Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Esquadrão Phoenix presta compromisso ao Código de Honra
Início do conteúdo da página

Componentes do esquadrão assinaram o livro e ratificaram o compromisso

Na última sexta-feira (19/10), os alunos do Esquadrão Phoenix, comandados pelo Capitão Aviador Leonardo Vínicius Petersen, prestaram o compromisso ao Código de Honra. A cerimônia ocorreu na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e foi presidida pelo Coronel Aviador Mauro Bellintani, Comandante da Escola. A solenidade contou com a presença de professores civis e militares, além de convidados e familiares dos militares do 1º ano.

O ponto máximo do evento ocorreu com a assinatura do livro, ato oficial que os alunos realizam, deixando registrado no livro da Comissão do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (CPFV) o compromisso com o código de honra. Também foram apresentados os novos membros do Conselho. Assinaram o livro, o Coronel Bellintani, o professor decano José Antônio de Oliveira Pinto, o Presidente do Conselho de Honra, aluno Luccas Valle de Lima, do 3° ano, e o primeiro colocado do Esquadrão Phoenix, aluno Samuel Castilho da Silva, que comentou sobre a responsabilidade do ato que participaram. “A formatura e a possibilidade de poder assinar o livro me fez lembrar de toda uma trajetória para chegar até ali. Minha e do esquadrão Phoenix. Acredito que os sentimentos que definem este momento são honra e gratidão. Honra por jurar os valores que são a base que sustentam e diferenciam a EPCAR e gratidão, a todos que me apoiaram e ajudaram a chegar onde cheguei,concluiu.

Para o Capitão Petersen, este momento é de muita significância para a vida pessoal e profissional dos alunos e deve ser sempre lembrado por eles, em todos os momentos da carreira. “O juramento ao Código de Honra simboliza o compromisso do aluno com a Escola e com toda a sociedade. Nesse sentido, o seu cumprimento passa a ser um dever, pois as virtudes apontadas pelo Código de Honra são, no mais alto grau, o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem”, afirmou o Comandante do Esquadrão.

Encerrando a formatura, a tropa comandada pelo Tenente Coronel Aviador Gleison Antonio Somensi, Comandante do Corpo de Alunos da EPCAR, desfilou em continência ao Comandante da Unidade.

CÓDIGO DE HONRA

A partir do momento que o bradam, os alunos passam a ter o dever de agir com conduta ilibada, sendo responsáveis por manterem o mais elevado senso de comprometimento com os preceitos definidos por esse código.

O momento é único e deixa marcas na vida de todos que por aqui passam. São valores a serem praticados por todos os cidadãos, pois, não há como credibilizar atitudes que se manifestem sem honestidade, verdade e justiça.

A Comissão do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores - CPFV - tem como inspiração a estrutura do código de honra da academia militar de West Point (EUA) e é pautado em três valores fundamentais: “aprender para liderar”, “servir por ideal” e “dignidade acima de tudo”. Estas três expressões tem como objetivo resumir e edificar em curtas frases os valores defendidos pelo Estatuto dos Militares, tornando óbvio ao efetivo a inspiração de uma postura que venha a contribuir no processo de formação.


Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Domingos e Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos

 

Fim do conteúdo da página