Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > ALMG homenageia os 150 anos de Santos Dumont
Início do conteúdo da página

Sessão solene na Assembleia Legislativa de Minas Gerais contou com a presença de autoridades civis e da FAB, homenageando o ilustre mineiro e Pai da Aviação

 

Na noite desta segunda-feira (03/07), aconteceu, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a reunião especial em comemoração aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont. A cerimônia, que foi presidida pelo Deputado Coronel Carlos Henrique Coelho dos Santos, foi uma indicação do Deputado Cristiano Tadeu da Silveira, e contou com a presença do Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, representando o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, do Chefe da Divisão de Ensino do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Coronel Aviador Eric Portilho Bentes, representando o Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar José Henrique Kaipper, do Presidente da Fundação Casa Cabangu, Sandro Vilela Damasceno, além de autoridades estaduais, da cidade de Santos Dumont (MG), e de integrantes do efetivo da Força Aérea Brasileira (FAB).

Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho do ano de 1873, na Fazenda Cabangu, localizada na cidade que, desde o ano de 1932, leva o seu nome. A fazenda, onde hoje também funciona um museu, está sob tutela do Comando da Aeronáutica (COMAER), por intermédio da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Em seu discurso, durante a solenidade, o Brigadeiro Daniel destacou o orgulho que Santos Dumont, por meio de sua vida, suas obras e seus valores, deixaram para todo o povo brasileiro, sendo ele, um dos mais ilustres filhos do estado mineiro. “Santos Dumont foi um dileto brasileiro, um gênio do seu tempo, dotado de um QI muito acima da média e com uma visão que o diferenciava e o diferencia até hoje. O sonho de Santos Dumont ainda se faz presente. Nós temos uma Força Aérea que mantém a soberania do espaço aéreo brasileiro e que não existiria se não fosse Santos Dumont. A vida e as obras de Santos Dumont são de conhecimento mundial, mas gostaria de destacar valores como patriotismo, profissionalismo, comprometimento, determinação, integridade, resiliência e, talvez, o principal motivador: o sonho. Que possamos nos inspirar nesse legado para construirmos um país maior, melhor e muito mais digno do que aquilo que todos nós sonhamos e desejamos”, disse o Comandante da EPCAR.

O Deputado Coronel Henrique presidiu a reunião especial, na ocasião onde também representou o Presidente da ALMG, Deputado Tadeu Martins Leite. No encerramento do evento, que também contou com o canto do Hino Nacional Brasileiro, e pela entrega de uma placa comemorativa ao Presidente da Fundação Casa Cabangu, o deputado destacou a importância de reviver e cultuar a memória desse herói, realizando, na sequência, a leitura da mensagem oficial, do Presidente da Assembleia, alusiva à data. “Este grande mineiro, de espírito audaz e empreendedor, mesmo depois de um século e meio do seu nascimento, continua a inspirar pessoas de todo o mundo. E sabemos que o seu legado abrange não só belas palavras, mas também inúmeros feitos extraordinários nos campos da ciência, da engenharia e da aeronáutica. Em nome do parlamento mineiro, no sesquicentenário do nascimento desse genial criador e grande humanista, prestamos esta sincera homenagem a memória de Alberto de Santos Dumont, motivo de orgulho e inspiração para todos os mineiros”, finalizou.

Após o encerramento protocolar da reunião especial, todos os presentes acompanharam a apresentação musical do sandumonense Fabrício Andrade, que interpretou a música “O sonho de voar”, de sua autoria e de Chafic Lays, escrita em 2006 e que homenageia o Pai da Aviação e a cidade de Santos Dumont.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Seção de Comunicação Social, CIAAR
 
 

 

Fim do conteúdo da página