Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Carta aos Beneficiários
Início do conteúdo da página

Prezado Beneficiário,

A conjuntura econômica enfrentada pelo país traz enormes dificuldades, a CFIAe tem redobrado seus esforços na superação dos desafios que se apresentam, mantendo o foco na obtenção das melhores condições possíveis para a consecução da casa própria de seus beneficiários, militares e civis do Comando da Aeronáutica.
Para que os nossos empreendimentos possam ser viabilizados e construídos, diversas etapas precisam ser vencidas, desde o momento em que se identifica um local onde o nosso beneficiário gostaria de residir, até a entrega final de sua unidade habitacional.
Uma das fases mais importantes é sem dúvida, a obtenção dos recursos financeiros para construção e o consequente financiamento das unidades habitacionais desejadas e adequadas. Numa conjuntura, como a atual, algumas precauções devem ser tomadas por aqueles que desejam adquirir sua moradia.
Assim é que, na medida do possível, é necessária a adoção de providências que levem ao planejamento de gastos, de modo a que se possa, dentro das possibilidades de cada um, reservar uma parcela de remuneração da família para o objetivo maior a ser atingido. Trata-se da prática da chamada Educação Financeira tão apregoada pelos especialistas.
É sempre importante lembrar que, invariavelmente, a melhor opção para a compra de um bem é a opção à vista. Evidentemente, quando isto não é praticável, a conduta deve ser a de financiar o menor valor possível e no menor prazo que puder ser contratado.
Assim, meus prezados beneficiários, é recomendável que o planejamento familiar seja devidamente apreciado.
Atualmente, o Sistema Financeiro da Habitação só permite o financiamento de, no máximo, 80% do valor do imóvel. Exige, portanto, recursos iniciais de, no mínimo 20%, num prazo máximo de 35 anos, dependendo das condições de cada pretendente.
Nos últimos empreendimentos promovidos pela CFIAe, pode-se constatar que, somente 10% dos nossos pretendentes à casa própria, apresentavam condições de terem o seu financiamento habitacional aprovado, quando realizadas as devidas análises pelo Agente Financeiro que fornecerá os recursos para a construção e o consequente financiamento.
A CFIAe está empenhada em mudar este cenário. A chave para isto passa, sem dúvida alguma, pela conscientização do nosso beneficiário. Implante o seu planejamento orçamentário. Esta providência muito contribuirá para que, juntamente com os demais esforços da CFIAe, o êxito pretendido possa ser alcançado - a casa própria. O link Instituição/Educação financeira, apresenta a Cartilha “Educação Financeira para a Vida”, que poderá propiciar importantes subsídios neste assunto. SET 2017

Fim do conteúdo da página