Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Banda de Música realiza espetáculo comemorativo ao sesquicentenário
Início do conteúdo da página

Em noite memorável, música, encenação e homenagens marcaram o concerto da Banda de Música da Nascente do Poder Aéreo, em homenagem ao Pai da Aviação


Santos Dumont é conhecido em todo o mundo, principalmente, por ser considerado o Pai da Aviação, o “inventor do avião”. Contudo, além de suas genialidades, ele também tinha outras afinidades, como o esporte e o gosto pela música. Assim, visando a perpetuação da vida, das obras e dos valores de seu Marechal do Ar, a Força Aérea Brasileira (FAB) está comemorando, em todo o Brasil, o sesquicentenário de nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira. Na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), foi realizado mais em evento comemorativo, na noite desta quarta-feira (12/07), no auditório Brigadeiro Eduardo Gomes. Em uma noite memorável, a Banda de Música da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, realizou um concerto alusivo à data, apresentando músicas e, também, uma encenação teatral, em homenagem a Santos Dumont. A apresentação contou com a presença do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, do efetivo da Escola, familiares, e autoridades locais.

Top Gun… Star Wars… são lendários longas do cinema e da televisão que têm, em sua estrutura, a aviação! Dificilmente poderíamos imaginar a existência destes sem que o avião fosse inventado. Mais que suas tramas, estes filmes foram marcados por suas músicas temas, que, instintivamente, foram vinculadas às atividades aéreas. Daí, ao juntar, música e aviação, público e celebração, não poderia se presenciar outro resultado, senão, um evento marcante a todos que estiveram presentes. Vários foram os momentos da apresentação onde o público participou ativamente, cantando e vibrando, junto aos integrantes da Banda de Música e seus convidados especiais, com as músicas que eram interpretadas. Simultaneamente a apresentação musical, também ocorreram três atos teatrais, retratando a saga de Santos Dumont em inventar o avião. Os artistas convidados do grupo teatral Amandoart encenaram a intrigante busca de Santos Dumont por realizar seu feito, apresentando suas dificuldades e, obviamente, sua persistência e determinação em realizar o seu sonho.

Composta por músicos de grande talento, a Banda de Música da EPCAR sempre é caracterizada por realizar apresentações que encantam a quem as presencia. Cada apresentação é aguardada com expectativa pelas inovações que sempre são proporcionadas ao público. Entretanto, não apenas o público que assiste é beneficiado ou se encanta e emociona com a apresentação. Os militares que compõe o efetivo da banda também se emocionam e comemoram a superação ao executar, com perfeição, cada canção. Nesta última apresentação, por exemplo, podemos citar a participação ativa do Sargento André Filipe Corrêa da Silva. Músico, o militar é instrumentista de clarinete, e, especificamente, para o concerto em homenagem a Santos Dumont, ele foi responsável pelos arranjos de uma música, e, em outra, tendo participação direta ao realizar um solo. Segundo o Sargento Corrêa, atuar neste concerto foi um grande desafio, e que, após treze anos atuando como músico militar, pode descrever que este está sendo um dos grandes momentos de sua carreira. “Comecei a estudar música, com aproximadamente treze anos, quando participava dos movimentos da igreja, onde iniciei os estudos. Esse está sendo um momento especial da minha carreira, é um momento muito interessante. Foi a primeira vez que fiz algum solo, foi a primeira vez que fiz um arranjo que fosse executado em uma apresentação da banda e, com a ajuda do grupo, que me ajudou muito, posso afirmar que foi uma experiência muito boa. Sem dúvidas, é um dos grandes momentos da minha carreira e espero continuar ajudando, estarei sempre a disposição”, finalizou.

A nossa Força Aérea presta, neste mês de Dumont, uma justa homenagem ao Marechal do Ar Alberto Santos Dumont, porque eles nos representa, dignifica a qualidade de ser brasileiro. Ele ilumina, 150 depois, todos os valores que nós, da Força Aérea Brasileira defendemos e procuramos honrar: patriotismo, comprometimento, amor à missão, resiliência. Tudo aquilo que nós acreditamos e gostaríamos de ser. Tudo isso, tenho convicção que fica personificado naquilo que significa Santos Dumont. Por vezes, uma obra de ficção, como a que nós vimos hoje, nos leva a pensar, a refletir, a imaginar, a nos confrontar com o que a vida representa. A história de Santos Dumont nos mostra, com muita clareza, o significado das palavras resiliência, persistência e, talvez, insistência. Com um tom muito especial, de luz e cor, nos mostra que nós nunca podemos desistir dos nossos sonhos. Eu acho que a mensagem que fica hoje é que sim, é possível viver o nosso sonho. Essa é a mensagem que eu queria que ficasse pra todos nós, mas, principalmente, para cada aluno da EPCAR”, disse o Brigadeiro Daniel após o encerramento da apresentação, enaltecendo o feito do mineiro Alberto Santos Dumont, fazendo uma contrastação do exemplo deixado pelo Patrono da Aeronáutica Brasileira e que, sua vida, suas obras e seus valores, devem servir de estímulo e motivação a todos os brasileiros.

Clique aqui para ver mais imagens desta belíssima apresentação que homenageou o sesquicentenário de Santos Dumont.

 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Valentim

 

Fim do conteúdo da página