Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Exposição em homenagem a Santos Dumont é sucesso de público
Início do conteúdo da página

Entre os dias 03 e 14 julho, a exposição “150 anos, 150 imagens” contou aos visitantes, por meio de objetos e trabalhos, a vida, as obras e os valores do Pai da Aviação


Foi realizada, no pátio de formaturas da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), a solenidade militar que marcou o encerramento da exposição “150 anos, 150 imagens”, sendo esta, mais um dos eventos comemorativos ao sesquicentenário de nascimento de Alberto Santos Dumont. A exposição contou com objetos pessoais de Santos Dumont e que são pertencentes à Fundação Casa de Cabangu, além de trabalhos que foram produzidos por alunos das escolas de Barbacena. Presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, a solenidade premiou os alunos que tiveram seus trabalhos vencedores, por meio de votação, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Nilton Cézar de Almeida, da Superintendente Regional de Ensino, Patrícia Russo Coelho Lima, da Secretária Municipal de Educação, Mara Cristina Piccinin de Souza, dentre outras autoridades locais e representantes das escolas participantes do concurso.

O objetivo da exposição foi apresentar ao público visitante, a vida, as obras e os valores do mineiro Alberto Santos Dumont, considerado o Patrono da Aeronáutica Brasileira. Além de objetos pessoais, réplicas e maquetes que contam a vida do inventor do avião, objetos estes que pertencem à Fundação Casa de Cabangu, que tem sede na cidade que leva o seu nome, a organização também proporcionou a oportunidade para que alunos da EPCAR e de todas as escolas de Barbacena, também pudesse participar, por meio da criação de trabalhos que compuseram as 150 imagens da exposição. Durante todo o mês de junho, estes trabalhos foram criados pelos alunos e, após prévia seleção das escolas participantes, foram encaminhados para EPCAR, onde, após nova seleção, foram incorporados à exposição. O público visitante pode votar naqueles que mais gostaram, por meio de um QRCode, e os vencedores foram premiados na cerimônia de encerramento da exposição. Foram maquetes, desenhos, pinturas, caricaturas, textos, aquarelas e fotos. Centenas de trabalhos foram produzidos e 75 deles participaram da exposição.

O jovem Samuel Gurita Santana, de 13 anos, foi o vencedor na categoria fotografia. Aluno do Colégio Salesianas, ele cursa atualmente o sétimo ano do ensino fundamental e, para sua participação no concurso, contou com o apoio dos pais, que o levaram até a cidade de Santos Dumont, onde nasceu o Pai da Aviação e onde há muitos monumentos em homenagem ao filho mais ilustre da terra. No centro da cidade, há uma réplica da Torre Eiffel, com um balão em seu entorno, representando o feito de Santos Dumont, no ano de 1901, quando, a bordo de seu dirigível número seis, contornou a torre, e conquistou o Prêmio Deutsch. “Fomos até a cidade de Santos Dumont, exclusivamente, para tirar a foto para a exposição e lá tem um monumento da torre Eiffel. Daí meus pais me sugeriram para que eu tirasse a foto de baixo pra cima, mostrando todo o monumento, o balão, e o céu. Receber este prêmio foi incrível e estou maravilhado! Santos Dumont é um herói nacional que fez uma das maiores invenções do mundo, que é o avião!” finalizou Samuel, afirmando ser admirador da EPCAR.

Os organizadores da exposição estimam que, entre os dias 3 e 14 de julho, cerca de dez mil pessoas visitaram os stands que foram montados no ginásio poliesportivo da EPCAR. Esse público foi composto por famílias, autoridades, instituições, e por dezenas de escolas de Barbacena e de toda a região, que trouxeram seus alunos para conhecer sobre a vida de Santos Dumont e complementar os estudos que são aplicados aos discentes, em suas respectivas escolas. Uma dessas escolas que visitaram a exposição foi a Escola Municipal Adelaide Andrada, da cidade de Antônio Carlos (MG). Assim como em outras escolas, a direção incluiu o dia letivo no calendário dos alunos, cumprindo-o na visitação à exposição. A diretora da escola, Gleidis Fernanda Silvina Barbosa, esteve presente com seus discentes, nos dois turnos do dia da visita, e destacou a emoção de todos que presenciaram a exposição, tanto alunos quanto professores. A educadora destacou o importante papel que a Força Aérea Brasileira (FAB) faz ao perpetuar a vida e os feitos de Santos Dumont, sendo também uma importante oportunidade para que os alunos possam, além de conhecer a vida dos heróis nacionais, também se interessar pela carreira nas Forças Armadas. “Eu recebi a divulgação da exposição e, junto às professoras, desenvolvemos um trabalho com os alunos sobre Santos Dumont, para que eles pudessem chegar aqui sabendo mais sobre o Pai da Aviação. A partir daqui, nossa intenção é levá-los à Cabangu, na casa onde ele nasceu. Quando estudei, não tive esta oportunidade, de vir, ver, ler e conhecer mais sobre Santos Dumont e, tudo isto, está sendo vivido com muita emoção, por nós, docentes, e pelos alunos. Tudo está maravilhoso, desde a recepção à nossa comitiva, até o dispositivo da exposição, a aeronave, os trabalhos... Espero que novos projetos como este sejam realizados para que possamos trazer nossos alunos”, enfatizou.

Um dos pontos altos da exposição foi a presença de uma réplica da aeronave Demoiselle, um dos inventos de maior sucesso de Santos Dumont. A réplica também pertence à Fundação Casa de Cabangu e pode ser observada, bem de perto, pelos visitantes, que se impressionaram com a capacidade de voar daquele invento. Durante a cerimônia de encerramento, em seu pronunciamento, o Comandante da EPCAR destacou o grande empenho do efetivo da Escola e da comissão organizadora, que se dedicaram e labutaram, diuturnamente, para alcançar os objetivos propostos nesta homenagem. O oficial-general também agradeceu às escolas de Barbacena pela participação, com a realização dos trabalhos inscritos na exposição, e a todas que visitaram o evento nas duas semanas de funcionamento. “Neste sesquicentenário, a Força Aérea faz justa homenagem a este grande brasileiro e, por meio desta brilhante exposição, que foi planejada e executada com muito carinho, com um trabalho fantástico, que eu, sinceramente, em alguns lugares que visitei, poucas vezes vi, com a qualidade que presenciei. Gostaria de enaltecer que juntamente a tudo o que foi a vida e a obra de Santos Dumont, os valores que vemos em sua personalidade, nós aprendemos a semear e a cultivar nesta Escola, aquilo que realmente acreditamos, e os empregamos para a construção de uma Força Aérea moderna e de grande capacidade dissuasória. Somos a Nascente do Poder Aéreo e aqui se inicia a carreira do futuro líder da Força Aérea Brasileira. Precisamos de uma forma resiliente, agradecer e reconhecer, tudo o que Santos Dumont fez e nos deixou como legado. Obrigado pela presença de todos, e parabéns a todos os participantes e vencedores”, discursou o Brigadeiro Daniel.

A premiação aconteceu durante a cerimônia militar, que contou com a guarda de honra do corpo de alunos da EPCAR, e foram divididos nas seguintes categorias: poesia, crônica, fotografia, história em quadrinhos e plástica. Todos os trabalhos inscritos, dentre outras regulamentações previstas no edital, deveriam abordar diretamente informações sobre a vida e as obras do Patrono da Aviação Brasileira.

150 imagens jamais caberiam nesta matéria... Então, clique aqui que você verá muitas outras!


Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Valentim e Sargento Domingos

 

Fim do conteúdo da página