Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Avisos
Início do conteúdo da página

     Nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro de 2024, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) deu início ao Primeiro Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do ano de 2024 (CAP 1-2024). O Comandante da Universidade da Força Aérea (UNIFA), Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira presidiu a cerimônia, acompanhado do Coronel Aviador Agnaldo dos Santos, Comandante da EAOAR e da Suboficial SEF Adriana de Oliveira Pinheiro Garrido, Graduada-Master da Guarnição Aeronáutica dos Afonsos.

  

    

     Na Solenidade, a turma recebeu as bênçãos por meio das palavras do Tenente Coronel Capelão Figueiredo. Os Chefes de Setores e os Instrutores da Escola foram apresentados aos Oficiais-Alunos e, na sequência, cada um dos discentes realizou a sua apresentação ao Comandante da UNIFA. 

     A turma é composta por 116 Oficiais da Força Aérea Brasileira e 1 Oficial de Nação Amiga oriundo do Senegal. Durante o CAP 1-2024 os alunos receberão conhecimentos sobre Liderança Organizacional, Comunicação Interpessoal, Gestão e Governança no COMAER, Técnicas de Estudo e Pesquisa, Ética Profissional Militar e Emprego das Forças Armadas. 

 

    A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) deu início na segunda-feira (14 de fevereiro) às atividades da primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais de 2022, composta por 93 oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) de todos os quadros e 3 Oficiais das Nações Amigas dos países Suriname, Paraguai e República Dominicana.

 

 

 

  

   O Comandante da EAOAR, Coronel Aviador Gleison Antônio Somensi, durante seu briefing aos novos oficiais alunos, destacou a importância de estabelecer metas máximas para alcançar o desempenho que se espera de um Oficial. Ressaltou também que a equipe do Casarão do Saber está ombreada com seus alunos na busca do sucesso de cada um durante esse importante passo a ser dado na carreira.

 

 

     O Curso de Aperfeiçoamento (CAP) promove o desenvolvimento de competências relacionadas à liderança, ao trabalho em equipe, à comunicação oral e à pesquisa científica. O CAP constitui-se, também, como uma especialização lato sensu, designado como Master in Business Administration (MBA) em Liderança com Ênfase em Gestão no COMAER.

     Nos últimos anos, a EAOAR vem incorporando metodologias ativas de aprendizagem – como a sala de aula invertida (SAI), action learning e problem based learning (PBL) - (Aprendizagem pela Ação e Aprendizagem Baseada em Problemas), além de utilizar ferramentas tecnológicas de auxílio à instrução (tablets, smartphones, aplicativos, etc.), promovendo um ensino híbrido, relevante, atualizado e conectado à educação continuada, progressiva e cumulativa do COMAER.

 

 

    O curso é desenvolvido em 1 ano e três meses, estruturado em três módulos, sendo os dois primeiros realizados na modalidade ensino a distância (EAD) e o terceiro na modalidade presencial. Desta forma, visa a capacitar Oficiais intermediários e superiores, desenvolvendo competências específicas para o desempenho de funções administrativas, de assessoramento e operacionais a fim de que os aperfeiçoados ocupem cargos e desempenhem funções nos diferentes segmentos da FAB. Neste ano de 2022, serão realizados três Cursos Presenciais, com vistas a atender as demandas do Comando da Aeronáutica.

No dia 30 de novembro, foi realizada, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR), a XVI Reunião da Ordem da Cátedra. O objetivo do evento foi valorizar a dedicação de militares e civis que exerceram a função de instrutores na EAOAR, e os que, reconhecidamente, prestaram relevantes serviços à referida Instituição de Ensino.

A Ordem da Cátedra é composta pelos cavaleiros e damas da Ordem, que são os instrutores do “Casarão do Saber”. Também conta, em seus quadros, com os cavaleiros e damas honorárias, aqueles militares e civis que colaboraram decisivamente para a consecução dos objetivos da escola sem pertencerem a seu quadro de instrutores e orientadores dos cursos de aperfeiçoamento (CAP).

As reuniões vislumbram manter os cavaleiros e damas em contato com o efetivo atual da EAOAR, cultivando, desta forma, o espírito empreendedor e abnegado daqueles que legaram à FAB o centro de excelência que é a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica. Na reunião ocorreu a ordenação a cavaleiros e damas ordinários os seguintes instrutores:

Cel Av Gleison Antônio Somensi, Maj Av Pedro Nolasco Duarte, Maj Av David Fernando Landenberger, Maj Int Bruno Bitencourt Carvalho de Oliveira, Maj Eng Israel Cordeiro dos Santos Rocha, Maj Dent Isabel Corrêa da Costa Mileski, Maj Int Thaís de Jesus Pires de Souza.

Ocorreu a ordenação a cavaleiros e damas honorários:

Maj Brig Ar David Almeida Alcoforado, Maj Brig Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, Brig do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior, Cel Int Alex Franklin Pontes Silva, Cel Méd Luci Alcione Apocalypse da Cunha, Drª Karina Ragazzo Oliani, 1º Ten Ped Tatisa de Almeida de Matos, 1º Ten Ped Carla da Silva Batista Pereira, 1º Ten Pse Ana Carla Lima Ribeiro, 1 º Ten Ped Liliane de Moura Oliveira, 2º Ten Ped Vania Cesar Lima Passos, 2º Ten Ped Ana Paula Dias, 2º Ten Ped Patricia Ferreira Campos, 2º Ten Ped Laise Helena Nóbrega Barreto, 2º Ten Ped Mariana Silva Bezerra, Servidora Vitória-Régia Pinheiro Victor de Araújo.

Durante o evento, o Comandante da EAOAR e Grão-Mestre da Ordem da Cátedra, Cel Av Gleison Antônio Somensi, apresentou o panorama atual do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e destacou que No ensino militar, nos cursos de carreira, máquinas avançadas e tecnologia de ponta ainda não substituíram a figura do instrutor. Teremos tão melhores resultados com os processos do ensino militar, quanto melhores, mais vocacionados, motivados e qualificados forem os instrutores. O caminho para o sucesso passa pelo instrutor, não há atalhos.”, finaliza.

A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EAOAR), localizada no Campo dos Afonsos (RJ), realizou no dia 03 de setembro, a cerimônia militar alusiva ao seu 74º aniversário. A solenidade foi presidida pelo Comandante Interino da Universidade da Força Aérea, Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior.

 

 

 

O Comandante do Casarão do Saber, Coronel Aviador Gleison Antônio Somensi, iniciou o evento homenageando os Destaques Profissionais do ano de 2021. A 1º Sargento SAD Aline de Mota Iraçabal Marques e o S1 SAD Lucas de Almeida Romano foram eleitos Graduada e Praça padrão, respectivamente.

 

 

 

Durante a cerimônia, ocorreu a Imposição da Medalha Medalha Militar por Tempo de Serviço. Para a Primeiro-Sargento SAD Aline da Mota Iraçabal Marques o dia de hoje é um momento ímpar: “Gratidão e orgulho são sentimentos que definem minha jornada de 19 anos na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica. O reconhecimento profissional foi ratificado pelo recebimento da Medalha Mérito Santos Dumont em cerimônia especial e pela escolha do Graduado padrão do ano de 2021. Valioso é o momento de júbilo, no qual conto com a égide de uma equipe sem igual, que comumente apelido de família Casarão”, ressaltou.

 

 

 

     O Major Aviador Hélio Gonçalves Sousa Neto, um dos agraciados com a Medalha Militar de Prata, agradeceu todo o apoio dado pela Força Aérea em sua carreira: “Entrei na Aeronáutica em fevereiro de 2001. É marcante tudo o que eu passei em minha vida, em especial, como a Força Aérea contribuiu para o meu crescimento profissional. Hoje estou na EAOAR celebrando esse momento especial diante dos meus colegas de profissão, amigos e chefes. Só tenho a agradecer a Deus e a minha família!”, afirmou.

 

 

 

Por fim, o Comandante do Casarão do Saber, Coronel Aviador Gleison Antônio Somensi, ressaltou a importância da data. “Nossos antecessores construíram a Força Aérea com a qual a Nação sempre pode contar nos momentos mais difíceis. Sigamos, portanto, inspirados pelas tradições do passado, rumo aos próximos capítulos dessa vitoriosa história”, disse.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

    A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica realizou, nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2022, a II Capacitação Psicopedagógica, com o objetivo de capacitar e qualificar seus instrutores, visando ao aperfeiçoamento das práticas de ensino para o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAP).

 

 

 

    Sobre o assunto, foram apresentados, por meio de palestras e de dinâmicas, conteúdos com os temas “Motivação e aprendizagem”, “Ensino com ênfase em desenvolvimento de equipes” e “Confecção de itens de provas e de plano de aula”.

 

 

 

    Participaram do evento o Comandante da EAOAR, Coronel Aviador Gleison Antônio Somensi, os Coordenadores de Disciplina, os Oficiais Instrutores, e as Oficiais Pedagogas, Psicóloga e Bibliotecária.

 

 

 

    A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) deu início, no dia 13 de setembro, no Rio de Janeiro (RJ), às atividades do Segundo Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais de 2021 (CAP 2/2021),com 107 Oficiais-Alunos. A fase presencial somará mais 13 semanas à formação dos futuros líderes da Força Aérea Brasileira (FAB), com foco no desenvolvimento de competências relacionadas à liderança e ao emprego das Forças Armadas.

    O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAP) tem por finalidade desenvolver nos militares do Comando da Aeronáutica as capacidades de gestão, de assessoramento e de liderança relacionadas às questões de natureza administrativa e operacional, habilitando os mesmos a lidar com os desafios atuais e futuros dentro da Força.

    O Comandante da EAOAR, Coronel Aviador Gleison Antônio Somensi, destacou a importância desta fase final do Curso de Aperfeiçoamento: a parceria que a Escola estabelece com os Alunos tem por objetivo dar a eles a oportunidade de aproveitarem ao máximo a fase presencial. "Não estabeleçam metas mínimas; ao contrário, estabeleçam objetivos acima do exigido. Ao final, terão a certeza do dever cumprido. Tendo sido bons alunos, serão, com certeza, líderes para a Força Aérea.”

 

 

 

           A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR), localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou, na sexta-feira, dia 30 de julho, a diplomação da primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (CAP 1/2021), no campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA).

            A cerimônia militar foi presidida pelo Sr. Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP), Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, e contou com a presença do Sr. Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Rezende Mrad; do Sr. Comandante da UNIFA, Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior; e do Comandante da EAOAR, Coronel Aviador Gleison Antônio Somensi.

           A turma Abaquar é composta por 138 oficiais, incluindo três de nações amigas: da Guatemala, do Panamá e da República Dominicana. “Nesse Curso de Aperfeiçoamento a Força Aérea os encorajou, os impulsionou a continuarem seu voo com as asas que protegem o país. Assim, neste momento final, a escola lhes dá mais um impulso: tenham coragem para defender o ideal que nos une, mantendo a honestidade de propósitos em tudo o que fizerem, seja como líderes ou liderados”, ressaltou o Comandante do Casarão do Saber, Coronel Aviador Gleison.

O Capitão Aviador Gieser Augusto Rauber Duarte, destacou-se como primeiro colocado do CAP 1/2021, recebendo das mãos do Major-Brigadeiro Reis o certificado e a “Medalha Eduardo Gomes Aplicação e Estudo”, destinada a premiar Oficiais e Praças com destaque acadêmico.

Para o Major-Brigadeiro do Ar Reis, a Força Aérea possibilita momentos de reencontros constantes: “É uma felicidade muito especial para mim estar aqui nessa cerimônia, como Comandante do COMGEP. O curso da EAOAR nos dá um diferencial de conhecimento em gestão e liderança, que me deixou renovado em minha época. Acredito que para os senhores e senhoras será o mesmo, dessa vez mais atualizado. Em nome do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, cumprimento-os pela vitória, pela conquista e, acima de tudo, pelo esforço de cada um. Façam sempre a escolha do caminho do bem. Desejo sucesso, foi um prazer enorme reencontrá-los!”, afirmou.

Marcou ainda mais o momento, a mensagem enviada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior aos oficiais-alunos do CAP com o texto Liderança, escrito em 1917 pelo instrutor norte-americano Major C. A. Bach. Nele é descrita a arte de liderar: “(…) Somente no serviço militar, onde homens sacrificam livremente suas vidas por um ideal, onde anseiam sofrer e morrer pelo direito ou pela prevenção de um grande mal, é que se pode realizar a liderança em seu sentido mais desinteressado e exaltado. Por isso, quando falo em liderança, refiro-me à liderança militar. (…) A arte de comandar é uma composição de um certo número de qualidades. Entre as mais importantes, eu vos aportaríeis: autoconfiança, ascendência moral, espírito de sacrifício, paternalismo, lealdade, iniciativa, decisão, dignidade e coragem”.

Ainda na mensagem enviada para cada formando, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior acrescentou: “Tenho certeza de que a jornada não foi fácil, mas posso assegurar que os conhecimentos passados pelos instrutores do Casarão do Saber serão muito úteis nesta fase que agora se inicia. Posso dizer isso por experiência própria, uma vez que tenho o meu CAP, há exatos trinta anos, como um divisor de águas, não só em minha carreira, mas também em minha conduta de vida, entre outros aspectos, pelos ensinamentos relacionados à liderança”.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página