativo n° 924/2023. Estiveram presentes na sessão solene, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Nilton Cézar de Almeida, que presidiu a sessão, o Prefeito de Barbacena, Carlos Augusto Soares do Nascimento, o Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, vereadores, representantes da Academia Barbacenense de Letras (ABL), que também tem Santos Dumont como Patrono, além de autoridades civis e militares de Barbacena. A Banda de Música da EPCAR também esteve presente, abrilhantando o evento, assim como representantes do efetivo da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR.

Exatamente, há 150 anos, nascia, no distrito de Palmyra (MG), a época pertencente à cidade de Barbacena, aquele que se tornaria umas das personalidades mais notáveis da humanidade: Alberto Santos Dumont. Com suas obras, ele se tornaria o Pai da Aviação, o Patrono da Aeronáutica Brasileira e Marechal do Ar. Seu sesquicentenário está sendo celebrado em todo o Brasil e, em Barbacena (MG), ainda há um motivo a mais para esta celebração, pois a cidade é a sede da EPCAR, escola militar da Força Aérea Brasileira (FAB) que, em seus alunos, também carrega o mesmo sonho de Santos Dumont: voar! Desta feita, a sessão solene homenageou o Pai da Aviação e a FAB, com discursos proferidos pela ABL e pelo Presidente da Casa, além do ato que marcou a entrega de uma placa comemorativa ao Comandante da EPCAR. Em seu discurso, durante a solenidade, o Brigadeiro Daniel destacou os feitos inacreditáveis daquele que se tornou um herói nacional, somados aos valores que foram praticados por Santos Dumont e que norteiam os caminhos trilhados pela Força Aérea Brasileira, como profissionalismo, comprometimento, e integridade. “O que dizer de um herói nacional que realizou feitos inacreditáveis, em pleno alvorecer do século vinte, e nos deixou legados inimagináveis, os quais até hoje ecoam e marcam de forma indelével toda a humanidade? No ano do sesquicentenário desse ilustre brasileiro, cabe a todos nós, a cada um de nós brasileiros, enaltecer e reverenciar Santos Dumont… Cabe a todos nós dignificar seus feitos, suas obras, propagar e rememorar os valores que nos orgulham e nos representam. Viva Minas Gerais! Viva o Brasil! Viva Santos Dumont!”, disse o oficial-general, em seu discurso, após o recebimento da placa comemorativa.

“A presença da Força Aérea em Barbacena traz desenvolvimento pra nossa cidade, de várias formas, contribuindo com desenvolvimento tanto na educação, na cultura e, também, no fomento econômico do município, pois ela gera várias atividades diretas e indiretas aos munícipes. Além destes aspectos, podemos destacar o legado para a Força Aérea, para o Brasil e, porque não dizer, para o mundo, em relação a formação de alunos que seguem suas carreiras. E, podemos dizer que tudo isso começou com Santos Dumont. Então, para nós, é uma alegria muito grande ter a Força Aérea nos céus de Barbacena e, como representante dos barbacenenses, através do poder legislativo, nos sentimos honrados em fazer essa homenagem. O legado de Santos Dumont continua e ele não vai parar e não conseguimos imaginar o atual sistema mundial sem a aviação. Hoje, a Força Aérea Brasileira está no mais alto patamar de todo o contexto mundial”, destacou o Presidente da Câmara, vereador Nilton, destacando que o principal objetivo da sessão solene é homenagear e reforçar a importância de Santos Dumont ter esse reconhecimento por ter sido, como mineiro e barbacenense, um grande cidadão que trouxe todo esse desenvolvimento para a humanidade, e, ainda, de celebrar a presença da EPCAR e da FAB no território barbacenense.

Durante a sessão solene, no Palácio da Revolução Liberal, a Banda de Música executou o Hino Nacional Brasileiro e, também, o Hino de Barbacena. E nós separamos mais imagens pra você, desta emocionantes sessão solene. Para ver, basta clicar aqui!

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Domingos

 

Fim do conteúdo da página