Beneficiários do Projeto Educativo Engrenagem e do Programa Forças no Esporte, da Universidade da Força Aérea, participam de atividade educativa e recreativa durante o período de férias escolares.
No dia 22 de janeiro, monitores e beneficiários dos projetos sociais desenvolvidos na Universidade da Força Aérea (UNIFA) realizaram visita orientada ao Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), localizada em Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
A Fundação, vinculada ao Ministério da Saúde, e próxima a completar 125 anos em 2025, tem por finalidade promover a saúde e o desenvolvimento social e gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico. É considerada a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.
Criada como Instituto Soroterápico Federal, em 1900, teve por destinação principal fabricar soros e vacinas contra a peste bubônica e, pelas mãos do jovem bacteriologista Oswaldo Cruz, o Instituto foi responsável pela reforma sanitária que erradicou a epidemia de peste bubônica e a febre amarela na cidade do Rio de Janeiro.
A Fiocruz tem por missão disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e que contribuam para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira e na dinâmica nacional de inovação.
O Museu da Vida Fiocruz, integrando a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), foi criado em 1999. A COC é um centro dedicado à preservação da memória da Fiocruz e às atividades de divulgação científica, pesquisa, ensino e documentação da história da saúde pública e das ciências biomédicas no Brasil.
O Museu tem no seu entorno uma densa mata urbana com significativa biodiversidade. É constituído por vários espaços, tais como: parque ao ar livre, um castelo, uma pirâmide, uma tenda de teatro, laboratórios, trilhas histórico-ecológicas e salas de exposições. E as atividades desenvolvidas pelos educadores e mediadores são pensadas para todas as idades.
Nesse contexto, o Núcleo do PROFESP UNIFA promoveu a visita como atividade complementar para os beneficiários em período de férias com o objetivo de fomentar conhecimento, recreação e sociabilização. O passeio teve início na estação do trenzinho do Museu que fez um percurso pelos principais pontos de visitação da Fiocruz. Na sequência, o grupo seguiu para o Parque da Ciência e da Pirâmide onde foram apresentados os experimentos de ciência da vida. O roteiro continuou pelo borboletário e no teatro Ciência em Cena, com a apresentação da peça “Fim da Picada”, que tem por foco disseminar conhecimento sobre a dengue e as doenças transmitidas pelo aedes aegypti, finalizando no Castelo Mourisco.
O evento contou com o suporte de oito educadores e monitores da Fiocruz, sob coordenação das servidoras Luciana Sales e Daniela Santos, atuando como orientadores da visita e em apoio à equipe orgânica do PROFESP UNIFA.
Para a logística de consecução da atividade educativa o Grupamento de Apoio dos Afonsos (GAP AF) disponibilizou um ônibus para o traslado do grupo e o serviço de café da manhã e de lanche para monitores e beneficiários.
Para a pedagoga e servidora da Fundação, Luciana Sales, o Museu da Vida tem um papel fundamental de interação com a sociedade. “O Museu da Vida Fiocruz tem em sua missão despertar o interesse e promover o dialogo com o público, por isso consideramos relevantes as presenças de todos”, destacou. E o beneficiário Eliezer Germano de Sá Neto demonstrou seu entusiasmo com o passeio. “Tive muitas experiências novas com as apresentações e exposições na Fiocruz, e pude aprender muito com todas elas!“, afirmou.
Assim, essa ação pontual desenvolvida com beneficiários de programas de responsabilidade social conduzidos pela UNIFA oportunizam interações educativas, viabilizando o acesso a atividades de formação e fortalecimento do conhecimento e de cidadania das crianças e adolescentes que integram os projetos.
Projeto Educativo Engrenagem
O Engrenagem é um projeto de responsabilidade social desenvolvido pela Universidade da Força Aérea, com o apoio de organizações militares do Comando da Aeronáutica, situadas na Guarnição de Aeronáutica dos Afonsos.
O Projeto tem por objetivo proporcionar atividades e ações voltadas para o desenvolvimento de habilidades e aprendizagens escolares do Ensino Médio essenciais para promover o acompanhamento e a evolução do percurso educacional de alunos da rede pública de ensino.
O Engrenagem traz como proposta complementar contribuir para: ampliar as capacidades e habilidades de letramento; melhorar os resultados de aprendizagem do Ensino Médio; reduzir o abandono e a reprovação escolar e a distorção idade/ano; ampliar o período de permanência e convivência em ambiente escolar; promover a aprendizagem de comportamentos e atitudes colaborativas e propositivas; e aprimorar os valores inerentes ao ser humano e ao exercício da cidadania.
Programa Forças no Esporte
O PROFESP é uma atividade social desenvolvida pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em parceria com os Ministérios da Cultura, da Educação, do Esporte, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e dos Direitos Humanos e Cidadania.
As ações do Programa têm por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiários, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e socialmente inclusivas, realizadas no contra turno escolar, dentro de organizações militares.
Redes Sociais