Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Governo de Minas Gerais homenageia Santos Dumont
Início do conteúdo da página

Na solenidade que comemorou o sesquicentenário do mineiro Alberto Santos Dumont, 125 personalidades foram agraciadas com a Medalha Santos Dumont

 

Na tarde desta quinta-feira (20/07), foi realizada, exatamente na casa onde nasceu Santos Dumont, há 150 anos, atualmente cidade que leva o seu nome, a cerimônia de entrega das medalhas Santos Dumont, evento promovido pelo Governo de Minas Gerais. Com a presença do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a cerimônia também foi prestigiada por diversas autoridades federais, estaduais e municipais, dentre estas, oficiais-generais da Força Aérea Brasileira (FAB). Nesta edição especial, foram 125 agraciados, entre personalidades e entidades, que foram homenageados pela relevância nos serviços prestados ao Estado e ao País. Dentre estes, dezesseis militares da FAB foram agraciados. Na oportunidade, também aconteceu o lançamento, pelos Correios, de um selo comemorativo e de um carimbo do primeiro dia de circulação em homenagem aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont.

A FAB também se fez representar na solenidade com a presença da Guarda de Honra da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), que, após a revista realizada pelo Governador Romeu Zema e, sob os acordes da Banda de Música da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, entoou o Hino Nacional Brasileiro, que foi cantado por todos os presentes. Na sequência, foi realizado o lançamento do selo comemorativo, pelos Correios, e iniciou-se o agraciamento da Medalha Santos Dumont, nos graus ouro, prata e bronze. Dentre os homenageados com a comenda, estava o Suboficial da Aeronáutica Adriano de Souza. Especialista em enfermagem, o militar atualmente presta serviços no Grupo de Saúde de Barbacena (GSAU-BQ) e, com 28 anos de carreira, agradeceu pelo reconhecimento por todos estes anos dedicados à Força Aérea, reafirmando o compromisso de continuar atuando com dedicação e empenho nas diversas atribuições que lhe forem confiadas. “Para mim é uma satisfação imensa, um orgulho, principalmente por ser homenageado nesta data onde estamos celebrando os 150 anos de Santos Dumont. Fico muito orgulhoso e com a certeza de que estou no caminho certo. Repetiria tudo o que já fiz até hoje, desde quando ingressei como soldado, de cabeça erguida e estarei sempre à disposição da Força Aérea Brasileira”, disse o Suboficial De Souza, agraciado com a medalha no grau bronze, afirmando que uma característica pessoal que lhe é comum a Santos Dumont, seria a persistência.

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça foi o orador oficial da cerimônia. Nesta data tão especial, exatamente no dia e no local onde nasceu o Patrono da Aviação Brasileira, o oficial-general destacou a honra em poder expressar e representar a Força Aérea Brasileira em data tão marcante, enfatizando o orgulho em falar do mineiro, do brasileiro, do herói nacional que sempre ousou, sonhou e que era possuidor de virtudes que honram a todos os brasileiros e que faz nutrir sentimentos de orgulho, de patriotismo e de amor ao Brasil. “Valorizemos pois este ilustre brasileiro que sonhou e que realizou, que ousou mais do que tudo. Que neste solo sagrado desta Fazenda Cabangu encontremos inspiração para construir algo maior e melhor. Quando pensamos em uma Força Aérea moderna, de grande capacidade dissuasória, capaz de cumprir sua missão, impossível não ser grato a Santos Dumont: foi ele sim, o Patrono da Aeronáutica Brasileira, o Pai da Aviação, que nos legou, consequência direta de seus grandes feitos, uma Força Aérea capaz de ser e de realizar tudo o que dela se espera. Viva Minas Gerais! Viva o Brasil! Viva Santos Dumont!”, discursou o Brigadeiro Daniel, que também foi o paraninfo da medalha no grau bronze.

“Há exatamente 150 anos, em um mesmo 20 de julho, nascia nesta fazenda onde estamos, um mineiro que com sua genialidade, disciplina e persistência transformou o mundo e colocou definitivamente o Brasil no mapa das grandes invenções. Por causa de sua relevância e do nosso orgulho de termos Alberto Santos Dumont como conterrâneo, que todos os anos Minas Gerais celebra sua existência, homenageando personalidades que contribuíram para melhoria da sociedade mineira com a medalha que leva o nome do inventor do avião. A história de Santos Dumont é inspiradora e didática. Por um lado, ela nos incentiva a sonhar alto e acreditarmos que somos capazes de feitos extraordinários, como fazer uma máquina que pesa toneladas flutuar pelos céus, e encurtar distâncias que eram percorridas em dias para horas. Por outro lado, ela nos ensina que não basta apenas sonhar: é preciso muito trabalho, dedicação e resiliência para alcançar uma grande realização”, disse o Governador Romeu Zema em seu discurso, durante a solenidade.

A Fazenda Cabangu abriga um acervo de materiais pessoais de Santos Dumont e é gerida por meio de parceira, entre a FAB, representada pela EPCAR, a Prefeitura Municipal de Santos Dumont e a Fundação Casa de Cabangu.

Além do Suboficial De Souza, também foram agraciados os seguintes militares da Força Aérea Brasileira: Coronel Aviador Valter Faria Junior, Coronel Aviador Joel de Castro Sales, Coronel Aviador Diogo Piassi Dalvi, e Tenente-Coronel Engenheiro Nelson Muta Hotta, no grau ouro; Tenente-Coronel Intendente Pedro Nahon Otoni e Tenente-Coronel Intendente Alba Angélica Nunes Teixeira, no grau prata; e Coronel R/1 Edmilson Leite Guimarães Filho, Tenente-Coronel Aviador Cleryson Wander Teixeira, Tenente-Coronel Infantaria Wanderson Menezes dos Santos, Major Infantaria Gustavo Moura de Oliveira, Capitão R/1 Eduardo Pereira Dutra, Suboficial Heloisio Ribeiro Mendes, Suboficial Marco Antônio da Silva Castro, Suboficial Antonio Carlos de Felipe Souto, e Sargento Marcelo José Saraiva e Souza, no grau bronze.

Clique aqui e veja mais imagens desta solenidade.

 

A medalha

Concedida pelo Governo de Minas Gerais, a Medalha Santos Dumont foi criada em 1956 para comemorar o primeiro voo do 14-Bis – realizado no dia 23 de outubro de 1906, em Paris, simbolizando o reconhecimento pelo feito de Alberto Santos Dumont, denominado patrono da aviação brasileira. A condecoração é concedida em quatro graus: Grande Colar, Ouro, Prata e Bronze.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Valentim

 

Fim do conteúdo da página