Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Missão

 

“O Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL) é a Organização do Comando da Aeronáutica (COMAER) subordinada à Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) que tem por finalidade realizar estudos e pesquisas no campo pericial, voltados para a Medicina Aeroespacial.

Esta organização, com foco precipuamente pericial, mantém sob controle a saúde física e psíquica do pessoal de voo – civil e militar – de qualquer categoria ou modalidade da aviação, além do militares não aeronavegantes, através da contínua atualização no campo da Medicina Aeroespacial, garantindo total segurança com modernos métodos utilizados.

O que singulariza o CEMAL, responsabilizando-o como fiador da qualidade do processo seletivo, é a tarefa de auditar todas as inspeções de saúde realizadas em outras instâncias periciais do Brasil.

Para tal, conta com todas as especialidades diretamente relacionadas ao processo seletivo, como:Laboratório, Imaginologia, Clínica Médica, Oftalmologia, Ortopedia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Neurologia, Psicologia, Psiquiatria e Odontologia, reunindo profissionais treinados e com elevada experiência pericial, baseadas em equipamentos de refinada tecnologia.

Este Centro ainda possui um acervo de cerca de 320.000 prontuários totalizando oito milhões de documentos referentes às inspeções de saúde dos aero navegantes no país.

Certamente que a integração dessas atividades permite ao Centro de Medicina Aeroespacial a realização de exames em tempo recorde e  eficaz no processo pericial,  medida pela credibilidade de seus pareceres nos meios aeronáuticos nacional e internacional, colocando o Brasil, que hoje é possuidor da segunda maior frota de aviação do mundo, no primeiro lugar em segurança de voo.”

 

Visão

 

Para a consecução da perícia médica militar necessita-se de conhecimento técnico específico, além da capacidade de aplicar corretamente as legislações e os regulamentos. A visão desta OM tem o foco no conhecimento específico e aprimorado diuturnamente, bem como na aplicação desse conhecimento face às exigências das leis, regimentos e editais de seleção. Tudo isso objetiva asseverar o beneficio justo, o tempo adequado para a reabilitação do doente e a incorporação do militar que possua o perfil psicofísico exigido para o cargo ou função.

            Além disso, essa OM singular, partilha de grande responsabilidade civil, qual seja, cuidar da avaliação médico-psicológica inicial e periódica da aviação civil, incluso o controle do trafego aéreo. Visando esse contexto, o CEMAL se insere dentre os elos da segurança de vôo nacional e vem se destacando, principalmente pela evolução da aplicação dos quesitos de análise do perfil psicológico.

 

Valores

 

COMPROMETIMENTO: Engajamento do efetivo com a missão da Unidade proporcionando soluções de alto valor agregado aos usuários;

INOVAÇÃO: Estimular a criatividade através de uma busca constante por implementação de novas ideias e recursos tecnológicos;

QUALIDADE: Gerenciar a execução das atividades através de processos definidos, documentados e controlados;

ÉTICA: Seguir nossos valores e princípios, proporcionando a reciprocidade e fidelidade de nosso efetivo, usuários e inspecionandos;

QUALIFICAÇÃO: Busca frequente pela atualização pessoal e profissional de nosso efetivo; e

EXCELÊNCIA: executar boas práticas de gestão, superando as expectativas de nosso efetivo e inspecionandos.

 

 

Fim do conteúdo da página