Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

  

O Centro de Medicina Aeroespacial é uma Organização existente antes da própria criação do Ministério da Aeronáutica, realizando Inspeções de Saúde iniciais e periódicas de aeronavegantes civis e militares.

Sendo regulamentada em 13 de fevereiro de 1935, a Junta Médica de Aviação Militar foi primeiramente denominada como Departamento Médico da Aviação Militar, sendo subordinado ao Exército Brasileiro e chefiada pelo então Major Médico do Exército Ângelo Godinho dos Santos.

Em 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, houve a fusão de todos os elementos de aviação no País. O Departamento de Aeronáutica Civil, que até então cuidava das inspeções de aeronavegantes civis, foi incorporado ao novo Ministério, passando a ser denominado Departamento de Aviação Civil (DAC); e a partir deste momento, todas as inspeções de saúde dos aeronavegantes civis e militares passaram a ser realizadas unicamente pelo Centro Médico de Aeronáutica dos Afonsos.

Em 1944 passou a ser denominado Departamento de Seleção e Controle. Mais tarde, em virtude da criação da Diretoria de Saúde da Aeronáutica, passou a chamar-se Divisão de Seleção e Controle; e em 1946, em virtude de sua nova estrutura, recebeu a denominação de Instituto de Seleção, Controle e Pesquisa.

Finalmente, em 1971, através do Decreto nº 68.648, o Instituto de Seleção, Controle e Pesquisa recebeu a atual denominação de Centro de Medicina Aeroespacial – CEMAL, permanecendo com esta denominação até os dias atuais.

Desde o ano de 2000, o CEMAL encontra-se instalado na Ilha do Governador, onde passou a ocupar um prédio especialmente construído para abrigá-lo. Órgão central de perícias médicas da Aeronáutica conta com todas as especialidades diretamente relacionadas ao processo pericial, reunindo profissionais treinados e experientes.

O CEMAL representa, pois, um núcleo de excelência em Medicina Pericial, dotado de alta tecnologia e de um saber científico consolidado, excedendo às fronteiras do País.

Cel Médico Geraldo José Rodrigues

Diretor do CEMAL

 

Fim do conteúdo da página