Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

 

 

 COMANDO DA AERONÁUTICA

UNIVERSIDADE DA FORÇA AÉREA

ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DA AERONÁUTICA

 CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS DA AERONÁUTICA

 TURMA 2024

 

 

Estimados Alunos,

 

   Em breve os Senhores(as) iniciarão uma importante etapa nas suas carreiras: a realização do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.

   Será uma jornada curta e intensa, rica de aprendizados e muito desafiadora.

   Vocês terão contato com modernos conceitos e ferramentas de gestão de projetos e processos, além de serem chamados a realizar uma reflexão sobre valores éticos e da vida militar

   Desenvolverão suas capacidades de liderança e de trabalho em equipe, reviverão o convívio com os companheiros de turma e terão a chance de estabelecer novas amizades. Aproveitem essa oportunidade!

   O espírito de cooperação desenvolvido ao longo de suas carreiras, aliado à dedicação individual, será a fórmula do sucesso nessa nova empreitada. Dediquem-se ao máximo, deem seu melhor!

   Ao final, terão a certeza do dever cumprido e a recompensa pelo esforço realizado.

   Este Comando e todo o efetivo da EAOAR estão à disposição. Essa é a nossa missão! Vocês são companheiros de farda e nossos alunos, com quem esperamos passar ensinamentos e trocar experiências, em uma relação de respeito, em prol do objetivo que compartilhamos: o seu sucesso no curso, na carreira e na vida.

   Todos os dedicados instrutores da Ordem da Cátedra esperam por vocês.

   Bem-vindos ao Casarão do Saber!

 

AGNALDO DOS SANTOS Cel Av

                                               Comandante da EAOAR

 

 

 

CORPO DE ALUNOS

 

   Caros Oficiais-alunos, de acordo com o BCA nº 014, de 20 JAN 2023 e alterações, todos os senhores e senhoras receberam a Ordem de Matrícula para o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (CAP), Turma 2024, em três módulos sequenciais e ininterruptos, planejados do seguinte modo: a) Módulos I e II, na modalidade de Ensino a Distância (EAD), de 27 FEV a 01 DEZ de 2023; e c) Módulo III, na modalidade presencial, distribuído em três turmas: CAP 1, de 19 FEV a 20 MAIO 2024; CAP 2, de XX de JUN a 02 SET 2024; e CAP 3, de 16 SET a 16 DEZ 2024.

 

   Os módulos I e II (EAD) do CAP serão realizados por toda a turma simultaneamente. No Módulo I, todos os alunos participarão do Programa de Capacitação em Gestão de Projetos e Processo, que ficará a cargo da Fundação Getúlio Vargas.

   No Módulo II, serão apresentados os conteúdos relacionados à Liderança Organizacional, Emprego das Forças Armadas, Ética Profissional Militar, Comunicação Interpessoal, Governança e Gestão no COMAER, que serão trabalhados de maneira prática, com metodologias ativas de aprendizagem, no módulo seguinte. Já o Módulo III (presencial) será realizado no ano seguinte, com duração de 13 semanas, nos períodos e divisões de turmas previamente estabelecidos pela Diretoria de Ensino (DIRENS), em conformidade com a publicação em Boletim do Comando da Aeronáutica (BCA) anteriormente mencionada.

 

   Em função disso, várias medidas administrativas devem ser tomadas pela EAOAR para o início do curso. Nesse sentido, é necessário que todos os alunos que receberam a Ordem de Matrícula para o CAP 2024:

 

1 –  Cadastrem-se no SIGECAP, por meio do endereço: http://sigecap.eaoar.intraer:8080/EAOAluno/ (Acesso exclusivo pela Intraer).  Ao acessarem este endereço deverão digitar o CPF, a senha que desejará utilizar e clicar no botão “novo cadastro”, é importante que guardem a senha cadastrada para que possam acessar o sistema futuramente. O objetivo desse cadastro é permitir que a EAOAR possa obter os dados necessários para a preparação administrativa dos três Módulos do CAP. Inicialmente, servirá para a realização do cadastro inicial do(a)s militares. O prazo para preenchimento é o dia 24 DE FEVEREIRO DE 2023, até às 23:59h, para que os dados coletados possam ser revisados e processados pelo Corpo de Alunos da EAOAR.

2 - Até o dia 20 DE FEVEREIRO DE 2023, você receberá um e-mail com as instruções para efetuar o cadastro definitivo no AVA da FGV, que é a instituição responsável pelo Módulo I do CAP.

   Para o início do Módulo II, você receberá um novo e-mail, em tempo hábil, para acesso ao AVA do IEAD, mantenha sua caixa do Zimbra disponível. A correta observância, no preenchimento dos dados registrados, será de suma importância para que não ocorra atraso na inscrição no AVA da FGV e do IEAD. Obs.: No AVA do IEAD, carregue uma foto de 7ºB, a mesma foto do Portal do Militar.

3 - É necessário que o seu primeiro acesso ao AVA do Módulo I ocorra até às 12h do dia 27 DE FEVEREIRO DE 2023. Tal procedimento será considerado como a apresentação para o CAP 2024, a partir do qual será publicada a matrícula do Oficial-aluno em BCA. A não realização do login do oficial-aluno no AVA até a data limite será considerada como a não apresentação do militar para o CAP 2024 e a Diretoria de Ensino será oficialmente informada, ficando o militar impedido de realizar o Curso.

 

4 - Após realizar o acesso aos AVA, tanto da FGV quanto do IEAD, fique bastante atento aos prazos e demais orientações e solicitações de cada uma das plataformas, já que elas são independentes, ou seja, não compartilham informações cadastrais ou acadêmicas entre elas. Semanalmente, a EAOAR receberá relatórios sobre a participação, ou não, dos Oficiais-alunos. Caso seja constatado que alguém não esteja cumprindo os requisitos estabelecidos para os Módulos I e II, a EAOAR emitirá documento notificando o Comandante ou a Chefia Imediata do militar sobre as faltas do discente. Vale ressaltar, que as faltas às atividades avaliativas implicarão no encaminhamento dos fatos para apreciação da Divisão de Ensino da EAOAR.

5 – Por fim, ressalto a importância no preenchimento dos dados solicitados no questionário, pois será fundamental para que a EAOAR possa elaborar as relações que embasam o processamento administrativo do CAP e manter um canal de comunicação (e-mail e telefones válidos, pessoal ou funcional) com o Corpo de Alunos. Portanto, atente para os dados que o(a) senhor(a) reportará nos diferentes campos do formulário, prestando bastante atenção às minúcias, como letras e sinais gráficos ou acentos dos seus nomes, pois isso poderá refletir nos Certificado e Histórico Escolar, os quais serão emitidos ao final do Curso.

Qualquer dúvida no preenchimento dos questionários, necessidade de correção de dados ou outras solicitações, entre em contato com o Corpo de Alunos da EAOAR nos telefones (21) 2157-2591 (das 08h às 16h), ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

   Desejamos um excelente início de Curso!

 

   Sucesso!

 

DIVISÃO DE ENSINO

   Caro aluno,

   Os cursos de pós-formação da Força Aérea Brasileira, sob a responsabilidade da UNIFA, ao se adequarem ao Programa de Reestruturação da Força Aérea Brasileira, sofreram mudanças consideráveis. Por essa razão, a reestruturação curricular buscou capacitar os concluintes do CAP a participarem do aperfeiçoamento dos processos, da adequação das estruturas e da otimização da organização administrativa e operacional do COMAER, modelando a Força Aérea do futuro, a fim de que a missão da FAB seja cumprida com maior eficiência, eficácia e efetividade.

   Um dos pilares da reestruturação foi o empoderamento dos profissionais da Força por meio do desenvolvimento e da capacitação para o desempenho de suas funções, garantindo-lhes as condições técnicas e a autonomia necessárias para a execução dos projetos em evolução. Em decorrência disso, dentro do caminho de ensino continuado disponível para os nossos militares, o CAP não é um curso voltado para a formação, para o ensinar a fazer, mas para a transformação da mentalidade. Como uma pós-graduação, seu objetivo maior é aguçar a capacidade crítica e transformar o modo de pensar e decidir. Em todas as disciplinas, destaca-se o foco em moldar a mentalidade do militar como líder e gestor público, fornecendo-lhe conceitos e ferramentas para efetivamente realizar mudanças organizacionais significativas e efetivas, melhorando a sua capacidade de liderar pessoas e construir equipes sinérgicas e de alto desempenho.

   A multidisciplinaridade do currículo permeará diferentes temáticas do campo militar e de gestão, trazendo os princípios mais atuais no campo da liderança, as principais doutrinas das Forças Armadas, planejamento estratégico, estrutura organizacional, gestão de processos, projetos e indicadores. Além disso, a riqueza da convivência entre as diferentes especialidades e expertises possibilitará a natural troca de experiências e conhecimentos empíricos da Força, cujo produto servirá de substrato para a significação do aprendizado em sala de aula. Em suma, o CAP se configura uma oportunidade de profunda reflexão da sua carreira e de ressignificação pessoal e profissional.

O CURRÍCULO

   O conhecimento é essencial para a transformação. Por isso, foi preparado para o Capitão da Força Aérea Brasileira um programa de educação multidisciplinar, voltado para replicar as situações vivenciadas, enquanto líder, no dia a dia da Gestão Pública, como oportunidade de debater novas abordagens, a fim de reduzir a burocracia e colaborar com a reestruturação da FAB, por meio de uma metodologia de ensino compatível com o perfil profissional esperado do Oficial ao término do Curso.

   O currículo do CAP, seguindo a concepção estabelecida pela DIRENS, visa a preparar os oficiais para lidarem com novas realidades e, para tanto, serem submetidos a oportunidades diferenciadoras de aprendizagem e de aprimoramento de competências. Para não provocar graves lacunas na carreira e para permitir aos profissionais da Força Aérea se capacitarem com flexibilidade, o CAP foi planejado com um módulo Presencial e dois em Ensino a Distância – EAD.

   Ao final do Curso, o aluno receberá o diploma de conclusão do CAP e o certificado de pós-graduação, denominado Master Business Administration (MBA) em Liderança com ênfase em Gestão no COMAER, estando preparado para conduzir equipes nos esforços de reorganização, padronização e melhoria dos processos e projetos nas áreas administrativa e operacional da FAB, utilizando instrumentos, modelos e metodologias que sirvam de referência na gestão pública.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS

   O estudo a distância exige muita disciplina e organização. O curso foi concebido de modo que o Oficial-aluno dedique 2 horas de estudo diariamente, considerando a carga horária total do Curso. Uma vez iniciados os seus estudos, faça o possível para manter um ritmo constante, segundo uma agenda previamente elaborada. Na educação a distância, é o aluno que deve gerenciar o processo de aprendizagem.

   Cada pessoa tem um ritmo e formas particulares de aprender, sendo que a interação mediada pelo tutor terá sempre como objetivo final o aprendizado significativo. Procure manter uma comunicação constante com seu tutor, com o intuito de tirar dúvidas sobre o conteúdo e trocar informações, experiências e outras questões pertinentes. Explore ao máximo as ferramentas de comunicação disponíveis (e-mail, fórum de discussão, chat). Elabore uma agenda semanal de estudos, considerando as atividades de cada módulo e prevendo o tempo a ser dedicado.

ORIENTAÇÕES GERAIS

   É obrigatória a leitura do ICA 37-852 (Projeto Pedagógico de Curso para o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais Da Aeronáutica) e da ICA 37-847 (Normas Reguladoras para os Cursos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica). Estes documentos estão disponíveis na página da EAOAR, na Intraer, no link “Documentos de Ensino”.

   Mais uma vez, seja bem-vindo!

ORIENTAÇÕES PARA ACESSO AO CEAD

   Olá, Oficiais-Alunos (as) da Turma CAP 2024!
   Bem-vindos (as) ao Módulo II do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (CAP)!


   Este Módulo, realizado na modalidade a distância, foi desenvolvido pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) em parceria com o Instituto de Educação a Distância (IEAD), para o seu desenvolvimento nas disciplinas de: Comunicação Interpessoal, Liderança Organizacional, Gestão e Governança no COMAER, Emprego das Forças Armadas e Ética Profissional Militar.

O curso deverá ser acessado, a partir do dia 31/07/2023, através dos seguintes links:
Internet – https://ensino2.fab.mil.br/ead/
Intraer – https://www.ead.intraer/ (clica em espaço educ@er)

Para esse acesso, você deverá utilizar o seu login e senha do Portal do Militar:
Login – seu CPF.
Senha – a mesma do Portal do Militar.

   No primeiro acesso, você deverá imediatamente editar a sua foto na plataforma, conforme o tutorial que estará disponível na semana de ambientação.

   Não deixe, também, de conferir o Guia do Aluno, lá estão contidas todas as informações que você irá necessitar para fazer um bom proveito do seu Curso.
  Dedicação, disciplina e comprometimento são atributos imprescindíveis para um bom aproveitamento dos conteúdos. Vale ressaltar, que os assuntos deste módulo serão abordados no nível de conhecimento, e a nota final será definida pela média das notas obtidas nas disciplinas, conforme o Projeto Pedagógico de Curso do CAP (ICA 37-852).
 
   É um prazer tê-los a bordo neste Curso!

Desejamos muitas felicidades e sucesso nessa nova etapa!
 
 
SEÇÃO ADMINISTRATIVA
 
   Companheiro(a),
   Quando da sua chegada à UNIFA para o módulo presencial, dirija-se à PORTARIA DA EAOAR, onde estaremos com nossa equipe para recebê-lo (a) e alojá-lo (a).
   Os militares terão armários para facilitar a troca de trajes, sob gestão da EAOAR, ou alojamento para residentes, sob gestão da BAAF. Deverão, para isso, fazer constar suas necessidades no link do questionário enviado pelo Corpo de Alunos previamente preenchido.
   Colocamo-nos à sua disposição nos seguintes telefones:
COMANDANTE: (21) 2157-2590 / 2157-2581 / 3871 (RTCAER)
CORPO DE ALUNOS: (21) 2157-2591
PORTARIA DA EAOAR: (21) 2157-2641
SEÇÃO ADMINISTRATIVA: (21) 2157-2618
DIVISÃO DE ENSINO: (21) 2157-2640 / 2157-2616
ENDEREÇO DA EAOAR: Av. Marechal Fontenelle, 800 - CEP 21740-002 - Campo dos Afonsos - Rio de Janeiro – RJ
Para maiores informações, navegue pelos demais links na página da EAOAR.
Reiteramos a satisfação de tê-lo(a) em nossa companhia.
Sucesso!
MARÇO 24
 
Fim do conteúdo da página