Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Cônsul de Portugal visita as instalações da EPCAR
Início do conteúdo da página

Cônsul foi recebido pelo Comandante da EPCAR e, acompanhado pela família e por sua comitiva, conheceu as instalações da Nascente do Poder Aéreo


Na manhã do último sábado (29/06), o Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, recebeu em visita o Cônsul português Rui Nuno Oliveira de Almeida, acompanhado por sua esposa e integrantes da comitiva, em especial, aos pertencentes à Câmara Portuguesa de Minas Gerais, instituição que tem como missão fomentar negócios entre o estado de Minas Gerais e Portugal. Os visitantes conheceram as instalações e ficaram conhecendo a atuação da Escola nestes 70 anos de existência.

A comitiva portuguesa esteve na cidade para o cumprimento de uma série de eventos oficiais, entre eles, na Câmara Municipal de Barbacena, onde o Cônsul foi condecorado com a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo. Na oportunidade, o mesmo interessou-se pela possibilidade em concretizar a visita à Nascente do Poder Aéreo, proposta por um ex-aluno da turma de 1972 da EPCAR, Cláudio Luciano Valença Motta e que atualmente ocupa o cargo de diretor jurídico e relações internacionais da Câmara Portuguesa de Comércio do Brasil em Minas Gerais. Emocionado ao falar sobre os tempos de aluno, o mesmo ratificou a importância da Escola para a Força Aérea, para Barbacena e para os alunos que aqui estudam. “Estive aqui nos 70 anos da Escola, representando a Câmara Portuguesa e manifestei ao Comando o interesse de que o Cônsul conhecesse a Escola, neste fato que é inédito para a cidade, ao receber uma visita oficial de um consulado. É um momento único e uma emoção indescritível! Não consigo encontrar palavras para expressar, mas vejo que a Escola não mudou, ela continua com as mesmas emoções, com a mesma beleza e com a mesma magnitude que sempre foi. O que muda são pessoas e a Escola é eterna na vida de cada um que por aqui tenha passado”, concluiu, com lágrimas nos olhos.

“Estamos contentes em receber o Cônsul de Portugal aqui na EPCAR, onde tivemos a oportunidade de mostrar o trabalho realizado pela Escola e interagir com autoridades que podem ampliar esta visão sobre o trabalho de formação e educação que é realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB)”, afirmou o Brigadeiro Bellintani, no momento em que se despedia da comitiva e ratificava a importância para a instituição em manter contato com organizações e autoridades que poderão contribuir com parceria para o engrandecimento de ambas as instituições. O Comandante da EPCAR também presentou os visitantes com exemplares do livro “Nom Multa Sed Multum: entre montanhas e o céu de anil”, lançado nas comemorações dos 70 anos da Escola.

A comitiva percorreu as principais instalações da EPCAR, desde o Salão Nobre da Escola à recente inaugurada sala histórica, fazendo um “tour” pelo interior da unidade e conhecendo também as instalações esportivas. O Cônsul Rui Nuno ficou impressionado com a atuação da escola na preparação do futuro cadete e também com a amplitude das instalações disponíveis. “Em Portugal, temos uma escola militar que tem objetivos semelhantes. Fiquei surpreendido pelas instalações que são belíssimas e pela dimensão deste conjunto, deste campus, que é muito grande e que parece, além das instalações, possuir ótimas condições para formar futuros cadetes”, finalizou.

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Revisão: Brig Bellintani
Fotos: Sgt Domingos

 

 

 

Fim do conteúdo da página