Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR forma novos soldados e sargentos
Início do conteúdo da página

A Escola mantém sua missão de preparar o futuro cadete aviador da FAB, e, também, a realização de demais cursos designados pela Diretoria de Ensino

 

Atualmente, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) conta com um corpo discente composto por aproximadamente quinhentos alunos. Para que toda a estrutura de formação aos futuros oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) possa funcionar, é necessário um efetivo dedicado e em número suficiente para que a Escola execute sua missão institucional. Assim, a EPCAR realizou, nos dias 13 e 14 de julho, as solenidades de Conclusão do Curso de Formação de Soldados (CFSd) e da primeira fase do Estágio de Adaptação de Praças (EAP), respectivamente. Ambas as solenidades foram realizadas no pátio de formaturas da EPCAR e foram presididas pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, contando com a presença de todo o efetivo e de familiares e convidados dos formandos.

Durante a solenidade militar que marcou a conclusão da formação dos 43 novos soldados da Força Aérea Brasileira, os recrutas da Turma Razak, nome escolhido para a turma por seus integrantes, receberam suas divisas das mãos de seus familiares, prestaram o solene compromisso à Bandeira Nacional e desfilaram em continência ao Pavilhão Nacional, além de cantarem o Hino Nacional Brasileiro. Para um deles, em especial, o momento foi ainda mais marcante, pois, além de realizar o desejo de se tornar militar da FAB, ainda pode concluir o curso na primeira colocação, recebendo suas divisas das mãos de seus pais e do Comandante da EPCAR. “Tenho um primo que é capitão do Exército Brasileiro, e vários amigos que são militares e me motivaram e inspiraram a estar aqui. Senti algumas dificuldades no início porque estava me adequando ao ambiente, e com o tempo, consegui me destacar e terminar o curso na primeira colocação. Receber este prêmio das mãos do Brigadeiro Daniel, junto a meus pais, foi sensacional, não sei nem descrever. No início, cheguei a conversar com meu pai sobre minhas dificuldades e que estava pensando em desistir. Hoje estou aqui e deu tudo certo”, disse o soldado Gabriel Moreira, afirmando que iniciará os estudos preparatórios para os processos seletivos da Força Aérea.

“Na verdade, estar aqui, foi uma novidade! Quando me mudei para Barbacena, conheci a EPCAR e vi, aqui, uma oportunidade de trabalho. Quando surgiu essa vaga para o QSCon, eu me inscrevi, em busca de um desenvolvimento pessoal e uma experiência nova em minha vida. Atuo há doze anos como farmacêutica e espero contribuir com a Força Aérea, e aprender também para minha vida profissional. Quando entrei aqui, eu não sabia o que estava por vir, mas eu gostei de aprender, me dediquei nas diversas áreas do curso e isso resultou que eu encerrasse na primeira colocação”, destacou a primeira colocada do Estágio de Adaptação de Praças, Alice Lopes Macedo. Natural de Turmalina (MG), a agora Sargento Alice, além da formação superior em farmácia, também possui licenciatura e mestrado em química, e doutorado em biotecnologia. A militar frisou que espera contribuir para o dia a dia do seu setor de trabalho, por meio de sua formação acadêmica e sua experiência profissional, com muita dedicação, sempre na busca da melhoria pessoal e do ambiente de trabalho, influenciando aos que participarem do convívio diário. A cerimônia militar marcou a entrega das divisas aos novos sargentos da Turma Senta a Pua e, no dia anterior, no auditório da EPCAR, foi realizada a solenidade de certificação dos concludentes da primeira fase do estágio.

O Comandante da EPCAR destacou a importância da EPCAR na formação não apenas dos futuros líderes da Força Aérea Brasileira, mas de todos aqueles cursos que lhe forem demandados pela Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS). Para o oficial-general, a EPCAR sempre prezou pelo alto nível de formação de seus militares, desde o ano de 1949, e que, ao realizar dois grandes eventos, em dois dias consecutivos, mostra a sua força na qualidade do ensino, se consolidando, cada dia mais, na formação de novos militares para o Comando da Aeronáutica (COMAER).

Tem muitos mais fotos para você curtir esse momento emocionante junto aos nossos formandos! Clique aqui e veja!

 

QSCon

O Quadro de Sargentos Convocados (QSCon) destina-se a atender, em caráter temporário e em tempo de paz, as necessidades operacionais da Força Aérea, porventura não supridas pelos quadros regulares de pessoal do Comando da Aeronáutica (COMAER), pertinentes às áreas profissionais de nível médio. O Estágio de Adaptação para Praças (EAP) tem duração total de sessenta dias, a contar da data de incorporação e destina-se a adaptar os incorporados às condições peculiares do serviço militar e às áreas profissionais em que atuarão. O estágio é dividido em três fases: a 1ª fase destina-se à adaptação dos incorporados à atividade militar, por meio da instrução militar; já as 2ª e 3ª fases serão conduzidas nas seções para a qual o militar venha a ser designado.

 

CFSd

O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas nas Forças Armadas e compreende, na mobilização, todos os encargos relacionados com a defesa nacional e será prestado por brasileiros, do sexo masculino, nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro, no ano em que completam dezenove anos de idade.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Valentim e Sargento Domingos

 

Fim do conteúdo da página